Curso Presencial
Prosas Musicais: Jogos do Desejo: restauro da canção de Joan de Cornago
Voltar para o início

Programa
A figura misteriosa e ancestral de Joan Cornago (1400 - 1475) está por ora envolta nas águas do esquecimento, embora seja considerado o primeiro compositor ibérico a participar da cena cultural europeia no século XV. Mestre de música habilidoso, de prestígio & fama em vida, construiu sua carreira na esplendorosa capela do Reino de Nápoles sob a coroa de Afonso V, o Magnânimo, rei de Aragão.
Suas canções em espanhol, galego-português e italiano trazem a assinatura de suas belas melodias tecidas em refinado contraponto à maneira da polifonia flamenga. Este concerto traz à luz a obra secular integral de Joan Cornago, inédita ao ouvinte contemporâneo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Talita Lima)
Palestrantes

Fernanda Vaz Ribeiro
Dedica-se especialmente à interpretação da música anterior ao século XVIII, integrando diferentes formações de câmara em concertos dedicados a diversas temáticas e repertórios dentro do universo da Música Antiga. Sua atividade recente envolve colaborações com o núcleo Musica.Manuscrita, em programas dedicados ao repertório polifônico dos séculos XIV e XV e à música sacra vocal do barroco francês. É mestranda em Musicologia pela USP, desenvolvendo pesquisa sobre a arte do canto na França seiscentista.

Giulia Tettamanti
Formada em flauta doce pelo Conservatório de Tatuí/SP, pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e mestre em Música - Fundamentos Teóricos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em sua dissertação, defendida em 2010 e orientada pelo Prof. Dr. Paulo Mugayar Kühl com auxílio da FAPESP, apresentou uma tradução comentada e contextualizada da Opera Intitulata Fontegara de Silvestro Ganassi dal Fontego (1492-c.1572). Entre 2010 e 2013 se especializou no repertório renascentista e em consorts de flauta doce com o Prof. Dr. Pedro Sousa Silva na ESMAE, na cidade do Porto/Portugal.

Iara Ungarelli
Graduada em Educação Artística, Música, pela UNB em 2010. Iniciou seus estudos da viola da gamba aos 9 anos na Escola de Música de Brasília, formando-se no curso técnico de Viola da Gamba em 2009, ori- entada por Cecília Aprigliano. Em 2015 participou do workshop com Jordi Savall promovido pela Cultura Artística.Apresenta-se com frequência em diversas salas de São Paulo com vários grupos de música antiga.

Pedro Diniz
Mestre pela Staatliche Hochschule für Musik em Trossingen, Alemanha, nos cursos: Historische Tasten e em Musik des Mittelalters und Renaissance. Bacharel em cravo pela Universidade de Campinas. Formou-se também em cravo pela Escola Municipal de São Paulo. É responsável pela gestão cultural do Gansaral Casa de Cultura em São Paulo.
(Foto: Talita Lima)

Marco Antonio
Bacharelando em canto lírico pelo Instituto de Artes da UNESP. Integra o Coral Jovem do Estado de São Paulo. Participou da Semana de Música Antiga de Versalhes em 2020 e teve aulas com professores do centro de música barroca de Versalhes (CMBV).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/07/2024 a 27/07/2024
Dias e Horários
Sábado, 16h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 27/7.
Enquanto houver vagas.