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O legado do Movimento Modernista

Curso On-Line
Releituras do Modernismo: O legado de 22 na cultura brasileira

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Programa

Esse evento compõe o Projeto 3 vezes 22, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

 

O seminário parte do Movimento Modernista de 1922 para discutir o legado do Modernismo em diversos campos da cultura brasileira. Inicialmente, o movimento concentrou-se nas letras, na música e nas artes visuais. Mas, após o fim dessa chamada fase heroica, o leque foi bastante ampliado com a irrupção de uma série de manifestações artísticas e culturais interessadas em retomar e atualizar o legado modernista. 

 

A partir da década de 1950, a Poesia Concreta, a Arquitetura Moderna, a Tropicália, o Teatro Oficina, o Cinema Novo, o Cinema Marginal, a Poesia Marginal, entre outros movimentos artísticos, desdobraram de maneiras agudas e originais as contribuições dos artistas e intelectuais da década de 1920, apropriando-se com orgulho da sua "lição" e reivindicando sempre o seu legado ao pensar os desafios envolvidos na construção de uma arte moderna e ao mesmo tempo nacional/periférica.

 

Falar sobre o Modernismo a partir das apropriações feitas por esses artistas, grupos e movimentos é um modo de pôr em evidência a riqueza e a diversidade das contribuições da vanguarda de 1922 para a cultura e o pensamento brasileiros. E curiosamente também nos leva a refletir sobre a sua incompletude, isto é, o seu caráter de movimento aberto, plural e dinâmico, sempre por ser refeito e repensado - não por acaso o poeta Waly Salomão disse, nos anos 1970, que a "Semana nunca termina".

 

Pesquisadores e pensadores do modernismo e, sobretudo, dos movimentos artísticos acima mencionados, que atuam em diversas instituições estarão presentes em mesas temáticas discutindo aspectos deste legado nas diversas expressões culturais brasileiras.

 

O seminário tem a curadoria do professor doutor Ivan Marques, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP e pesquisador do modernismo na literatura brasileira

 

Programação:

Dia 19/10. Abertura: O modernismo e seus desdobramentos

Com Celso Fernando Favaretto

 

Mesa 1: Literatura 

Com Flora Sussekind, Italo Moriconi e Augusto Massi

 

Dia 20/10.

Mesa 2: Arquitetura

Com Guilherme Wisnik, Leandro Medrano e Luiz Recaman

 

Dia 21/10 .

Mesa 3: Cinema   

Com Denilson Lopes, Carlos Augusto Calil e Eduardo Escorel

 

Dia 22/10.

Mesa 4: Artes Visuais

Com Maria de Lourdes Eleutério, Veronica Stigger e Frederico Coelho

 

Dia 23/10.

Mesa 5: Canção Popular 

Com Walter Garcia, Pedro Duarte e José Miguel Wisnik

 

Dia 24/10.

Mesa 6: Teatro  

Com Sérgio de Carvalho, Gilberto Martins e Luiz Fernando Ramos

 

Encerramento: José Celso Martinez Corrêa

 

 

 

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

 

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/9, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaração.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Eduardo Escorel

Eduardo Escorel

Cineasta e crítico de cinema. Autor de Adivinhadores de água; atuou como montador na adaptação de Macunaíma realizada por Joaquim Pedro de Andrade em 1969 e dirigiu a adaptação de Amar: verbo intransitivo, intitulada Lição de amor. Coordena o curso de especialização em cinema documentário da FGVe assina o blog Questões Cinematográficas no site da revista Piauí. (Foto: Acervo pessoal)

 

Celso Fernando Favaretto

Celso Fernando Favaretto

Atualmente aposentado, é professor-colaborador no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da FFLCH e no de Educação da FEUSP. Autor, entre outros, “A contracultura, entre a curtição e o experimental” (2019), n-1 edições.
(Foto: Acervo Pessoal)

Guilherme Wisnik

Guilherme Wisnik

Professor Associado e Vice-Diretor da FAUUSP. Autor de livros como Lucio Costa (2001), Dentro do nevoeiro (2018) e lançar mundos no mundo (2022).
(Foto: Ricardo Ferreira)

Frederico Coelho

Frederico Coelho

Doutor em Literatura Brasileira pela PUC/Rio. É Professor Assistente dos cursos de Literatura e Artes Cênicas e da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) do Departamento de Letras da PUC/Rio.
(Foto: Acervo Pessoal)

Leandro Medrano

Leandro Medrano

Professor Livre-docente da FAU/USP. Desde 2018 é Pesquisador Responsável do Projeto Temático FAPESP "Architecture and Urbanism, addressing the social space in the 21st century", realizado em parceria com as universidades: Harvard (EUA), TUDelft (Holanda), UPM (Espanha), ETH Zurich (Suíça) e KTH (Suécia).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Recaman

Luiz Recaman

Professor doutor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP. É autor de diversos artigos e livros, dentre os quais se destacam: "Vilanova Artigas: Habitação e cidade na modernização Brasileira" (2013) e "As virtualidades do morar: Artigas e a metrópole" (2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Italo Moriconi

Italo Moriconi

Poeta, crítico, antologista, editor e curador literário. Foi professor de Literatura Brasileira da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) por 36 anos. Atualmente pesquisador visitante na  UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Autor das antologias Os Cem Melhores Contos e Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século 20 da Editora Objetiva, grandes best-sellers, assim como a coletânea de  35 Ensaios de Silviano Santiago pela Cia das Letras. Escreveu um perfil biográfico de Ana Cristina Cesar (O sangue de uma poeta, ed. e-galaxia)) e editou uma ampla seleção de cartas de Caio Fernando Abreu, assim como a coletânea Torquato Essencial. Seu último livro é Literatura, meu fetiche, seleção de seus ensaios, pela editora Cepe, Selo Pernambuco (2022).
(Foto: Acervo Pessoal)

Augusto Massi

Augusto Massi

Professor de Literatura Brasileira na USP desde 1990. Como poeta, publicou Gabinete de curiosidades (em parceria com Lu Menezes. SP: Luna Parque, 2016). Participou da organização de A ideia e o figurado, último livro de crítica de Gilda de Mello e Souza (SP: Editora 34/ Duas Cidades, 2005).
(Foto: Paola Poma)

Sérgio de Carvalho

Sérgio de Carvalho

Dramaturgo, encenador e pesquisador de teatro, diretor do grupo artístico Companhia do Latão. É professor livre-docente na USP, no Departamento de Artes Cênicas, na área de dramaturgia. É diretor do TUSP, vice-diretor do Centro Universitário Maria Antonia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flora Sussekind

Flora Sussekind

Professora de teoria do teatro no Centro de Letras e Artes da UNI-Rio e pesquisadora da Casa de Rui Barbosa. Recebeu em 1985 o 27.º Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação por “Tal Brasil, Qual Romance?”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Duarte

Pedro Duarte

Professor-Doutor da PUC-Rio, onde atua nos Programas de Pós-graduação de Filosofia e de História, na Graduação de Filosofia e nas Especializações em Arte e Filosofia (Filosofia) e em Escritas Performáticas (Letras).
(Foto: Acervo Pessoal)

Veronica Stigger

Veronica Stigger

Escritora, crítica de arte, curadora independente e professora universitária. Entre seus doze livros de ficção publicados, estão Opisanie (2013), Sul(2016) e Sombrio ermo turvo (2019). Com Opisanie seu primeiro romance, recebeu os prêmios Machado de Assis, São Paulo (autor estreante) e Açorianos (narrativa longa). Com Sul, angariou o Prêmio Jabuti. Sombrio ermo turvo, por sua vez, foi finalista dos prêmios Jabuti, Oceanos, AGEs e Minuano. Alguns de seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês, o sueco, o inglês, o italiano, o alemão e o indonésio.
(Foto: Eduardo Sterzi)

Carlos Augusto Calil

Carlos Augusto Calil

Professor colaborador do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da ECA/USP. Diretor e presidente da Embrafilme - Empresa Brasileira de Filmes S.A (1979-86), diretor da Cinemateca Brasileira (1987-92), diretor do Centro Cultural São Paulo (2001-2004), Secretário Municipal de Cultura de São Paulo (2005-2012).
(Foto: Garapa Coletivo Multimidia)

Walter Garcia

Walter Garcia

Professor da área temática de Música do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, compositor e violonista. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Fernando Ramos

Luiz Fernando Ramos

É professor Titular do Departamento de Artes Cênicas da ECA/USP, na área de História e Teoria do Teatro. É dramaturgo, encenador e documentarista. Foi crítico de teatro da Folha de S. Paulo (2008-2013).
(Foto: Acervo Pessoal)

Gilberto Figueiredo Martins

Gilberto Figueiredo Martins

Doutor em Literatura Brasileira e professor de Teoria da Literatura na UNESP. Em estágio de Pós-Doutorado/ UNICAMP, pesquisou as relações entre teatro e religião no Brasil. Autor do livro “Estátuas invisíveis - Experiências do espaço público na ficção de Clarice Lispector” (EDUSP/Nankin, 2010).
(Foto: Acervo Pessoal)

Denilson Lopes

Denilson Lopes

Professor associado da Escola de Comunicação Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É autor, entre outras obras, de Afetos, Experiências e Encontros com Filmes Brasileiros Contemporâneos (2016) e de Mário Peixoto antes e depois de Limite (no prelo).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/10/2020 a 24/10/2020

Dias e Horários

Segunda a sábado, das 18h30 às 20h30

Curso 100% online

Local

Em casa

Valores

R$ 21,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 35,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 70,00 - inteira