Realismo e Realidade na Literatura: Um Modo de Ver o Brasil
Voltar para o início
Programa
Abordando o "realismo" como uma forma particular de captar a relação entre os indivíduos e a sociedade, que ultrapassa a noção de um mero registro literário, a palestra busca entender como esse conceito sobreviveu na prosa de ficção, modificando-se ao longo do tempo, sempre com funções e efeitos de caráter politico e ideológico, além de estético. Na contemporaneidade brasileira, o realismo esteve muito presente a partir da ditadura militar, ganhando desenhos específicos, que configuraram modelos duráveis até os dias de hoje.
Por meio de exemplos específicos, a palestra procura entender a perda do poder contestador do conceito, muito dependente hoje das regras do mercado e do espetáculo.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Tânia Pellegrini
Professora Emérita da UFSCar. Professora e pesquisadora no Departamento de Letras e Programa de PPG em Estudos de Literatura. Pesquisadora nas universidades de Oxford, Leiden (Holanda), King's College de Londres, Waikato (Nova Zelandia), California (UCR). Autora de Realismo e realidade na literatura - um modo de ver o Brasil (Alameda, 2018).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/12/2018 a 12/12/2018
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de Novembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.