Atividades

Avaliações, experiências e alcances das políticas de cotas nas universidades públicas

Curso Presencial
Seminário Caleidoscópio das ações afirmativas

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Programa

O fio condutor desse seminário é a ideia de que a introdução das ações afirmativas no ensino superior foi um catalisador de mudanças sociais em diferentes esferas da vida nacional.

Por conta do papel das universidades na formação das elites econômicas, políticas e culturais, a chegada de públicos até então minoritários criou condições para que reivindicações identitárias e demandas que extrapolaram os limites das universidades viessem à tona. Com isso, entender esse processo é de fundamental importância para avaliar transformações da sociedade brasileira.

Implantadas em universidades públicas a partir de 2002, com as experiências inovadoras das estaduais do Rio de Janeiro e da Bahia, a ações afirmativas tornaram-se um modelo de política pública visando favorecer o acesso de estudantes oriundos de classes populares e negros ao ensino superior. Esse processo gerou um intenso debate no seio da sociedade brasileira acerca dos efeitos dessas medidas para a redução das desigualdades entre brancos e negros, bem como sobre as sociabilidades hegemônicas no país.

A introdução das ações afirmativas nas universidades públicas gerou profundas transformações nessas instituições. Isso se traduziu no crescimento do número de estudantes de certos grupos minoritários (negros, indígenas, pessoas com deficiência, quilombolas, população trans, refugiados, etc), em mudanças em termos de currículo e em transformações nas relações entre os grupos no interior das universidades, com a criação de coletivos negros diversos.

Nesse sentido, o objetivo desse seminário é lançar luz sobre algumas dimensões das ações afirmativas que não têm sido contempladas na maioria das avaliações realizadas até aqui. Isso é particularmente verdadeiro no que diz respeito às dimensões simbólicas e subjetivas das ações afirmativas.

19/9 das 19h às 20h30 - Conferência de abertura: Efeitos e impactos das políticas afirmativas na modalidade de cotas nas universidades públicas brasileiras e novos desafios.
Com Kabengele Munanga (USP).

20/9 das 10h às 12h - Mesa 1: Ações afirmativas e políticas de permanência estudantil
Se discutirá a relação entre políticas de permanência e ações afirmativas como mecanismos de democratização do acesso às universidades públicas.
Com Acácio Almeida (UFABC), Paula Barreto (UFBA), Andrea Lopes (UNIRIO) e mediação de Maria Nilza (UEL)

20/9 das 14h às 16h - Mesa 2: Coletivos negros, interseccionalidade e demandas decoloniais: mudanças à vista
Os novos públicos nas universidades trouxeram demandas e modos de perceber a realidade diversos do alunado tradicional.
Nessa mesa discutiremos algumas dessas novidades.
Com Milena Mateuzi (UFABC), Luciana Mello (UFRGS), Dulci Lima (SESC-SP) e mediação de Regimeire Maciel (UFABC).

20/9 das 16h20 às 18h20 - Mesa 3: Ações afirmativas na pós-graduação: algumas experiências
Nessa mesa serão abordadas experiências de ações afirmativas na pós-graduação.
Com Laura Moutinho (USP), Antonádia Borges (UFRRJ), Eliane Alves (UFABC) e mediação de Pedro Lopes (UFRJ-UFABC).

21/9 das 10h às 12h - Mesa 4: Populações indígenas e quilombolas nas universidades
Indígenas e quilombolas trazem novos desafios para as universidades. Essa mesa abordará desafios e contribuições.
Com Raimunda Santos (IFRR), Givânia M. da Silva (CONAQ), Isabel Taukane (UnB) e mediação de Edineia Tavares (UFS).

21/9 das 14h às 16h: Cotistas egressos das universidades públicas: o que pensam e o que fazem?
Serão apresentados os resultados de pesquisas de cunho qualitativo e quantitativo sobre egressos cotistas.
Com Beatriz Azevedo (UFABC), Janaína Damasceno (UERJ), Suely Messeder (UNEB) e mediação de Pedro Jaime (FEI-SP).

21/9 das 16h20 às 18h20: Dilemas e perspectivas das ações afirmativas
Após mais de vinte anos de ações afirmativas nas universidades brasileiras que balanço pode ser feito?
Com Antônio Sérgio Guimarães (USP), Joaze Bernardino (UnB), Matilde Ribeiro (UNILAB) e mediação de Paulo S C Neves (UFABC).

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Paulo Sérgio da Costa Neves

Paulo Sérgio da Costa Neves

Doutor em sociologia pela Université Lumière Lyon2, é professor da Universidade Federal do ABC. Coordena o projeto “Caleidoscópio das Ações Afirmativas”, financiado pelo CNPq.

Matilde Ribeiro

Matilde Ribeiro

Doutora em Serviço Social (PUC-SP), professora na UNILAB e ex-Ministra na SEPPIR.

Dulci Lima

Dulci Lima

Pós-doutoranda em Antropologia pela USP, doutora em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC, mestra em Educação, Arte e História da Cultura pelo Mackenzie e bacharel em História pela USP. Pesquisadora no Centro de Pesquisa e Formação Sesc SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Acácio Sidinei Almeida Santos

Acácio Sidinei Almeida Santos

Doutor em sociologia (USP), professor e pesquisador da Universidade do ABC, coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andrea Lopes da Costa Vieira

Andrea Lopes da Costa Vieira

Doutora em sociologia (IUPERJ), professora da UNIRIO, Coordenadora de Políticas Estudantis na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (COPOE/PRAE/UNIRIO).
(Foto: Acervo Pessoal)

Antonádia Monteiro Borges

Antonádia Monteiro Borges

Doutora em antropologia (UNB), professora da UFRRJ. Dedica-se à pesquisa em teoria antropológica, com trabalho de campo no Brasil e África do Sul.
(Foto: Acervo Pessoal)

Antônio Sérgio Guimarães

Antônio Sérgio Guimarães

Doutor em Sociologia (UW), Professor Titular da USP e pesquisador com ênfase nos estudos afro-brasileiros e formação de classes sociais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Beatriz de Paula Azevedo

Beatriz de Paula Azevedo

Doutoranda em Ciências Humanas (UFABC), professora na Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar-UFABC).
(Foto: Acervo Pessoal)

Edinéia Tavares Lopes

Edinéia Tavares Lopes

Doutora em Educação (UFMS), professora na Universidade Federal de Sergipe e integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - UFS.
(Foto: Acervo Pessoal)

Eliane Alves da Silva

Eliane Alves da Silva

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Colaboradora do Programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC (PCHS/UFABC). Pós-doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela mesma universidade, com pesquisa sobre ações afirmativas na pós-graduação. Coordenadora adjunta do grupo Política, Políticas Públicas e Ação Coletiva (3PAC/UFABC), do CNPq. Coordenadora adjunta da Escola Preparatória para a Pós-Graduação em Humanidades (Pós-Graduar/UFABC).
(Foto: Acervo Pessoal)

Givânia Maria da Silva

Givânia Maria da Silva

Doutora em Sociologia (UNB), educadora, quilombola e ex-secretária nacional de políticas para comunidades tradicionais da SEPPIR.
(Foto: Acervo Pessoal)

Isabel Teresa Cristina Taukane

Isabel Teresa Cristina Taukane

Doutora em Estudos de Cultura Contemporânea (UFMT) e membro fundadora do Instituto Yukamaniru de Apoio Às Mulheres Indígenas Bakairi.

Kabengele Munanga

Kabengele Munanga

Doutor em Antropologia e Professor Emérito da USP, é um dos protagonistas intelectuais negros no debate nacional em defesa das cotas e políticas afirmativas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Janaína Damaceno Gomes

Janaína Damaceno Gomes

Doutora em Antropologia Social (USP), professora e pesquisadora da UERJ, compõe a coordenação do Fórum Itinerante de Cinema Negro (FICINE).
(Foto: Acervo Pessoal)

Joaze Bernardino Costa

Joaze Bernardino Costa

Doutor em Sociologia (UNB), professor da UNB e presidente da Comissão de Acompanhamento da Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação - UNB.
(Foto: Acervo Pessoal)

Laura Moutinho

Laura Moutinho

Doutora em Antropologia Social (UFRJ), professora da USP, onde coordena o Progama de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS-USP), e pesquisadora das relações raciais nos contextos brasileiro e sul-africano.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luciana Mello

Luciana Mello

Doutora em Sociologia (UFRGS/UNS) professora da UFRGS e integrante do Comitê de Pesquisa de Sociologia das Relações Étnico-Raciais da Sociedade Brasileira de Sociologia.

Maria Nilza da Silva

Maria Nilza da Silva

Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP/ EHESS), professora da UEL, atua em diversas frentes nacionais e internacionais de estudos afro-brasileiros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Milena Mateuzi Carmo

Milena Mateuzi Carmo

Doutora em Antropologia Social (USP), pós-doutoranda na UFABC com pesquisa sobre os impactos das ações afirmativas nas periferias de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paula Cristina da Silva Barreto

Paula Cristina da Silva Barreto

Doutora em Sociologia (USP), professora da UFBA, coordena projetos e pesquisas sobre temas relacionados às relações raciais e ações afirmativas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Lopes

Pedro Lopes

Doutor em Antropologia (USP), professor na UFRJ e pesquisador colaborador na UFABC com trabalhos sobre deficiência e educação superior.
(Foto: Acervo Pessoal)

Pedro Jaime

Pedro Jaime

Doutor em Antropologia (USP/ULYON2), professor da FEI e da ESPM, tem produzido pesquisas e publicações sobre diversidade nas organizações.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raimunda Maria Rodrigues Santos

Raimunda Maria Rodrigues Santos

Doutora em Ciências Sociais (UNISINOS), professora do Instituto Federal de Roraima, dedica-se ao estudo da temática indígena.

Regimeire Oliveira Maciel

Regimeire Oliveira Maciel

Doutora em Ciências Sociais (PUC-SP), professora da Universidade Federal do ABC, na qual foi coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Suely Aldir Messeder

Suely Aldir Messeder

Doutora em Antropologia (USC), professora da Universidade do Estado da Bahia e coordenadora do Grupo de Pesquisa Enlace.

Data

19/09/2023 a 21/09/2023

Dias e Horários

Terça, 19h às 20h30
Quarta e quinta, 10h às 18h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 19/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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