Atividades

Projeto 3 vezes 22

Semana de 22: olhares críticos

Voltar para o início Semana de 22: olhares críticos

Programa

A Semana de Arte Moderna, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, em fevereiro de 1922, configura-se como um dos mais importantes “lugares de memória” (Pierre Nora) da história cultural brasileira. Momento (estratégico) de convergência de intelectuais e artistas, para legitimar, no país, a experiência da vanguarda europeia do início do século XX, permaneceu como ícone de embate estético, por empenho de seus principais participantes.

Ao longo dos anos, foi sendo ressignificada, reinventada, mitificada, apropriada para atender aos mais diversos interesses pessoais ou coletivos. Este seminário pretende reavaliar criticamente o legado da Semana de 22, a partir de múltiplos ângulos interpretativos: artístico, histórico, memorialístico, sociológico, político etc.

O seminário compõe o projeto 3 vezes 22, em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP.

21/02 – 14h às 16h
Memorialismo: história da semana de arte moderna
Em uma visada retrospectiva, pretende-se deslindar as diversas estratégias de construção do sentido e valores culturais da Semana de 22, a partir de relato testemunhal paradigmático de Mário de Andrade, assim como da modelagem memorialística levada a termo por seus mais conceituados historiadores (Mário da Silva Brito e Brito Broca).
Convidados:
Marcos Antonio de Moraes (IEB-USP) -
“Mário de Andrade”;
Maria Augusta Fonseca (USP) -
“Mário da Silva Brito”;
João Fábio Bittencourt -
“Brito Broca”.

21/02 – 16h às 18h
Personagens, sociabilidades
Tenciona-se colocar em cena personalidades ligadas à Semana de 1922 (artistas, letrados e empreendedores), para se compreender o papel que representaram na configuração da sociabilidade modernista em seus primórdios.
Convidados:
Carlos Augusto Calil (ECA-USP) -
“Paulo Prado, fautor da Semana de Arte Moderna”;
Eduardo Coelho (UFRJ) –
“Bandeira”;
Mauricio Trindade (Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo)
- “O grupo dos cinco”.


22/02 – 14h às 16h 
Revisitar (criticamente) a Semana de 22
Estudiosos partilham relatos de pesquisas devotadas a apreender a complexidade do momento histórico no qual estava inserida a Semana de 22, a partir da análise de diversas fontes documentais.
Convidados:
Maria Eugênia Boaventura (Unicamp) -
“22 por 22”;
Frederico Coelho (PUC-RJ) -
“Semana sem fim”;
Marcos Augusto Gonçalves -
“A semana que não terminou”.

22/02 – 16h às 18h
Repercussões regionais da Semana de 22
Evento paulistano, a Semana de 22 repercutiu, ao longo do tempo, em outras regiões do Brasil. Cabe indagar qual a natureza dessa recepção contemporânea (e extemporânea), como se deu o processo de (re)interpretação local dos valores e ideários apregoados pelo movimento modernista?
Convidados:
Sérgio Micelli (USP)  – “Modernismo mineiro”;
Humberto Hermenegildo de Araújo (UFRN) –
“O modernismo no Rio Grande do Norte”;
Maria Arminda N. Arruda (USP) –
"Literatura de Lucio Cardoso”.

23/02 – 14h às 16h
Artes visuais, espaços
Abordagem crítica da produção artística exibida na Semana de 22, considerando suas raízes e posteriores desdobramentos criativos. Colocam-se em relevo os vínculos entre questões estéticas e de gênero, assim como o tensionamento entre tradição e ruptura, tendo em vista o espaço simbólico no qual teve lugar o evento.
Convidados:
Fernanda Pitta (Pinacoteca) -
“Outras modernidades: as artes antes da semana de 22”;
Aracy Amaral (USP) -
“Artes plásticas na Semana de 22”;
Paulo Cesar Garcez Marins (Museu Paulista – USP) –
“O lugar da Semana esquecido: o Teatro Municipal no patrimônio nacional”.

23/02 – 16h às 18h
Literatura
Avaliação crítica da produção literária no tempo da Semana de 22, bem como a discussão sobre os sentidos da formação dos leitores da literatura de vanguarda. Amplia-se o debate, levando-se em conta a reverberação na atualidade do ideário contestador do movimento.
Convidados:
João Cezar de Castro Rocha (UERJ) -
“Leituras, leitores”;
Telê Ancona Lopez (IEB-USP) -
“Pauliceia desvairada, um livro moderno”;
Ferréz -
“Semana viva, ampliada, em toda parte”.

24/02 – 14h às 16h
Música
Pretende-se discutir o lugar da expressão musical na Semana de 22, no que tange aos diálogos entre a produção europeia de vanguarda e as raízes nacionais. Coloca-se em evidência a organização dos espetáculos e a atuação dos músicos participantes neles, valendo-se de documentação conservada em arquivos.
Convidados:
Flávia Toni (IEB-USP)
- “Música e modernismo na documentação de arquivo”;
Manoel Aranha  Corrêa do Lago – “Modernismo no pré-modernismo”;
Pedro Fragelli – “Mario de Andrade e a música”;

24/02 – 16h
Músicas apresentadas para piano solo na Semana de Arte de 1922 (Claude Debussy, Erik Satie e Villa-Lobos)
Convidado:
Cristian Budu

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Osi Nascimento)

Palestrantes

Eduardo Coelho

Eduardo Coelho

Doutor em Letras pela UFRJ, com dissertação e tese sobre a poesia de Manuel Bandeira. Foi editor-chefe da Língua Geral Livros de 2006 a 2009; chefiou o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa de 2009 a 2011. Atualmente é professor adjunto de Literatura Brasileira da UFRJ.

 

Sergio Miceli

Sergio Miceli

Doutor em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e pela USP, e professor titular dessa mesma instituição. Membro da Academia Brasileira de Ciências. 
(Foto: Acervo pessoal)

Ferréz

Ferréz

Escritor. Teve suas obras publicadas em diversos países do mundo. É ativista do movimento hip hop e fundou o selo Literatura Marginal.
(Foto: Muller Silva)

Fernanda Pitta

Fernanda Pitta

Curadora, pesquisadora e educadora. Doutora em história da arte pela USP. É curadora sênior na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
(Foto: Levi Fanan)

Maria Augusta

Maria Augusta

Professora Sênior Livre-docente do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Estudiosa do Modernismo brasileiro desde 1972, tem obras publicadas sobre a vida e a obra de Oswald de Andrade e de Mário de Andrade. Em 2008 organizou os números 11 e 12 da Revista Literatura e Sociedade em homenagem aos 90 anos de Antonio Candido. Ainda, com estudo voltado para a obra do crítico - ensaios, entrevistas e prefácios - foi bolsista pesquisadora do CNPq por 9 anos, até 2017. A propósito dos 100 anos de Antonio Candido organizou, em parceria com Roberto Schwarz, um livro de vários autores, a sair pela Editora 34, em setembro pf. Nele também colaborou com o ensaio "O universo feminino e a crítica de Antonio Candido".
(Foto: Acervo Pessoal)

João Fábio Bittencourt

João Fábio Bittencourt

Doutor em Teoria e História Literária pelo Departamento de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas. Atua como pesquisador e professor na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada, Arquivos Literários, Crítica Genética e Literatura Brasileira, principalmente nos seguintes temas: Oswald de Andrade, Brito Broca, André Billy, Modernismo Brasileiro, Pré-Modernismo, Belle Époque, Teatro brasileiro e português, Historiografia e História Literária, Vida Literária, Manuscritos Literários, Jornalismo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Frederico Coelho

Frederico Coelho

Doutor em Literatura Brasileira pela PUC/Rio. É Professor Assistente dos cursos de Literatura e Artes Cênicas e da Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PPGLCC) do Departamento de Letras da PUC/Rio.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Augusto Gonçalves

Marcos Augusto Gonçalves

Mestre em Comunicação na UFRJ, trabalhou paa diversos veículos da imprensa brasileira. Foi editor da Ilustrada e do caderno Mais!, na Folha de S. Paulo, onde também exerceu o cargo de editor de Opinião. É autor de Pós Tudo – 50 anos de Cultura na Ilustrada e de 1922 – A semana que não terminou.

Humberto Hermenegildo de Araújo

Humberto Hermenegildo de Araújo

Doutor  em Letras pela UFPB  e estágio de pós-doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela FFLCH/USP. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, aposentado. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, Literatura Brasileira, Crítica Literária e História Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: moderna literatura brasileira, regionalismo, correspondência, literatura e ensino, com ênfase no estudo da literatura local e regional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Aracy Amaral

Aracy Amaral

Diretora da Pinacoteca do Estado de S.Paulo (1975-79) e do Museu de Arte Contemporanea da USP(1982-86). Tem publicado livros sobre o modernismo no Brasil, arte contemporanea brasileira e latino-americana, alem de organizar antologias sobre arte brasileira. Professora Titular em Historia da Arte na FAU-USP até 1990. Fellowship da John Simon Guggenheim Memorial Foundation, 1978.Curadora de  varias exposições no Brasil e América Latina. Membro do Comitê Internacional de Premiação do Prince Claus Fund, Haia, 2002/2005. Coordenadora de Rumos Itaú Cultural 2005/6. Curadora na Trienal de Santiago, Chile, 2009, e na 8ª. Bienal do MERCOSUL, 2011. Reside em São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristian Budu

Cristian Budu

Formado em música pela Universidade de São Paulo. Nos Estados Unidos, tornou-se mestre em performance pianística sob tutela de Wha-Kyung Byun, com uma bolsa de estudos especial concedida pelo New England Conservatory de Boston. Em 2014, Cristian foi aceito na mesma escola para o Artist Diploma, programa de maior prestígio dos conservatórios norte-americanos, que oferece, além de bolsa integral e patrocínio, diversos concertos solo, de câmara e com orquestras nos Estados Unidos.
(Foto: Kate Lemmon)

Manoel Aranha Corrêa do Lago

Manoel Aranha Corrêa do Lago

Tem uma dupla formação, em Economia e Música. Bacharelou-se em Economia pela UFRJ (1977), seguido de um Mestrado em Administração Pública (Master in Public Affairs) na Woodrow Wilson School of Public and International Affairs da Universidade de Princeton (1980). Em 2005, doutorou-se em Musicologia na Unirio, seguido em 2008 de um pós-doutorado no IEB/USP.

Data

21/02/2018 a 24/02/2018

Dias e Horários

Quarta a Sábado, 14h às 18h

As inscrições podem ser feitas a partir de 23 de janeiro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira