Curso Presencial
Religião, Economia e Sociedade
Voltar para o início

Programa
Desde os tempos primevos da Humanidade, formas de sobrevivência e trocas são acompanhadas por significações em crenças, mitos e rituais. As experiências da realidade material se inscrevem no espírito das culturas, promovendo sinergias entre as formas econômicas das civilizações e suas representações religiosas.
Com o objetivo de compreender essa aproximação íntima entre religião, economia e sociedade, o sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) desenvolveu uma teoria que ficou conhecida como a "ética econômica das religiões mundiais".
Mais do que tentar estabelecer uma relação de causalidade entre os fenômenos - se é a economia quem determina os ditames da religião ou, ao contrário, se a religião é quem define a configuração da economia - os trabalhos de Weber apresentam uma perspectiva inusitada para o problema, ao sugerir que haveria entre essas esferas sociais uma relação de afinidade eletiva, onde religião e economia "procuram-se uma à outra, atraem-se, e apropriam-se uma da outra", configurando assim uma espécie de simbiose cultural que envolve a vida material e espiritual dos indivíduos.
Inspirado por essas reflexões, este curso buscará apresentar as influências recíprocas entre religião, economia e sociedade. Partindo do Ocidente rumo ao Extremo Oriente, observaremos como algumas das religiões mundiais - cristianismo, judaísmo, islamismo, religiões indianas (hinduísmo e budismo) e religiões chinesas (confucionismo e taoísmo) - influenciaram na formação do comportamento econômico das principais civilizações do mundo e no desenvolvimento de seus mercados.
Por outro lado, o curso também mostrará como as transformações econômicas recentes também foram capazes de modificar as crenças e práticas de determinadas religiões na modernidade, influenciando assim diretamente a conduta de vida dos indivíduos e seus coletivos em nossa era.
O curso se dividira nos seguintes tópicos:
- Estabelecendo conceitos: sobre religião, economia e sociedade;
- Cristianismo e a construção social do Ocidente;
- Judaísmo e o "espírito" do capitalismo;
- Islamismo e economia dos países árabes;
- Hinduísmo, budismo e as economias do Índico;
- Confucionismo, taoísmo e a economia asiática;
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Rafael Rodrigues da Costa
Sociólogo pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (Unifesp). Foi pesquisador da Cátedra Celso Furtado (FESPSP) e é pesquisador visitante da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é professor de Filosofia e História da Psicologia na Faculdade FECAF.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
13/07/2022 a 17/08/2022
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 12/7.
Enquanto houver vagas.