Em Debate: Memórias, território e narrativas
Rebola! Educação Afrocentrada Emancipatória em Movimento
Voltar para o início
Programa
O que significa rebolar até o chão? Muito além do gesto corporal, o rebolado é prática ancestral, processo educativo e movimento político. Em "Rebola! Educação Afrocentrada Emancipatória em Movimento", a pesquisadora e educadora corpo-oral Ana Carolina Toledo mergulha na potência das danças de quadril como fundamento de subjetividades negras femininas e como território de resistência e emancipação.
Entre memórias pessoais e histórias coletivas, a autora revela como o rebolado se constitui em uma rede identitária afroatlântica, onde dança, ancestralidade e política se entrelaçam. Mais do que um estudo acadêmico, este livro é uma escrita insurgente, que une teoria e afeto, erudição e corpo-oralidade, prática comunitária e reflexão crítica.
A autora propõe uma pedagogia rebolativa afrocentrada que reconhece o corpo dançante como espaço de conhecimento, cura e liberdade, desafiando estigmas coloniais, ressignificando estéticas e abrindo caminho para pensar a educação a partir do movimento, da coletividade e da alegria como forças emancipadoras.
Rebola! é convite e manifesto. Um chamado para descer até o chão, reencontrar memórias, celebrar a vida e afirmar: dançar é resistir, aprender e libertar-se.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Ana Carolina Toledo
Educadora corpo-oral, doutoranda em Educação na UNIFESP e mestra em Artes pela UNESP, com pesquisas nas corpo-oralidades negras e danças pélvicas ancestrais. Nascida e criada na Umbanda Omolokô, é filha de Oyá e neta de Mãe Sinira. Possui formação em bailes afro-cubanos pelo Conjunto Folklórico Nacional de Cuba. Integra o Grupo de Pesquisa Laroyê (UNIFESP) e é coautora de diversos livros sobre educação para as relações étnico-raciais, racismo no esporte, danças negras e pedagogias afrocentradas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/11/2025 a 14/11/2025
Dias e Horários
Sexta, 18h às 20h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/10, até o dia 14/11.
Enquanto houver vagas.