Curso Presencial
Revista Viva: Velhices - Do olhar indígena aos artistas modernistas
Voltar para o início

Programa
A Revista Mais 60 é quadrimestral, técnico-científica e contribui para à disseminação da produção de conhecimento no campo da gerontologia de forma ampla e significativa. Ao dar visibilidade a velhice, ao processo de envelhecimento e da longevidade, como elementos essenciais para a valorização da pessoa idosa no contexto social.
Este encontro reuni autores da última edição da "Revista Mais 60 - Estudos sobre o envelhecimento" que trouxe releituras do bicentenário da independência do Brasil, e do centenário da Semana de Arte Moderna a reflexão sobre o processo de envelhecimento tanto dos povos indígenas, quanto dos artistas modernistas.
Com João Paulo Lima Barreto e Gênese Andrade.
Mediação: Maurício Trindade.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Mauricio Trindade da Silva
Doutor em Sociologia da Cultura pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade de São Paulo. Exerce a função de gerente adjunto no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo. Tem experiência na área da Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: crítica cultural; política cultural; modernismo; Mário de Andrade; correspondência.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gênese Andrade
Doutora em Literatura Hispano-Americana pela USP, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela Unicamp. Professora titular de literatura do Centro Universitário Faap (São Pa ro (ulo), pesquisadora e tradutora. Autora de Pagu/ Oswald/ Segall (2009), Vicente do Rego Montei2013) e "Artistic Vanguards in Brazil, 1917-1967", em Oxford Research Encyclopedia of Latin American History (2019). Organizadora de, entre outros volumes, Feira das Sextas (2004) e Arte do Centenário e outros escritos (2022), ambos de Oswald de Andrade; Modernismos 1922-2022 (2022) e Correspondência Mário de Andrade & Oswald de Andrade (no prelo).
(Foto: Acervo Pessoal)

João Paulo Lima Barreto
Pesquisador graduado em Filosofia e Doutor em Antropologia Social pela Universidade Federal do Amazonas, apresenta a importância dos "anciões" nas sociedades indígenas, no artigo principal intitulado - Mahsã buhkurã masirã: os sábios indígenas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/03/2023 a 29/03/2023
Dias e Horários
Quarta, 19h30 às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 28/3.
Enquanto houver vagas.