Curso Presencial
Sampa Negra: Imagens/Margens
Voltar para o início

Cancelado
Programa
Desde a introdução dos primeiros aparelhos de captura e reprodução industrial das imagens, as pessoas negras têm sido projetadas pelos olhares outros.
No transcurso do século XX profissionais negros da fotografia começaram a localizar e tentar desconstruir estereótipos e exotismo imageticamente projetados sobre indivíduos e multidões negras. Desvelar a subjetividade do racismo imagético tem sido um desafio cultural amplo e multifacetado.
A narrativa imagética tem disso um campo de disputa sobre a identidade, memória e pertencimento no mundo e também no Brasil, ao menos desde a década de 1960. Com o aparecimento dos trabalhos de Lita Cerqueira e Walter Firmo entre fins dos anos 1960 se configurou um campo novo de trabalho artístico e produção de linguagem marcado por "expressões de negritudes". Imagens fotográficas de Abolicionistas negros/as, fotografias publicadas na Imprensa Negra dos anos 1930 há todo um esforço de construção de padrões que escapem ao racismo antinegro.
Há, contudo, uma mudança de tonalidade nos artigos publicados na grande imprensa por Beatriz Nascimento questionando a imagem cinematográfica projetada por Cacá Diegues sobre a figura histórica-mítica de Chica da Silva, vivida no corpo da atriz Zezé Mota. Inusitada é a percepção de Beatriz Nascimento sobre o que mais tarde Stuart Hall definiria como "sistema racializado de representação".
A rede web e fotografia doméstica e pessoal, aparentemente retirou das corporações o privilégio de produção e circulação de imagem. Será que coletivamente já escapamos ao sistema de representação fotográfica colonial-antropológica-racial do século XIX?
O curso será realizado por meio de aulas expositivas teóricas e práticas, projeção de imagens e conteúdos fílmicos/sonoros. Criação de roteiro e realização de pesquisa de campo.
Pré-requisitos: ter uma câmera digital ou celular e se responsabilizar pelo seu uso em público.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Salloma Salomão Jovino da Silva - Grupo Macuas)
Palestrantes

Salloma Salomão Jovino da Silva
Doutor em História pela PUC-SP, pesquisador de Histórias Culturais Negras e suas formas de Expressão no Brasil e Afro-diáspora.
(Foto: Acervo Pessoal)

Nego Júnior
Formado em Design Digital pela Universidade de Santo Amaro, possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV e é pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristiane Alves Avelar
Educadora e pesquisadora de artes e culturas afro-brasileiras. É mestra em Filosofia pelo IEB-USP, onde desenvolveu uma pesquisa sobre a trajetória artística de Maria Lídia Magliani. Foi coordenadora do Núcleo de Consciência Negra na USP e do curso preparatório para a pós-graduação voltado aos públicos das ações afirmativas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Ser
Fotógrafa e arte-educadora. Possui bacharelado em Fotografia pela Universidade Senac São Paulo e extensão em História da Arte do Continente Africano pela UFRB.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
05/09/2023 a 26/09/2023
Dias e Horários
Terças e quartas, 14h às 16h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 5/9.
Enquanto houver vagas.