Seminário Ciência Cidadã e Inovação Social
Voltar para o inícioPrograma
A emergência de práticas científicas com ampliada colaboração e heteroneidade nos seus modos de produção são acompanhas do surgimento de novos atores cognitivos e políticos que no seu fazer constituem relevantes experimentos de reinvenção política e cidadã.
Novas composições entre ciência, tecnologia, sociedade, natureza e democracia são experimentadas.
Nesse sentido a ideia de “ciência cidadã” cria outras dinâmicas entre ciência e política, ampliando e transformando o campo das práticas, das disciplinas e das instituições de produção de conhecimento cientifico, ao mesmo tempo em que engendra formas renovadas de ação política.
Os arranjos sociais e tecnológicos para tornar possível essa combinação simétrica de diferentes conhecimentos constituem importantes laboratórios de inovação social e cidadã, seja na produção de um conhecimento mais robusto ou na busca de soluções mais sustentáveis e solidárias para problemas comuns.
Se os laboratórios transbordaram a ciência, e se mundo tornou-se um laboratório em escala planetária, quais as composições e tensões emergentes entre universidade e sociedade, ciências, humanidades, tecnologias e democracia?
Programa
10/6
Das 10h às 13h - Mesa 1: Ciência cidadã, Tecnologias e Inovação Social: reconfigurações na prática científica e na ação política
Através de práticas mais abertas, colaborativas e simétricas na produção de conhecimento científico entre diferentes atores, quais as novas composições entre ciência, tecnologia e sociedade? Que outras práticas e sentidos podemos vislumbrar para essa tríade? Inovação social, laboratórios cidadãos, democracia tecnológica, tecnologias sociais e…?
Com Antonio Lafuente e Tatiana Roque.
Mediador: Antonio Celso Cavalieri.
15h às 18h - Mesa 2: Transbordamentos disciplinares e relação Universidade-Sociedade.
As multiplicidade de práticas, espaços e de novos atores na produção de conhecimentos tensionam os limites, as fronteiras e as identidades de cientistas experts e os diversos públicos, criando novas demandas e possibilidades para as instituições científicas e universitárias existentes: outras ciências, outras universidades?
Com Sarita Albagli e Sergio Biron.
Mediador: Gustavo Torrezan.
11/6
10h às 13h - Mesa 3: (In)flexões sobre inovação e desenvolvimento: ambiente, tecnologia e sociedade.
Aprender a viver juntos, de forma aberta, sustentável, democrática e autogestionária é um desafio que se coloca no mundo de hoje. Esta mesa discute as perspectivas que atrelam inovação e desenvolvimento considerando a importância da sustentabilidade socioambiental.
Com Ronaldo Cristofoletti e Felipe Fonseca.
Mediador: Laureana Stelmastchuk.
15h às 18h - Mesa 4: Cooperação entre saberes.
A criação de novos arranjos sociotécnicos, laboratórios e observatórios são experiências relevantes para infraestruturar e dar consistência para as novas práticas de produção de conhecimento e ação política. Saberes situados, corporificados, territorializados promovem a criação de outras técnicas, tecnologias e dispositivos políticos alternativos.
Com Vagner do Nascimento e Isabela Souza.
Mediador: Henrique Parra.
Este seminário é uma realização conjunta com Pimentalab (Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento – Unifesp) e Festival Tropixel.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Projeto Safe CastCC 4.0)
Palestrantes
Felipe Fonseca
Pesquisador diletante, artista bissexto e nomeador compulsivo. Diretor do UbaLab, em Ubatuba/SP. Coordena o ninho.social - centro de cultura e ciência. Curador e produtor do Festival Internacional Tropixel - Arte, Ciência, Tecnologia e Sociedade. Mestre em Divulgação Científica (Labjor/Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)
Antonio Celso Cavalieri Lins de Souza
É Licenciado em Física pela Unicamp, mestrando no programa de Energia, no tema “Ciência Cidadã e Biodigestores”. É Educador de ciência e tecnologias aberta e cidadã. Trabalha há 10 anos como educador no Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Antonio Lafuente
Pesquisador do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha na área de estudos da ciência. Dirige desde sua fundação no ano 2007 o Commons Labs no MediaLab-Prado de Madri.
(Foto: Acervo Pessoal)
Henrique Zoqui Martins Parra
Sociólogo e professor da Universidade Federal de São Paulo, onde coordena o Pimentalab - Laboratório de Tecnologia, Política e Conhecimento. Atualmente, dedica-se a investigar e desenvolver práticas de pesquisa-situada em temas relacionados à tecnopolítica, a ciência cidadã e a política do Comum.
(Foto: Acervo Pessoal)
Isabela Souza
É doutoranda em Geografia pela UFF, mestre em planejamento urbano e regional pela UFRJ, tem MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC - RJ e é Bacharel em Turismo pela UNIRIO. Nasceu e cresceu na Maré e desde 2011 integra o quadro da OSCIP Observatório de Favelas do Rio de Janeiro. Atualmente é diretora da organização.
(Foto: Acervo Pessoal)
Laureana Stelmastchuk
Graduada em Farmácia e mestrado em Biotecnologia. Atualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado no Instituto de Física de São Carlos (USP) sobre hardware livre.
(Foto: Acervo Pessoal)
Ronaldo Cristofoletti
Professor de ciências do mar e comunicação científica na UNIFESP. Atua na interface entre ciência – políticas públicas – sociedade. Atualmente desenvolvendo a Ciência Cidadã como ferramenta de engajamento e cidadania na zona costeira, em parceria com o British Council.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sarita Albagli
Pesquisadora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT e do CNPq. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação/IBICT-UFRJ. Coordena Programa de Pesquisa em Ciência Aberta e Inovação Cidadã, com diversas publicações sobre o tema. Editora da Liinc em Revista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Sergio Bairon
É livre docente na Escola de Comunicações e Artes da USP. Pós-doutor em semiótica pela PUC e em Comunicação e Humanidades pela Freie Universität Berlin, Alemanha. Doutor em ciências pela USP. Suas pesquisas recentes envolvem a produção partilhada de conhecimento. É lider do CEDIPP - Centro de Comunicação Digital e Pesquisa Partilhada.
(Foto: Acervo Pessoal)
Tatiana Roque
Professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Seu livro História da matemática foi um dos vencedores do Prêmio Jabuti de 2013.
(Foto: Acervo Pessoal)
Vagner do Nascimento
É quilombola do quilombo campinho da independecia/ Paraty/RJ. Desde 1998 compõe a diretoria da Associaçao de Moradores do Quilombo do Campinho (AMOQC), sendo presidente desde 2003. Fundador e atual coordenador do Forum de comunidades tradicionais, criado em 2007. Além de coordenar desde 2010 o observatorio de territorios sustentaveis e saudaveis da bocaina (OTSS), um projeto do FCT em parceria com a Fiocruz.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
10/06/2019 a 11/06/2019
Dias e Horários
Segunda e Terça, 10h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.