Atividades

O encontro de ciganos e judeus na música

Curso Presencial
Rumalaj: entre o Ocidente e o Oriente

Voltar para o início Rumalaj: entre o Ocidente e o Oriente

Programa

Esta atividade tem como objetivo explorar as conexões musicais entre as regiões do Leste Europeu e Turquia, destacando as influências culturais e históricas que moldaram a música nessas áreas. O grupo Rumalaj tem como foco artístico a música de duas culturas orientais, por um lado os roma/ciganos dos Bálcãs, e por outro, os judeus ashkenazim.

Ambos os grupos têm trajetórias culturalmente ricas e movimentadas e, ao longo de suas existências, agregaram elementos musicais de povos próximos, tendo muito conteúdo folclórico compartilhado.

A música klezmer dos judeus do Leste Europeu e a música romani dos ciganos dos Bálcãs têm diversos pontos de convergência, tanto em questões musicais, quanto, também, em questões históricas.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Wikimedia Commons)

Palestrantes

Mario Aphonso III

Mario Aphonso III

Atua na família completa dos saxofones, flautas, clarinetes, teclados, percussão, além de diversos instrumentos tradicionais de sopros orientais. Buscando conexões entre música ocidental e oriental fundou e coordena o Coletivo Tarab, que é dedicado ao ensino e pesquisa da música do Oriente Médio, Sefaradi, Mediterrâneo, Bálcãs e suas linguagens.
(Foto: Paulo Liebert)

Ian Nain

Ian Nain

Músico multi-instrumentista que se dedica à pesquisa da música clássica otomana, suas conexões com a música do Oriente Médio, Mediterrâneo e suas diversas influências na música cigana, conectando a teoria musical da música Sufi e das cortes otomanas à música cigana turco-grega, do leste europeu e de antigas províncias do Império Otomano.
(Foto: Paulo Liebert)

Alexander Parke

Alexander Parke

Clarinetista, etnomusicólogo e compositor. Atua profissionalmente entre Nova York e São Paulo, sendo conhecido principalmente por seus trabalhos com música Klezmer e brasileira. Atualmente integra os grupos Klezmer 3 Rios e Klezmer Kabaret, ambos de São Paulo.
(Foto: Rob Reuland)

Gabriel Draetta

Gabriel Draetta

Baterista, percussionista e artista educador formado em bateria pela EMESP/ULM.  Atualmente é percussionista na banda de cumbia La Guacamaya, no Bloco de Pífanos de SP e baterista nas bandas Caixa de Música, ACATUM e Klezmer 3 Rios.
(Foto: Feca Films)

Antonio Arantes

Antonio Arantes

Músico dedicado à percussão popular.
(Foto: Nande Caetano)

Data

13/07/2024 a 13/07/2024

Dias e Horários

Sábado, 15h às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 13/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora