Roger Chartier: O passado no presente
Voltar para o início
Programa
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Hoje a história não é mais o privilegio dos historiadores. As referências ao passado são temas para romances ou filmes, argumentos nos discursos políticos e lugares de memória. Nesse curso visa-se estudar, a partir de exemplos históricos, as relações ou diferenças entre as várias formas de presença do passado numa sociedade.
Conteúdo:
1.Memória e história
A partir do livro clássico de Paul Ricoeur, Memória, história, esquecimento, o analise enfatizará as diferenças entre a representação histórica e o reconhecimento da memória, a memória como objeto de pesquisa histórica e ao avesso a afirmação de memória como verdadeira história.
2. Técnicas da memória
Este curso examinará na longa duração as varias modalidades da memória: mnemotécnicas medievais, "livros de memoria" no renascimento, lugares de memória de época moderna.
3. O passado no teatro
A partir de obras articulares, o objetivo será compreender como a criação dramática se apodera do passado. As obras analisadas serão Ricardo II de Shakespeare, Le Cid de Corneille, uma obra de Brecht e La tragédia do Re Christophe de Aimé Césaire.
4. A história no romance e o romance como história
Sem esquecer as apropriações contemporâneas do passado nos romances, o curso se focalizará sobre uma leitura de Dom Quixote.
5. Perigo e necessidade do esquecimento
Voltando a Ricoeur, o curso apresentará as varias modalidades de relações entre a conservação e o apagamento propostas por Freud, por Borges (na ficção "Funes o memorioso"), por Foucault (na tensão entre proliferação e rarefação) e pela técnica digital.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Palestrantes

Roger Chartier
Historiador renomado, vinculado à École des Annales e maior referência viva da escola, foi professor do Collège de France, em Paris. Atualmente é professor visitante na Universidade da Pensilvânia. Seu trabalho segue a tradição da escola dos Annales, tendo se dedicado especialmente à história do livro e da leitura. É especialista em história das práticas culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
31/07/2017 a 04/08/2017
Dias e Horários
Segunda a Sexta, 14h às 18h
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.