Atividades

Ponteados de viola e saborosas histórias

Curso Presencial
Roda de Leitura e Prosa de Viola

Voltar para o início Roda de Leitura e Prosa de Viola

Programa

Encontro com o violeiro Paulo Freire que traz histórias e músicas que inspiraram seus recentes lançamentos: o romance "Selva" e o diário de bordo "Chão".

Em "Selva" (Bambual Editora), o autor explora os contrastes entre a vida na cidade grande, o sertão brasileiro e a beleza das relações humanas. O encontro entre Selva, uma jovem paulista apaixonada por plantas medicinais, e Teófilo, um mestre do sertão, compõe a trama e a incrível reviravolta da história, realçando a riqueza das personagens e suas buscas genuínas.

Já o livro "Chão" (Ed. Vai Ouvindo) é um diário de bordo, inspirado no "Turista Aprendiz", a obra de Mário de Andrade. Em 2015/2016, o violeiro passou por todos os estados brasileiros, participando do projeto Sonora Brasil, do Departamento Nacional do SESC. Foram 120 shows, em mais de 100 cidades, apresentando a viola caipira. Paulo Freire conta suas descobertas, reflexões e aprendizados nas andanças pelo Brasil.

Neste encontro, apresenta as músicas que conduziram a criação dos livros e conta os causos da sua grande viagem. Assim, em meio a ponteados de viola, são narradas saborosas histórias como o pedido de socorro da Samaúma centenária no Amapá, a formação do mestre Teófilo no sertão mineiro e no porto de Ilhéus, a sabedoria e valentia da velha Luduvina no enfrentamento com os poderosos, e os toques de viola que retratam o movimento da natureza como a Inhuma, o Papagaio e a Lagartixa.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Paulo Freire

Paulo Freire

Violeiro que vem se especializando nos mitos populares brasileiros. Publicou romances, biografias, livros de histórias, ensaios em revistas, além de diversos CDs individuais ou em grupo, que lhe valeram vários prêmios nacionais e internacionais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/07/2022 a 23/07/2022

Dias e Horários

Sábado, 15h às 16h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/6, até o dia 22/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora