Atividades

Saúde mental e produção de cuidado de crianças e adolescentes

Curso On-Line
Saúde mental de crianças e adolescentes e a produção de cuidado

Voltar para o início Saúde mental de crianças e adolescentes e a produção de cuidado

Programa

Se por um lado a história da loucura e a atenção à saúde mental estiveram historicamente centradas no cuidado aos adultos, por outro, crianças e adolescentes são o grupo mais vulnerável para os processos de medicalização de suas formas de viver e existir, para as situações de violência e de negligência. Neste mês de maio, em que se comemora o Dia da Luta Antimanicomial no Brasil, interessa sustentar a ampliação do debate e das práticas de cuidado que se direcionem para crianças e adolescentes, suas famílias e comunidades.

Assim, o presente curso "Saúde mental de crianças e adolescentes e a produção de cuidado" tem como objetivo apresentar aos participantes o tema da produção de cuidado em saúde mental para crianças e adolescentes a partir da Atenção Psicossocial, e dos direitos humanos, das políticas públicas e das perspectivas inclusivas.

O horizonte desta proposta é contribuir para a promoção de práticas de cuidado e de acompanhamento à estas pessoas, que almejem a efetivação da garantia dos direitos, pautadas no reconhecimento das diferenças e na contribuição que todas e cada pessoa tem na construção de uma sociedade mais inclusiva e interessante.

Para tanto, o curso pretende abordar sobre a história da constituição do campo da atenção em saúde mental para crianças, adolescentes, jovens, suas famílias e comunidades, bem como apresentar como hoje se configuram as Redes de Atenção Psicossocial.

Também tratará sobre estratégias de cuidado pautadas no trabalho territorial e comunitário. Ademais, buscará também problematizar os modos como, atualmente, se dá a produção do sofrimento psíquico e seus modos de reconhecimento e legitimação na sociedade. Finalmente, então, discutirá sobre possibilidades de cuidado a partir da realidade instaurada com a emergência da COVID 19 tomando como exemplo o cuidado às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo e suas famílias.

Aula 1 - Infâncias, Adolescências: direito ao sofrimento e a construção do campo da saúde mental
Palestrante: Bruna Lidia Taño.
Os temas a serem abordados neste encontro incluem: 1. Apresentação do curso a história da constituição do campo da atenção à saúde mental de crianças e adolescentes; 2. Desafios históricos e contemporâneos na constituição do campo; 3. Organização da rede de cuidado em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS).

Aula 2 - Saúde Mental e Deficiência
Palestrante: Bruna Lidia Taño.
Os temas a serem abordados neste encontro incluem: 1. Saúde mental de crianças e adolescentes e a interface com o campo das Deficiências; 2. Medicalização e patologização das vidas e das formas de viver.

Aula 3 - Família, redes de cuidado e território
Palestrantes: Bruna Lidia Taño e Martha Morais Minatel.
Os temas a serem abordados neste encontro incluem: 1.Transgeracionalidade e sofrimentos psíquicos; 2. Estratégias de cuidado e de articulação de saberes comunitários e territoriais para a promoção e atenção em saúde mental de crianças e adolescentes; 3. Articulação intersetorial: clinica ampliada e trabalho territorial.

Aula 4 - Cotidiano e cuidado: a pandemia da COVID 19 e a experiência com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias
Palestrantes: Bruna Lidia Taño e Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes.
Os temas a serem abordados neste encontro incluem: 1. Implicações da pandemia da COVID 19 no cotidiano das crianças e adolescentes; 2. A urgência do cuidado a partir dos desafios, fragilidades e potências da atual realidade; 3. A experiência de acompanhamento às crianças com TEA e suas famílias.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Bruna Lidia Taño

Bruna Lidia Taño

Mãe via adoção de Kauã e Rhadassa. Terapeuta Ocupacional. Mestra em Terapia Ocupacional (UFSCar) e Doutora em Educação Especial (UFSCar). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Espírito Santo (DTO-Ufes), em estágio pós-doutoral em Psicologia Social na PUC/SP. Organizadora e autora do livro: "Saúde Mental de Crianças e Adolescentes e a Atenção Psicossocial" Editora Manole, 2021. Tem projetos de pesquisa e extensão nos temas: infâncias, saúde mental, cotidiano, políticas públicas, intersetorialidade e terapia ocupacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes

Amanda Dourado Souza Akahosi Fernandes

Terapeuta Ocupacional. Mestra e Doutora em Terapia Ocupacional (PPGTO-UFSCar). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional. Organizadora e autora do livro: "Saúde Mental de Crianças e Adolescentes e a Atenção Psicossocial" Editora Manole, 2021. Tem projetos de pesquisa e extensão nos temas: saúde mental infantojuvenil, autismo e atenção psicossocial.
(Foto: Acervo Pessoal)

Martha Morais Minatel

Martha Morais Minatel

Mãe, terapeuta ocupacional, docente do curso de Terapia Ocupacional da UFSCar. Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação Popular em Saúde e Terapia Ocupacional em Saúde Mental; integrante da Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e Educação Popular em Saúde do município de São Carlos; membro do coletivo comunitário Rede Solidária e de Apoio da Região do Cidade Aracy. Atualmente desenvolve estudos e práticas em saúde mental infantojuvenil a partir dos territórios e com as comunidades e Atenção Psicossocial e Educação Popular.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/05/2022 a 06/06/2022

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 14/5.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira