Quem foi que fez o coco sambar? Jackson do Pandeiro e a MPB
Voltar para o início
Programa
Jackson do Pandeiro (1919 - 1982), o "Rei do Ritmo", consolidou-se como um dos ícones da "música nordestina tradicional". Porém, sua música atravessou fronteiras culturais e promoveu diálogos no campo da MPB, influenciando as obras de artistas como Gilberto Gil, João Bosco e Guinga, entre muitos outros. Músicas como Jack Soul Brasileiro, de Lenine, de onde foram extraídas as perguntas que estão no título deste encontro, são exemplo disso, e apontam de forma poética para as misturas que caracterizam os "forrós sambados" e os "sambas forrozados" de Jackson. Cabe, então, perguntar: Para além dos estereótipos, quem foi Jackson do Pandeiro? Como sua imagem e sua música são ressignificados na atualidade? Por que sua música é considerada tão importante por estes artistas contemporâneos da MPB?
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Acervo Fernando Moura - Flickr Sesc SP)
Palestrantes

Claudio Henrique Altieri de Campos
Doutor em Música/Etnomusicologia pelo IA/UNESP, com estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Aveiro (Portugal). É músico, professor e pesquisador. Tem realizado palestras sobre Jackson do Pandeiro e suas relações com a MPB em universidades no Brasil, Portugal e Espanha.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/02/2018 a 22/02/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.