Curso Híbrido
(Re)criando - Aplicabilidade e criatividade na área da Educação Física para pessoas no Transtorno do Espectro Autista
Voltar para o início

Programa
(Re)criando - Aplicabilidade e criatividade na área da Educação Física para pessoas no Transtorno do Espectro Autista.
A partir da contextualização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e conhecimento dos conteúdos da Educação Física, promoveremos uma construção coletiva sobre as possibilidades práticas e ferramentas de atuação para professores que atuam na área, enfatizando a variabilidade em suas atividades para pessoas com Autismo.
Com Thálita Gonçalves Santos.
Essa programação integra a ação em rede “Modos de Acessar”, que ocorre em abril em todas as unidades do Sesc São Paulo.
Programa
Aula 1 (On-line) - Ajustando nossas lentes: Contextualização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e os benefícios da prática da Educação Física (EF).
Descrição: Neste momento os participantes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Transtorno do Espectro Autista e seus níveis de suporte. Antes de pensar em adaptações das aulas de Educação Física, se faz importante entender sobre as possibilidades de práticas e seus benefícios, para tanto, neste momento será realizado uma introdução a temática.
Conteúdo:
Introdução ao Autismo e os níveis de suportes;
Possibilidades de prática da EF
(Locais/Participantes/Pais/Família/Individual/Coletivo);
Benefícios da prática de EF para pessoas no TEA.
Aula 2 (On-line) - Conteúdos da Educação Física e sua aplicabilidade para crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) Nível 1, 2 e 3.
Descrição: Após alinhamento do nosso ponto de partida daremos inicio a uma releitura dos conteúdos da educação física e sua aplicabilidade para pessoas com autismo de nível 1 , 2 e 3 através de construções coletivas, estudos de casos e exemplos práticos. Como variar a aplicabilidade das atividades mantendo sua efetividade?
Conteúdo:
Analise de demandas das crianças no TEA em seus diferentes níveis;
Diálogos sobre as ferramentas que podem ser utilizadas nas atividades práticas;
Possibilidades de ampliação do engajamento do aluno.
Aula 3 (On-line) - Conteúdos da Educação Física e sua aplicabilidade para Adultos no Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Descrição: Após análise de diversas possibilidades de práticas presentes na Educação Física para crianças no TEA, neste momento daremos ênfase às possibilidades de atividade física e exercícios físicos para adultos no TEA.
Conteúdo:
Contextualização sobre atividade física e exercícios para adultos com autismo;
Analise de demandas dos adultos no TEA;
Diálogos sobre as ferramentas que podem ser utilizadas nas atividades práticas;
Possibilidades de atuação.
Aula 4 (Presencial) - Vivência prática dos conteúdos da Educação Física para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Descrição: Após contextualização, analises e diálogos sobre diversas possibilidades de práticas presentes na Educação Física para crianças e adultos no Transtorno do Espectro Autista (TEA), será à hora de aplicar o conteúdo na prática, através de construções coletivas, estudos de casos e exemplos práticos iremos reforçar os aprendizados de nossas trocas por meio de vivencias práticas.
Conteúdo:
Aplicabilidade dos conteúdos da Educação Física para pessoas no TEA através de construção coletiva;
Conhecendo as ferramentas para utilização nas aulas práticas para pessoas no TEA;
Possibilidades para condução das aulas para pessoas no TEA;
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Este curso será Híbrido A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
*Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Thálita Gonçalves Santos
Bacharel e Licenciada no curso de Educação Física (UNICAMP). Mestre e Doutoranda em Educação Física, com ênfase Atividade Física Adaptada (UNICAMP). Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência (UFJF). Atualmente é professora de Educação Física para pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), professora na equipe de formação no Basquete em Cadeira de Rodas do GADECAMP, docente no curso de Educação Física da Faculdade de Americana-SP, e auxiliar de coordenação em eventos de competições da natação paralímpica no Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/04/2022 a 04/05/2022
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h.
Curso Híbrido.
Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 11/4.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom e no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo, localizado na rua Dr. Plínio Barreto, 285. 4º andar - Bela Vista.
São Paulo - SP.