Curso Presencial
Saúde Mental e Relações Raciais
Voltar para o início

Programa
De maneira muito original, a obra traz uma perspectiva interseccional para o debate sobre a loucura no Brasil. Demonstra como o racismo está engendrado nos mecanismos de manicomialização e como o ambiente social age para tornar vulneráveis pessoas negras, indígenas, também mulheres e LGBTQIA+.
A partir de conceitos como desnorteamento, descolonização e aquilombação, e apoiado em sua própria atuação como trabalhador na Rede de Atenção Psicossocial ligada ao SUS, o autor faz uma defesa contundente pelo fim das internações e pelo desmonte dos manicômios, em favor da construção de um sistema coordenado de atenção e cuidado à saúde mental das populações brasileiras marginalizadas, em que o indivíduo seja atendido e apoiado em sua própria comunidade, em seu próprio território.
Este processo, que chama de antimanicolonial, é aquele que permite o reforçamento ou reconstrução de vínculos afetivos e estruturais no interior da comunidade, entre indivíduos, entre indivíduo e a coletividade e na relação indivíduo/comunidade/território. Uma visão renovadora e inovadora para a luta antimanicomial e que desnuda, ao mesmo tempo, os vários preconceitos (raciais, étnicos, de gênero) que permeiam as relações interpessoais e institucionais no Brasil.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Palestrantes

Emiliano de Camargo David
Psicólogo e psicanalista, doutor e mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com especialização lato sensu em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IP/UERJ) É membro e docente do AMMA Psique e Negritude. Também é membro do Grupo de Trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/10/2024 a 09/10/2024
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/9, até o dia 9/10.
Enquanto houver vagas.