Atividades

Curso virtual traz a música afroandina passando por Colômbia, Equador, Peru e Bolívia

Curso Presencial
Ritmos Afro-Andinos

Voltar para o início Ritmos Afro-Andinos

Cancelado

Programa

A partir dos pressupostos teóricos de Celestina Olindo, presentes no livro “Los Afroandinos de los siglos XVI al XX” (Unesco, 2004), e dos trabalhos autorais de Llanos, registrados no disco “Por guitarra negra” (Tratore, 2017), explora-se percursos possíveis pensando numa estética afroandina no seguinte cenário geográfico-cultural:

- Os afroandinos na Colômbia e o ritmo Currulao
- Os afroandinos no Equador e o ritmo Bomba (do Valle del Chota)
- Os afroandinos no Peru e os ritmos Festejo e Landó
- Os afroandinos na Bolívia e o ritmo Saya
- Os afroandinos no Chile e o ritmo Tumba carnaval.

O objetivo do curso é o de sistematizar possíveis referenciais teóricos e discográficos que sirvam como alicerce para pensar uma "estética afroandina" como potência criativa decolonial (a do Pacífico Negro em contraponto ao Atlântico Negro). Tais processos terão duas frentes de ação e abordagem:

1. Reflexiva: a partir de uma pesquisa bibliográfica será feita uma análise crítica dos pressupostos de Olindo (2004) entre outras pesquisas destacáveis (principalmente as de Catherine Walsh, desde o “Fondo Documental Afro-Andino da Universidad Andina Simón Bolívar”), face a outros trabalhos realizados nessa mesma linha de pesquisa nos países acima referidos (Colômbia, Equador, Bolívia, Peru e Chile), com ênfase nas manifestações expressivas (músicas e danças afroandinas) advindas de diversos cenários e saberes (orais ou escritos)

2. Artística: paralelamente, propõe-se um levantamento das fontes discográficas correlatas que compõe numa coletânea de ritmos afroandinos no intuito de analisar/explicitar as suas estruturas formais musicais e seus estilos performativos (quais instrumentos e formação camerística lhe são característicos)

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/910Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Fernando Elias Llanos

Fernando Elias Llanos

Professor adjunto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG). Doutor em Musicologia pela ECA-USP e mestre em Etnomusicologia pelo IA-Unesp, realizou seu pós-doutoramento no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/11/2022 a 23/11/2022

Dias e Horários

Segunda a Quarta, 15h às 17h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 18/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis