Curso Presencial
Saneamento ecológico na prática
Voltar para o início

Programa
Em três aulas que conjugam teoria e prática, o curso capacita os participantes a reconhecer as possibilidades e recursos disponíveis no seu território e a implantar sistemas simples de tratamento de efluentes, com mão de obra familiar ou comunitária.
Nas saídas, os participantes constroem um círculo de bananeiras (CB) numa residência e observam um tanque de evapotranspiração (TEvap) pioneiro, no terreno do futuro parque da Fonte.
O TEvap é um sistema de tratamento de água da bacia sanitária e pequenas quantidades de água cinza, aliando o saneamento à produção de alimentos através do plantio de bananeiras e outras plantas que utilizam muita água.
O círculo de bananeiras é usado para infiltrar, tratar e reaproveitar a água cinza da residência. É bem mais simples do que o TEvap e tem custo praticamente zero: uma escavação no solo, preenchida com madeira e palha, ao redor da qual são plantadas bananeiras e outras plantas.
Programação
11/6
Dia 1 - Aulas teóricas no CPF
10h30-12h: O que é saneamento ecológico
Aula teórica participativa sobre os conceitos de saneamento, saneamento ecológico e a importância do manejo sustentável da água, do solo e da biodiversidade em tempos de mudanças climáticas.
13h30-15h: Tecnologias sociais
Explicação das diversas técnicas utilizadas no saneamento ecológico e como funcionam: tanque de evapotranspiração (TEvap), círculo de bananeiras (CB), vermifiltro, biodigestor, vala de infiltração e zona de raízes
15h-16h30: Tanque de evapotranspiração (TEvap)
Detalhamento da implantação do Tanque de evapotranspiração - preparação para a aula prática: como dimensionar o sistema, escolha dos materiais, cuidados na implantação para evitar os principais erros e manutenção e acompanhamento do sistema pós obra.
16h30-18h: Aproveitamento de água de chuva.
12/6
Dia 2 - Aula prática e visita ao tanque de evapotranspiração do Córrego da Fonte do Peabiru
8h-12h: Saída do CPF para residência no Morro do Querosene
Reconhecimento dos desafios do quintal e recursos disponíveis. Medições e verificação do dimensionamento do sistema. Preparação dos materiais e divisão das tarefas. Implantação do sistema de tratamento de água cinza.
12h-13h30: Almoço em local próximo à prática, oferecido pela organização do curso.
13h30-15h: Finalização da prática.
Plantio e cobertura do solo. Ajustes paisagísticos e estéticos do local.
13h-16h30: Visita ao TEvap
Acomodar a câmara de pneus, preencher o tanque com entulho e terra, também com a ajuda da retroescavadeira.
13/6
Dia 3 - Aulas teóricas no CPF
10h30-12h: Finalização do TEvap e implantação do CB
Segurança sanitária; uso da urina como fertilizante; manejo de agua de chuva; tetos verdes; jardins de chuva e outras soluções baseadas na natureza; Integração de elementos e gestão regenerativa baseadas na Permacultura
13h30-18h: Aula de encerramento
Continuação dos temas anteriores.
Por fim, sessão de tira-dúvidas, planos futuros, considerações finais e entrega dos certificados emitidos pela educadora.
Orientação geral
Nos dias de prática, levar luvas de trabalho, chapéu, protetor solar e ir com sapato fechado e roupas que possam sujar.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Dede? Lenk)
Palestrantes

Adriana Galbiati
Engenheira ambiental e permacultora. Ministra cursos de permacultura desde 2009. Mestre em Tecnologias Ambientais pela UFMS, com pesquisa sobre saneamento focado em recursos. Coautora do [it.]Catálogo de soluções sustentáveis em saneamento[/it.] (Catalosan), publicado pela Funasa. Autora e coautora de trabalhos científicos que permitiram a validação do tanque de evapotranspiração (tevap) como uma das soluções para tratamento unidomiciliar de esgoto em meio rural e urbano. Reside em São Paulo, ministra cursos e dá consultoria em saneamento ecológico e se prepara para ingressar no doutorado com o tema: Possibilidades da integração do saneamento ecológico à infraestrutura verde nas cidades.
(Foto: E?rika Galbiati)
Data
11/06/2025 a 13/06/2025
Dias e Horários
11/6, Quarta, 10h30 às 19h.
12/6, Quinta, 8h às 17h.
13/6, Sexta, 10h30 às 18h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 13/6.
Enquanto houver vagas.