Atividades

Culturas do Cuidado e Cuidado Emancipador

Curso On-Line
Reflexões sobre o Cuidado Emancipador

Voltar para o início Reflexões sobre o Cuidado Emancipador

Programa

Jamais tivemos tanta tecnologia a serviço da saúde e ainda assim, por vezes, nos sentimos inseguros com o cuidado nestas ocasiões. A proposta desse curso é combinar reflexões teóricas e experiências para identificar alguns aspectos relacionados aos sentimentos de incerteza que esta contradição dispara e que, sem dúvida, se agravam em tempos de pandemia. A partir desse "re-sentimento" ampliaremos nossa reflexões para discutir as bases conceituais e vivências de emancipação com ações de cuidado. No primeiro encontro construiremos consensos e conflitos sobre a noção de cuidados dos participantes. Em seguida, serão desenvolvidos três encontros para a discussão do conceito de cuidado emancipador e suas bases epistêmicas. No último encontro também construiremos consensos e conflitos da "nova" noção de cuidado a partir das discussões sobre o cuidado emancipador.

Ao final do curso esperamos que os participantes compreendam que o cuidado orientado para emancipação faz avançar  o movimento de humanização no campo da saúde.

 

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

 

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Nelson Filice de Barros

Nelson Filice de Barros

Professor titular da área de Ciências Sociais Aplicadas à Saúde e Coordenador do Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS), do Departamento de Saúde Coletiva, Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/07/2020 a 27/07/2020

Dias e Horários

Segundas e Quintas, 14h30 às 16h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis