Repressão e resistência: censura a livros na ditadura militar
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Uma das primeiras providências dos regimes autoritários é restringir a liberdade de expressão e opinião; trata-se de uma forma de dominação pela coerção, limitação ou eliminação das vozes discordantes. Durante a ditadura militar brasileira (1964-1985) cerca de 140 livros de autores brasileiros foram oficialmente vetados pelo Estado. A palestra apresenta parte dos resultados de um projeto que visou fazer o levantamento sistemático das obras censuradas e traçar um panorama da atuação censória do governo militar em relação a livros, destacadamente obras de autores brasileiros. Como fonte básica dos dados a pesquisa utilizou o arquivo de pareceres da Divisão de Censura de Diversões Públicas (DCDP), órgão do Ministério da Justiça, que a partir de 1970 passou a exercer a censura a livros e revistas
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Sandra Reimão
Doutora em Comunicação pela PUC-SP, com estágio pós-doutoral na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales. É professora livre docente da USP e autora do livro Repressão e resistência - censura a livros na ditadura militar.
Data
19/05/2016 a 19/05/2016
Dias e Horários
Quinta
Das 19h às 21h