Atividades

Humor e crítica

Curso On-Line
Rindo para não chorar: quadrinhos de humor e crítica política

Voltar para o início Rindo para não chorar: quadrinhos de humor e crítica política

Programa

Temos a percepção de que, ao rever produções gráficas de humor de décadas passadas, sejam tiras, charges ou cartuns, que algo ainda se comunica conosco.

Serão as críticas políticas dos últimos 50 anos ainda tão atuais? E qual o papel de memória vegetal que estas publicações resguardam enquanto fonte histórica, crônica de época, comentário sociopolítico de uma geração? E hoje, estamos rindo de quê, e com quem?

Estas são algumas das questões que mobilizarão as conversas nas mesas de debate do ciclo "Rindo para não chorar".

12/8 - Tirinhas com tiradas: O comentário jornalístico em quadrinhos.
Conversa sobre a produção de quadrinhos veiculada em jornal.
Com André Dahmer e Ciça.

19/8 - PoliticXs: Produção de quadrinhos políticos por mulheres.
Panorama atual de produção e protagonismo das criadoras de quadrinhos de humor.
Com Carol Ito e Dani Marino.

26/8 - Sua pesquisa é uma piada: estudando quadrinhos de humor.
Apresentação de pesquisas acadêmicas sobre humor e quadrinhos.
Com Andrea Nogueira e Cintia Lima Crescêncio.

2/9 - Teclado afiado: webquadrinhos de humor.
A produção e amplificação de quadrinhos de humor com comentário politico através da interface digital.
Com Alexandre Beck e Junião.
Mediação: Paulo Ramos.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 30/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Paulo Ramos

Paulo Ramos

Jornalista e professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo. É autor de vários livros sobre quadrinhos e vencedor de cinco troféus HQMix
(Foto: Acervo pessoal)

Alexandre Beck

Alexandre Beck

Cartunista, agricultor, nascido em Florianópolis/SC, em 1972.Graduado em agronomia e comunicação social.Pai, marido e aprendiz. Em 2019, ganhou o Prêmio Angelo Agostini de "melhor web comics". Criador do personagem Armandinho.
(Foto: Fernando Evangelista)

André Dahmer

André Dahmer

Pintor, poeta e cartunista. Publica quadrinhos nos jornais O Globo e Folha de São Paulo. Autor de onze livros, ganhou quatro vezes o prêmio HQMIX de quadrinhos, recebendo duas indicações ao prêmio Jabuti.
(Foto: Igor de Melo)

Andrea de Araújo Nogueira

Andrea de Araújo Nogueira

Historiadora pela USP. Mestre em Artes Visuais pela Unesp - IA e Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Gerente do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Integra como Pesquisadora Colaboradora o grupo "As narrativas históricas e a polifonia da linguagem humorística brasileira (1930-1960)" com o estudo sobre a produção de Hilde Weber (1913-1994).
(Foto: Acervo Pessoal)

Carol Ito

Carol Ito

Criadora do blog de quadrinhos autorais Salsicha em Conserva, em que publica HQs com temas ligados a política, comportamento e gênero. Em 2017, criou o Políticas, projeto dedicado a publicar quadrinhos políticos feitos por mulheres. Mestra em Ciência da Informação pela ECA-USP, com pesquisa sobre mulheres quadrinistas que publicam na internet.
(Foto: Jozzuu)

Ciça

Ciça

Jornalista e cartunista brasileira, criadora do personagem O Pato, da coletânea Pagando o Pato (L&PM) e autora de livros infantojuvenis. Premiada em 2009 na categoria "Grande Mestre" com o Troféu HQ Mix e na categoria "Mestre do quadrinho nacional" em 2019 o Prêmio Angelo Agostini.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cintia Lima Crescêncio

Cintia Lima Crescêncio

Professora do curso de História da UFMS, é mestre e doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSC, com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É líder do grupo de pesquisa História, Mulheres e Feminismos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dani Marino

Dani Marino

Mestre em Comunicação. Integrante do Observatório de Quadrinhos da ECA/USP e da Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial - ASPAS. Colaboradora nos sites Minas Nerds, Quadro-a-Quadro, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Junião

Junião

Formado em Artes Visuais pela Unesp e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Já publicou na Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja e Courrier International (França). Editor e coordenador de projetos da Ponte Jornalismo (ponte.org). Em 2016, lançou seu primeiro livro infantil, Meu Pai Vai Me Buscar na Escola que integrou a lista do PNBE 2019.
(Foto: José de Holanda)

Data

12/08/2020 a 02/09/2020

Dias e Horários

Quartas, 16h às 18h.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas e Intransferíveis.

Local

Em Casa

Valores

Grátis