Curso Presencial
(Re)Leituras de Antonio Candido
Voltar para o início

Programa
A obra de Antonio Candido passou a ser republicada pela Todavia em março de 2023. A primeira leva trouxe cinco livros: Formação da literatura brasileira, Os parceiros do Rio Bonito, Literatura e sociedade, O discurso e a cidade e Iniciação à literatura brasileira.
Em parceria com a editora Todavia, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo traz um curso com seis encontros em maio/junho.
Programa:
10/5.
Apresentação Musical
Com Paulo Freire, violeiro
Aula 1 – Abertura - Walnice Nogueira Galvão
17/5. Aula 2 - O Discurso e a Cidade
Com Rita Palmeira e Julia O'donnell.
24/5 Aula 3 - Iniciação à Literatura Brasileira
Com Ieda Lebensztayn e Susana Ventura.
31/5. Aula 4 - Literatura e Sociedade
Com Ana Paula Pacheco e Rodrigo Martins Ramassote.
7/6. Aula 5 - Os parceiros do Rio Bonito
Com Luiz Carlos Jackson e Ivan Vilela.
14/6 Aula 6 - Formação da Literatura Brasileira
Com Samuel Titan Junior, Regina Zilberman e Marisa Lajolo
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Guilherme Maranhão)
Palestrantes

Regina Zilberman
Doutora pela Universidade de Heidelberg, com estágios de pós-doutorado na Inglaterra (University College) e na Brown University (EUA); é professora associada do Instituto de Letras, na UFRGS. É pesquisadora 1A do CNPq. Publicou, entre outras obras, Estética da Recepção e História da Literatura, A formação da leitura no Brasil, Como e por que ler a literatura infantil brasileira, A leitura e o ensino da literatura, Brás Cubas autor Machado de Assis leitor e Literatura Infantil Brasileira: uma nova outra história.
(Foto: Ana Tais Portanova)

Ivan Vilela
Compositor, arranjador, pesquisador, professor e violeiro brasileiro. Professor livre docente na Faculdade de Música e no Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na área de musicologia e processos criativos. Pesquisador contratado pelo INET-md da Universidade de Aveiro, Portugal, para o projeto AtlaS - Atlântico Sensível (2018-2021).
(Foto: Isabel Vilela)

Luiz Carlos Jackson
Professor de Sociologia na Universidade de São Paulo, autor dos livros A tradição esquecida: Os parceiros do rio Bonito e a sociologia de Antonio Candido (Editora UFMG, 2018, 2ª edição ampliada) e, em coautoria com o sociólogo argentino Alejandro Blanco, Sociologia no espelho: ensaístas, cientistas sociais e críticos literários no Brasil e na Argentina (Editora 34, 2014).

Rita Palmeira
Crítica literária, editora e, atualmente, curadora da Livraria Megafauna. Foi editora da revista Novos Estudos Cebrap (2018-22), editora-assistente da Três Estrelas (2011-18), selo editorial do Grupo Folha, e professora da Facamp (2001-11). Doutora em Literatura Brasileira pela USP (2009) e mestre em Teoria Literária pela Unicamp (2000), foi professora temporária de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo (2012). Já colaborou, como resenhista, para veículos como Folha de S.Paulo e Quatro Cinco Um.
(Foto: Marcio Costa)

Walnice Nogueira Galvão
Professora emérita aposentada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP), com doutorado e livre-docência no Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada. Seu campo de pesquisa concentra-se em Euclides da Cunha, Guimarães Rosa, Crítica da Literatura e da Cultura. Tem 40 livros publicados. Foi docente em diversas universidades no Exterior. Escreve assiduamente para jornais e revistas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Susana Ventura
Escritora, professora, tradutora e pesquisadora na área de Literatura. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, tem cerca de 30 livros publicados e já ganhou diversos prêmios importantes, a maior parte para jovens leitores.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julia O’Donnell
Mestre e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. É atualmente professora no Departamento de Antropologia Cultural e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, ambos da UFRJ. Suas pesquisas tratam dos processos de transformação urbana, explorando a interface entre a Antropologia, a História e a Literatura. É autora de diversos livros e artigos, entre os quais "De olho na rua: a cidade de João do Rio" (Zahar, 2008) e "A invenção de Copacabana" (Zahar, 2013).
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Freire
Violeiro, escritor e contador de histórias. É autor de trilhas sonoras, canções, álbuns de viola, livros de causos, romances, biografias e obras infantis. Vem recebendo diversos prêmios em suas atividades ligadas à cultura brasileira. Tem participação em trabalhos de diferentes artistas brasileiros e é considerado um dos mais importantes violeiros e contadores de causo da atualidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Paula Pacheco
Escritora e professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, autora de vários ensaios e de três livros, entre eles, "Ponha-se no seu lugar!" (SP, Ática, Coleção Vaga-Lume, 2020, prêmio Seleção Cátedra Unesco).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ieda Lebensztayn
Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Fez dois pós-doutorados: no Instituto de Estudos Brasileiros, IEB-USP, sobre a correspondência de Graciliano Ramos; e na Biblioteca Brasiliana Mindlin / Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, BBM/FFLCH-USP, a respeito da recepção literária de Machado de Assis. Autora de Graciliano Ramos e a Novidade: o astrônomo do inferno e os meninos impossíveis (São Paulo: Hedra, 2010).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrigo Ramassote
Graduado em Ciências Sociais pela UFSCar. Realizou mestrado e doutorado em Antropologia Social na Unicamp e pós-doutorado na USP, com estágio de pesquisa na University of South Florida (USF). Desde 2006 é técnico em Ciências Sociais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É autor de artigos e livro sobre história das ciências sociais no Brasil, pensamento social brasileiro, crítica literária e patrimônio imaterial.
(Foto: Acervo Pessoal)

Samuel Titan Júnior
Doutor em Letras, com tese sobre os "Três Contos" de Gustave Flaubert, pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 2005. Foi pesquisador visitante junto ao Departamento de Literatura Comparada da Universidade da Califórnia em Berkeley (2007) e à École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris (2014). Além da atividade docente, é tradutor de diversas obras de ficção e crítica.

Marisa Lajolo
Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade de São Paulo, sob orientação de Antonio Candido. Professora titular aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), leciona atualmente na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Recebeu o título de Pesquisador Emérito do CNPq e dentre suas inúmeras obras, Gonçalves Dias, o poeta do Exílio recebeu prêmio da Academia Brasileira de Letras.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/05/2023 a 14/06/2023
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/4, até o dia 10/5.
Enquanto houver vagas.