Curso Presencial
Quando o Gênero comanda a Nação!
Voltar para o início
Programa
Comemora-se em 2023 o 50ª Aniversário da Declaração Unilateral da Independência da Guiné-Bissau, que colocou fim a séculos de exploração colonial e a uma luta pela libertação que teve a duração de onze anos. As masculinidades guineenses foram fulcrais no processo de resistência contra o regime colonial, mas transformaram-se num grande desafio na tarefa da construção do Estado independente.
No seu livro "Matchundadi: Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau", Joacine Katar Moreira coloca o gênero no centro da análise sobre a instabilidade política e mostra como a cultura da matchundadi (masculinidade) se move dentro das estruturas do Estado, procurando fazer da matchundadi endêmica uma matchundadi sistêmica.
Ou seja, procura institucionalizar um modus operandi e uma visão do mundo, que é hipermasculina, na qual impera a lei do mais violento, sendo altamente performativa, acabando por colidir com o ambiente democrático e a paz social.
Neste encontro, Joacine compartilha com o público as reflexões que faz nesta obra.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 20/12 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Joacine Katar Moreira
Ex-deputada portuguesa, feminista negra interseccional e ativista antirracista. Nasceu na Guiné-Bissau em 1982, no seio de uma família guineense e cabo-verdiana, tendo imigrado para Portugal com 8 anos de idade. É licenciada em História Moderna e Contemporânea, mestre em Estudos do Desenvolvimento e doutorada em Estudos Africanos pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. As suas áreas de estudo e de intervenção são os Estudos do Desenvolvimento, Estudos de Género, violência, política e movimentos sociais. Mentora e fundadora do INMUNE - Instituto da Mulher Negra em Portugal, criado em 2018 para lutar contra a invisibilização e o silenciamento da mulher negra na sociedade portuguesa, tem participado ativamente no debate público sobre o colonialismo e a escravatura em Portugal, fazendo parte de diversos grupos de trabalho e de reflexão nacionais e internacionais. Recentemente, lançou o livro "Matchundadi - Género, Performance e Violência Política na Guiné-Bissau".
(Foto: Midan Campal)
Deborah Monteiro
Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Mestra em Educação pela USP. Graduada e licenciada em Letras pela PUC. Co-fundadora do Instituto Ella Criações Educativas. Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de ensino de São Paulo, onde também já atuou como coordenadora e formadora de professores, regendo cursos na área de Educação para as Relações Étnico-raciais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/01/2024 a 17/01/2024
Dias e Horários
Quarta, 15h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 20/12, até o dia 17/1.
Enquanto houver vagas.