Curso On-Line
Retrato em Fotografia: entre a ética, a estética e o estranhamento
Voltar para o início

Programa
O ciclo aborda a relação entre ética, estética e estranhamento no campo do retrato em fotografia, a partir de trabalhos produzidos por meio de processos originais de pesquisa e de formas distintas de abordagem do/as retratado/as, que resultaram nos ensaios e projetos fotográficos desenvolvidos por Ale Ruaro, Raquel Brust, Cláudia Guimarães e José de Holanda.
Ao longo dos encontros, cada fotógrafo/a apresentará a sua trajetória e atuação na área da fotografia, as referências visuais e influências presentes em seus retratos, a busca por uma linguagem autoral e a identidade que marcam os seus trabalhos. O ciclo também coloca em debate as reflexões que moldaram a construção do olhar de cada fotógrafo/a, a partir da relação que estabeleceram com o retrato de artistas populares, de grupos socialmente marginalizados, da cidade, do corpo, da questão de gênero e da diversidade sexual.
Programa
28/01 - A arte do retrato: a eterna busca de uma realidade não acessível ao convívio visual.
Ale Ruaro, utiliza a fotografia como um meio para converter experiências cotidianas em imagens que trazem à normalidade o não convencional. Tem um amplo trabalho dedicado à desconstrução de estereótipos e preconceitos, a partir da exposição da diversidade. Neste encontro Ale Ruaro apresenta a sua produção em retrato, conexões entre trabalho e vida, a importância da linguagem; financiamento e construção de um projeto autoral.
Com Ale Ruaro, fotógrafo especializado em retrato, tem sido reconhecido pelo público especializado através de prêmios, exposições e publicações, tal como seu último livro: "São Paulo S.M.".
04/02 - A experiência com a fotografia expandida do Projeto Giganto e o retrato como instalação urbana.
Neste encontro, Raquel Brust apresenta o Projeto Giganto, que experimenta usar a cidade como galeria, retratando indivíduos comuns que constituem a identidade coletiva. O trabalho consiste em utilizar a arquitetura da cidade como suporte para uma exposição fotográfica que reage à paisagem e interage com o público. Pesquisa, abordagem, diálogo e os temas tratados durante o processo criativo também constituem a obra e serão objetos deste encontro.
Com Raquel Brust, artista visual e fotógrafa multimídia. Desde 2008 desenvolve o Giganto, projeto de intervenção urbana com fotografia hiper-dimensionada que propõe reflexões sobre a cidade e as relações humanas.
11/02 - Fotografia, Corpo e Gênero.
Claudia Guimarães foi repórter fotográfica em jornais do Brasil e Espanha. Durante os anos 1990, rompeu barreiras fotografando corpos, para além dos estereótipos de gênero, publicadas na Coluna Noite Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo. Além de apresentar o seu acervo de retratos dedicados à questão do corpo e gênero, a fotógrafa irá abordar artistas que questionaram os significados de "feminino" e "masculino" em suas obras.
Com Claudia Guimarães, fotógrafa, vive e trabalha em São Paulo. É mestranda em Artes Visuais pela ECA-USP, sua pesquisa tem foco nas representações de corpo e gênero na fotografia contemporânea.
18/02 - O retrato entre mestres e música.
José de Holanda iniciou a carreira como fotógrafo, entre São Paulo e Recife, fotografando sambadas de maracatu rural na zona da mata norte de Pernambuco e concertos de música independente em São Paulo. Neste encontro, o artista aborda o seu trabalho com retratos de música, traçando um paralelo entre os retratos de mestres da cultura popular e os retratos de capa de discos e divulgação de artistas independentes.
Com José de Holanda, fotógrafo, retrata para capas de discos, divulgação e revistas, de artistas como Chico César, Lia de Itamaracá, Margareth Menezes, Emicida, Liniker, Mano Brown e Siba.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 4/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao.cpf@sescsp.org.br
Vagas Limitadas.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Ale Ruaro
Fotógrafo especializado em retrato, tem sido reconhecido pelo público especializado através de prêmios, exposições e publicações, tal como seu último livro: "São Paulo S.M.".
(Foto: Alyssa Ono)

Raquel Brust
Artista visual e fotógrafa multimídia. Desde 2008 desenvolve o Giganto, projeto de intervenção urbana com fotografia hiper-dimensionada que propõe reflexões sobre a cidade e as relações humanas.
(Foto: Mo Bertuzzi)

Claudia Guimarães
Artista e docente. Mestra em Artes Visuais pela ECA - USP. Trabalhou como fotojornalista na Folha de S. Paulo durante 08 anos. Atua como professora de fotografia e audiovisual na Etec de Artes. Em 2021 lançou seu primeiro livro de retratos na Paris-Photo pela Editions Bessard na França.
(Foto: Acervo Pessoal)

José de Holanda
Fotógrafo, retrata para capas de discos, divulgação e revistas, de artistas como Chico César, Lia de Itamaracá, Margareth Menezes, Emicida, Liniker, Mano Brown e Siba.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/01/2021 a 18/02/2021
Dias e Horários
Quintas, 15h às 17h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 4/1
Vagas Limitadas.
Local
Em Casa