Atividades

Lançamento dos CDs "Recitativos de salão" e "Peccato", com apresentação dos dois livros com as respectivas partituras.

Curso Presencial
Prosas Musicais: "Recitativos de salão" e "Peccato"

Voltar para o início Prosas Musicais: "Recitativos de salão" e "Peccato"

Programa

Através de uma conversa musicada, será realizado o lançamento de dois CDs dedicados à música brasileira. O primeiro, intitulado Recitativos de Salão, foi publicado em Portugal.

Ele é dedicado a um gênero de canção declamada, que se originou no Brasil em meados do século XIX. Paralelamente ao CD, foi publicado um livro que apresenta suas partituras.

O segundo, intitulado Peccato: melodias do romantismo brasileiro, reúne uma seleção de canções cujas partituras podem ser vistas no livro Cancioneiro dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922), que foi recentemente publicado por essa biblioteca.

A maioria destas canções é desconhecida do grande público e não possui qualquer registro fonográfico anterior.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Alberto José Vieira Pacheco

Alberto José Vieira Pacheco

Professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo doutor e mestre em Música pela Unicamp. Entre 2007 e 2013, realizou seu pós-doutoramento na Universidade Nova de Lisboa, Portugal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andréa Luísa Teixeira

Andréa Luísa Teixeira

Investigadora-colaboradora do CESEM - Universidade Nova de Lisboa e mestre pelo Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro. Detentora de 18 prêmios nacionais e internacionais de piano. Foi eleita personalidade da Música em 2021 no Prêmio Gala da Lusofonia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Silas Barbosa

Silas Barbosa

Detentor de 18 importantes premiações em concursos de piano, dentre as quais se destacam o 1º lugar no XII Concurso Nacional Arnaldo Estrella. Atualmente é doutorando em Musicologia na Escola de Música da UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

PACHECO, Alberto José Vieira. O Cancioneiro dos periódicos da Fundação Biblioteca Nacional (1842-1922), 2 Vol. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2022,
Pacheco, Alberto José Vieira. Antologia de Recitativos de Salão: o recitativo de salão entre Brasil e Portugal no século XIX. Lisboa: mpmp, 2019.

Data

30/07/2022 a 30/07/2022

Dias e Horários

Sábado, 16h às 17h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 30/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora