Curso Presencial
Requadros da cidade: histórias em quadrinhos, memória e território
Voltar para o início

Programa
A partir de obras em quadrinhos, o curso propõe um olhar sobre as interações entre a cidade, a historicidade dos territórios e a recomposição gráfica de espaços sociais e seus tensionamentos na configuração das cidades.
Elegendo como fios condutores as obras Beco do Rosário (2020), de Ana Luiza Koehler, Indivisível (2019), de Marília Marz e Mukanda Tiodora (2022), de Marcelo D'Salete, investigaremos como esta forma de arte pode contribuir para a reflexão e compreensão de territórios, seus lugares de memória e do silenciamento de determinadas histórias, que resistem nos requadros da cidade, e re-existem no traço de quadrinistas.
Participação do autor Marcelo D'Salete em aula especial.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Marcelo D'Salete)
Palestrantes

Marcelo D´Salete
Autor de histórias em quadrinhos, ilustrador e professor. Estudou design gráfico, é graduado e mestre em artes plásticas. Publicou o álbum Cumbe (Veneta, 176 páginas, 2014), que aborda o período colonial e a resistência negra contra a escravidão no Brasil; Angola Janga - Uma história de Palmares (Veneta, 432 páginas, 2017) trata dos antigos mocambos da Serra da Barriga, mais conhecidos como Quilombo dos Palmares; A obra Encruzilhada (Veneta, 160 páginas), relançada em 2016, versa sobre violência, jovens negros e discriminação em grandes cidades; O livro Mukanda Tiodora (Veneta, 224 páginas) traz a São Paulo da década de 1860 a partir da experiência de uma mulher negra escravizada e Luanda no Terreiro, o primeiro livro infantil com texto e ilustrações de Marcelo D'Salete. Uma história sobre a importância dos terreiros para crianças, jovens e adultos.
(Foto: Malu Moes)
Data
29/11/2023 a 13/01/2024
Dias e Horários
Quartas e Sábado, 10h30 às 12h.
Exceto dia 2/12.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/0, até o dia 29/11.
Enquanto houver vagas.