Atividades

Bate papo com autores dos artigos da última edição da Revista Mais 60

Revista Viva - Tecendo Interrelações entre Turismo e Envelhecimentos

Voltar para o início  Revista Viva - Tecendo Interrelações entre Turismo e Envelhecimentos

Programa

A Revista Viva é uma forma de compartilhar presencialmente, os conteúdos da Revista Mais 60. A Revista Mais 60 é quadrimestral, técnico-científica e dá continuidade à disseminação da produção de conhecimento no campo da gerontologia, por meio da metodologia, prática, depoimentos e imagens, de forma ampla e significativa, contribuindo, assim, para a visibilidade e o entendimento da velhice, do processo de envelhecimento e da longevidade, como elementos essenciais para a valorização da pessoa idosa no contexto social.

 

Esta ação trará um bate papo com autores de artigos publicados na última edição da "Revista Mais 60 - Estudos sobre o envelhecimento" que traz como assunto principal as relações do turismo e os idosos.

 

A partir dos processos contemporâneos associados a velhice e à prática do turismo, Susana de Araujo Gastal e Felipe Zaltron de Sá discutiram no artigo principal da Revista intitulado - Mobilidade e Memória: Tecendo Interrelações entre Turismo e Envelhecimentos - a necessidade de considerar os lados humano e social das atividades que envolvem as viagens. Os pesquisadores vão abordar a relação profunda que o turismo apresenta nessa faixa etária.

 

Em diálogo com o artigo principal, o artista Marcelo Tolentino viajou com a escultura de seu avô, para lugares que ele gostaria de ter ido de fato, e registrou como foi essa experiência afetiva. Ele vai contar como foi essa imersão, além de explicar as técnicas da escultura e seu trabalho artístico.

 

No artigo Turismo, Aprendizagem e Ativação de Memórias: O Caso da Oficina de Turismo Social - Viver São Paulo, Marcelo Vilela de Almeida e Patrícia Aparecida da Silva Novak abordaram um projeto de extensão desenvolvido no âmbito da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) e vão mostrar como se dá essa oficina dentro da Universidade e como afeta os idosos.


As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

 

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Marcelo Vilela de Almeida

Marcelo Vilela de Almeida

Docente do Curso de Graduação em Lazer e Turismo e do Programa de Mestrado Acadêmico em Mudança Social e Participação Política da EACH/USP. Membro da Aliança para Formação e Pesquisa em Turismo Social e Solidário da Organização Internacional de Turismo Social.

(Foto: Acervo Palestrante)

Susana Gastal

Susana Gastal

Doutora em Comunicação (PUCRS). Leciona, orienta e pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade, Universidade de Caxias do Sul. Edita a Revista Rosa dos Ventos Turismo e Hospitalidade. 

(Foto: Acervo do Palestrante)

Patrícia Novak

Patrícia Novak

Aluna do curso de graduação em Lazer e Turismo da EACH/USP. Ex-monitora da Oficina de Turismo Social-Viver São Paulo, aluna do curso de Guia de Turismo da ETEC Martin Luther King.

(Foto: Acervo Palestrante)

Marcelo Tolentino

Marcelo Tolentino

                                                                                                                   

Data

12/03/2020 a 12/03/2020

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora