Relatos e experiências do viajante Richard Burton
Voltar para o início
Programa
Ciclo aborda a trajetória, os relatos de viagem e os estudos etnográficos de um dos maiores viajantes de todos os tempos. As múltiplas aventuras e habilidades de Richard Burton - escritor, tradutor, explorador, geógrafo, antropólogo, agente secreto, diplomata e espadachim - e seu temperamento, descrito como explosivo, depressivo e irônico, tornam Burton um intrigante e controverso personagem do século 19.
18/04: Sir Richard Francis Burton: uma vida de intensas experiências e as transformações em suas representações
A primeira parte da apresentação será uma discussão biográfica sobre o autor. A segunda buscará mostrar como seus contatos com diferentes regiões transformaram sua percepção de mundo, resultando em alterações importantes nas formas como compreendia as populações não europeias; a terceira, à guisa de breve conclusão, procurará mostrar que tais experiências moldaram uma visão imperial específica.
Com Alexsander Gebara.
25/04: Richard Burton, representações sobre a Índia e os ciganos
Na segunda metade do séc. XIX Burton esteve com diferentes populações indianas, assim como conheceu ciganos em várias regiões do mundo. Uma forte linha de investigação associa as origens ciganas à Índia. Assim desenvolve-se a trajetória do viajante em meio a um paradoxo: de um lado, agindo pelo amor ao saber e, por outro, atuando como um orientalista.
Com Rodrigo Corrêa Teixeira.
02/05: Richard Burton, um viajante no Brasil
Richard Burton (1821-1890) encarna plenamente a figura do explorador vitoriano. Suas múltiplas aventuras, sua curiosidade intelectual, sua versatilidade para lidar com culturas diversas o tornam um personagem fascinante. Nesta apresentação situaremos sua trajetória no contexto geopolítico da época e analisaremos "The Highlands of the Brazil", a narrativa que sintetiza o período em que o inglês esteve no Brasil como cônsul em Santos entre 1865 e 1868.
Com Alfredo Cordiviola.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Wikimedia Commons)
Palestrantes

Alexsander Gebara
Mestre e doutor em História Social pela USP, concluiu estágio de pós-doutoramento no King's College de Londres. Professor da UFF. Autor de "A África de Richard F. Burton: antropologia, política e livre comércio" (Alameda 2010).
(Foto: Camila Pierobon)

Rodrigo Corrêa Teixeira
Professor no Departamento de Relações Internacionais na PUC Minas. Doutor em Geografia (UFMG); Mestre em História (UFMG); Especialista em Relações Internacionais (PUC Minas). Autor de "Ciganos no Brasil: uma breve história" (2ª ed. Belo Horizonte: Crisálida, 2009).
(Foto: Acervo Pessoal)

Alfredo Cordiviola
Professor titular do Departamento de Letras da UFPE. Doutor em Estudos Hispânicos e Latino-americanos pela University of Nottingham, é pesquisador do CNPq e dirige o Grupo de pesquisa de Estudos coloniais latino-americanos. Publicou vários livros e artigos no país e no exterior. Seus principais campos de investigação são as letras coloniais e a literatura de viagens.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
18/04/2018 a 02/05/2018
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.