Curso Híbrido
Revoada - laboratório experimental de gestão cultural
Voltar para o início

Programa
O projeto apresenta práticas de trabalho em rede no âmbito da cultura. Para tanto, utiliza três eixos temáticos: tecnologias comunitárias, modelos de financiamento não-convencionais e gestão digital da cultura.
A proposta engloba a realização de um laboratório experimental e participativo com o objetivo de oferecer para gestoras e gestores de pequenos espaços culturais auto-organizados um lugar de encontro, troca e construção coletiva de conhecimento.
Está prevista a realização de seis simpósios temáticos, um grupo de trabalho e uma publicação final.
A metodologia aplicada neste laboratório, pautada em teorias de educação participativa e animação sociocultural, busca capacitar e fortalecer as inúmeras iniciativas culturais disseminadas pela cidade de São Paulo.
O Laboratório de Gestão Cultural é uma proposta do Centro Cultural Marieta, e do Projeto Cortex, realização Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
As inscrições para o processe seletivo podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Espaço Marieta)
Palestrantes

Luciana Conrado
Historiadora, mestre em museologia e doutora em educação pela Universidade de São Paulo. É professora da Especialização Museologia, Cultura e Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; diretora da PERCEBE - Pesquisa, Consultoria e Treinamento Educacional; pesquisadora do projeto Tainacan - Laboratório de Inteligência de Redes (Faculdade de Ciência da Informação - UnB).
(Foto: Acervo Pessoal)

Flavia Vivacqua
(Foto: Acervo Pessoal)

Leonardo Germani
Desenvolvedor web que atuou em diversos projetos de software livre relacionados a gestão cultural, como o Tainacan e "Mapas Culturais". Foi um dos pioneiros da Cultura Digital no Ministério da Cultura e, entre 2015 e 2016, também atuou como coordenador do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maíra Endo
Graduada em artes visuais pela Unicamp, administração de empresas pela PUC-Campinas e especialista em Gestão Cultural pela Universitat Internacional de Catalunya, em Barcelona (2008). Fundou em 2015 a SOLar, uma plataforma para criação, desenvolvimento e produção de projetos de arte. , É organizadora e editora-curadora do HIPOCAMPO e pesquisadora do CÓRTEX.
(Foto: Lucas Malkut)

Giovanni Pirelli
Gestor cultural e curador, diretor executivo do centro cultural Marieta., fundou e coordenou o Cubo, incubadora de artistas e projetos culturais, localizada, em Milão na Itália. Especializado em gestão cultural pelo Sesc-SP (2020), desde 2015 coordena as atividades do centro cultural Marieta, em São Paulo.
(Foto: Helena Guerra)

Adriana Barbosa
Fundadora da Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo da América Latina, e CEO da PretaHub. Em 2017 foi homenageada como uma das 51 pessoas negras com menos de 40 anos mais influentes do mundo segundo o Mipad, premiação mundial reconhecida pela ONU.
(Foto: Gabriela Tanabe)

Diego Borin Reeberg
Graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP. Foi um dos pioneiros do movimento crowdfunding no Brasil, é um dos sócios do Catarse, a primeira plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos do país.
(Foto: Rodrigo Machado)

Rafael Pereira Oliveira
Facilitador de processos colaborativos e circulares, mediador de conflitos e pesquisador do cuidado das relações em organizações, coletivos e comunidades. Treinador de Sociocracia (Governança Dinâmica). É mestre em Gestão Cultural e graduado em Artes Cênicas. Foi produtor cultural em Santa Catarina por 15 anos e gestor de políticas culturais no Ministério da Cultura, em Brasília, tendo coordenado a implantação das metas do Plano Nacional de Cultura e a III Conferência Nacional de Cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
29/06/2023 a 10/08/2023
Dias e Horários
Quartas e quintas, 19h às 21h30
Curso Presencial
Inscrições para o processo seletivo a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 17/6.
Enquanto houver vagas.
Local
Encontros presenciais no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e on-ine através da Plataforma Microsoft Teams