Atividades

Lançamento do livro "Política Cultural - Conceito, trajetória e reflexões; Néstor García Canclini e outros.

Reflexões de García Canclini sobre as políticas culturais

Voltar para o início Reflexões de García Canclini sobre as políticas culturais

Programa

Em 2017, o já clássico texto "Políticas culturales y crisis de desarrollo" de Néstor García Canclini - publicado em 1987, em espanhol, na coletânea Políticas Culturales en América Latina - completou 30 anos. O artigo apresenta pela primeira vez o conceito de políticas culturais elaborado pelo autor e se constitui em um importante aporte para compreender as dimensões e abrangência desse campo de estudos.

Em que pese a recorrência em que esta concepção é citada em pesquisas e estudos desenvolvidos no Brasil, o texto nunca tinha sido  traduzido para o português e, mesmo em espanhol, não é de fácil acesso.

Ao constatar essa lacuna, Renata Rocha e Juan Brizuela, pesquisadores que vêm se debruçando sobre a temática em uma perspectiva latinoamericana decidiram fazer a tradução e publicação desse artigo conceitual e de outras três discussões mais recentes sugeridas pelo próprio autor.

Prontamente acolhido pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), o livro inclui, ainda, discussões, comentários e considerações de renomados  estudiosos brasileiros da área como Alexandre Barbalho, Isaura Botelho, Lia Calabre, Humberto Cunha, José Roberto Severino e Leonardo Costa.

O livro se volta, preferencialmente, para estudantes de graduação e pós-graduação do campo da gestão, produção e políticas culturais.

Para o lançamento da obra, será realizada uma conversa com os organizadores e autor homenageado em torno não apenas do conceito de política cultural, mas também de sua trajetória e de suas recorrentes crises no contexto latino-americano.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Janira Borja)

Palestrantes

Juan Ignacio Brizuela

Juan Ignacio Brizuela

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Integrante do grupo Observatório da Diversidade Cultural - ODC, pesquisador da Rede latino-americana em Políticas e Gestão Culturais (RedePGC) e produtor cultural do Coletivo Pachamãe (LETRAS/UFBA).
(Foto: UNTREF)

Renata Rocha

Renata Rocha

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com estágio pós-doutoral em Políticas Culturais na mesma instituição. Professora da Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisadora do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult/UFBA), e editora-chefe do periódico Políticas Culturais em Revista.
(Foto: Dudu Assunção/Labfoto)

Data

29/07/2019 a 29/07/2019

Dias e Horários

Segunda, 18h às 19h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora