Curso Presencial
Quadrinhos entre duas culturas
Voltar para o início

Programa
Sesc São Paulo realiza junto à France Livre e à Embaixada da França no Brasil, nos dias 09, 10 e 11 de setembro, encontros profissionais entre editoras francesas e brasileiras de quadrinhos, em celebração à Temporada França-Brasil 2025.
O encontro tem como objetivo ampliar o conhecimento mútuo entre os profissionais do setor, apresentar tendências, atores-chave e a estrutura do mercado editorial nos dois países, além de fomentar novas conexões entre editores.
O evento conta com visitas à livrarias, sessões de "speedy meeting", mesas sobre temáticas do mercado editorial e noites de encontros com autores.
Nesta mesa, os autores dividem com o público como as experiencias interculturais entre Brasil e França influenciam suas obras. O encontro é parte da programação do Encontro de quadrinhos e mercado editorial França-Brasil.
Com Clara Chotil e Matthias Lehmann.
Mediação: Sabrina Paixão.
A atividade é uma parceria entre France Livre, a Embaixada da França no Brasil e o Sesc São Paulo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Matthias Lehmann
Quadrinhista franco-brasileiro que nasceu em 1978 na região de Paris na França, onde vive e trabalha até hoje. Começou a publicar na época próspera dos fanzines alternativos da década de 1990, tanto na França como no exterior. Ele se professionalizou nos anos 2000, publicabdo ilustrações na imprensa mais tradicional e publicando diversas HQ, principalmente com a editora Actes Sud, como LA FAVORITE (2015) que ganhou varios prêmios e seleções. CHUMBO é sua primeira obra traduzida no Brasil pela editora Nemo em 2024. O livro, uma saga familiar mineira, é livremente inspirado da história da família da sua mãe e conta em segundo plano, setenta anos de História do Brasil, se focalizando no momento da Ditadura militar e seus anos de chumbo. Também foi selecionado para ilustrar as paredes da estação de mêtro parisiense « Villejuif-Gustave Roussy », que foi inaugurada em 2025.
(Foto: Isabelle Franciosa)

Clara Chotil
Artista plástica e autora de quadrinhos franco-brasileira. Formada em arquitetura, ela co-fundou o coletivo Dynamorphe em 2017, no qual cria arquiteturas leves e aéreas. Voltando-se para a cenografia e as artes gráficas, ela desenvolve dispositivos de desenho ao vivo, especialmente após o encontro com a companhia coletivo F71. Ela estuda quadrinhos na EESI de Angoulême. É autora dos livros Ópera Negra, que retrata a vida da cantora brasileira Maria d'Apparecida (Actes Sud - l'An 2 // Veneta), e Ballade des dames du temps jadis, uma investigação sobre a ausência das mulheres na história da Universidade (Flblb & Université de Poitiers). Mais recentemente, co-escreveu com Julie Scheibling Le blanc du drapeau (Albin Michel, a ser publicado em janeiro de 2026), um thriller social contemporâneo, e realizou Tekoha (Actes Sud, a ser publicado em maio de 2026), uma investigação familiar que aborda a história colonial do Mato Grosso do Sul.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Paixão
Professora Dra. da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Cultura e Educação. Historiadora (FFLCH/USP), mestra e doutora em Educação (FE/USP). Associada à Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - Aspas. Vice coordenadora do lab_arte - Laboratório Experimental de Arte-Educação e Cultura (FE/USP).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/09/2025 a 10/09/2025
Dias e Horários
Quarta, 19h às 20h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 10/9.
Enquanto houver vagas.