Curso Presencial
Retratos do artista: Chico Buarque, 80 anos
Voltar para o início
Programa
Francisco Buarque de Hollanda completou 80 anos em 19 de junho de 2024. Chico se consagrou no cenário musical brasileiro a partir da segunda metade da década de 1960, no contexto de resistência à ditadura militar que contava com apoio civil. De lá para cá, a sua vasta obra musical, literária e dramatúrgica tem sido não apenas fruída, mas reconhecida e legitimada pela densidade estética, lírica e sociopolítica, a qual contribui como matéria de reflexão crítica para interpretar sentimentos, relações e processos sociais em nosso país.
O seminário Retratos do artista: Chico Buarque, 80 anos objetiva traçar alguns aspectos da carreira de Chico levando em consideração o seu cancioneiro, a sua prosa literária (romances e contos) e as suas peças teatrais. Em chave crítica, muito mais do que celebrativa, a proposta é debater não somente a produção consagrada do artista, nos anos 1960, 1970 e 1980, mas também as obras de Chico lançadas a partir da década de 1990, no contexto de globalização econômica, mundialização da cultura e avanço do neoliberalismo.
Refletindo sobre temas caros e atuais, o seminário também coloca em discussão as formas pelas quais a obra mais recente de Chico respondeu ao governo Bolsonaro, à pandemia de Covid-19 e à progressiva desintegração nacional.
Em síntese, o evento almeja compreender o Brasil e as suas transformações, nos últimos 60 anos, tendo como ponto de referência a análise e a interpretação do trabalho artístico de Chico Buarque.
Mesa 1: Teatro e literatura: modernização conservadora, construções narrativas e desintegração nacional
Com Marcelo Ridenti, Lucas Faial Soneghet e Miliandre Garcia.
Mediação: Dinha.
Mesa 2: Canção: lirismo e processo social
Com Marcia Tosta Dias, Daniela Vieira e Walter Garcia.
Mediação: Jé Oliveira.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Fernanda Steffen)
Palestrantes
Dinha
Poeta, editora independente e pós-doutora em Literatura e Sociedade pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcelo Ridenti
Professor Titular de Sociologia na Unicamp. É autor de vários livros, entre os quais Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução (ed. Unesp, 2a. ed., 2014) e o romance histórico Arrigo (Boitempo, 2023).
(Foto:Anto?nio Jose? Scarpinetti)
Jé Oliveira
Ator, dramaturgo e diretor. É cientista social formado pela FFLCH-USP e mestrando no departamento de Artes Cênicas da ECA-USP. Possui inúmeras peças escritas e encenadas, com destaque para Gota d'água {PRETA}, que lhe rendeu o Prêmio APCA de melhor direção em 2019.
(Foto: Fábio Audi)
Daniela Vieira
Pesquisadora colaboradora do CEMI (IFCH/Unicamp). Co-coordena a linha de pesquisa Hip Hop em Trânsito (CEMI).
(Foto: Acervo Pessoal)
Walter Garcia
Professor da área temática de Música do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, compositor e violonista. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)
Miliandre Garcia
Historiadora e Professora Associada do Centro de Artes e Museologia da Unespar, Campus de Curitiba I. Possui trabalhos publicados sobre as relações entre arte e política no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Lucas Faial Soneghet
Pós-doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (PPGSA-UFRJ). É livre-pesquisador e tutor no Ateliê de Humanidades, onde atua como produtor e editor do podcast República de Ideias.
(Foto: Acervo Pessoal)
Marcia Tosta Dias
Professora associada da Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos. É autora de Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
15/10/2024 a 15/10/2024
Dias e Horários
Terça, 14h30 às 19h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 15/10.
Enquanto houver vagas.