Atividades

Atividade aborda os desafios do educador que utiliza a cultura popular como ferramenta de ensino

Roda de viola: jogos musicais no ensino coletivo da viola caipira

Voltar para o início Roda de viola: jogos musicais no ensino coletivo da viola caipira

Programa

Instrumento musical atrelado à cultura popular de tradição rural firmada na oralidade, a viola caipira, ao ser inserida no âmbito do ensino formalizado, passa a adquirir novas identidades. Nessa conjuntura, a mediação entre o universo tradicional do violeiro e os espaços de educação configura-se como o principal desafio da escolarização desse instrumento.

A pesquisa apoia-se nos preceitos pedagógico-musicais do educador e músico H-J Koellreutter, a fim de vislumbrar alternativas que apontem para estratégias singulares de ensino da viola caipira que estejam comprometidas com a dinâmica da oralidade. Nesse sentido, a palestra busca compartilhar as contribuições e desafios que o uso de jogos sonoro-musicais inspirados no universo do violeiro da tradição oral ofereceu aos processos de ensino e aprendizagem coletivos da viola caipira.

Serão relatadas as experiências realizadas durante a pesquisa de campo em que foram ministradas oficinas coletivas de viola caipira em espaços culturais na cidade de São Paulo durante o período de 2014 a 2016.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Fábio Miranda

Fábio Miranda

Violeiro e educador. Mestre em Música pela ECA-USP. Tem dois álbuns autorais gravados: "Caravana Solidão" (2012) e "Chamamento" (2016), além de "Nonada" (2014) integrando a banda brasiliense Judas.
(Foto: Gustavo Serrate)

Data

17/11/2017 a 17/11/2017

Dias e Horários

Sexta, 17h às 19h

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Valores

Grátis

Inscreva-se agora