Curso On-Line
Seminário Clóvis Moura
Voltar para o início

Programa
Clóvis Moura (1925-2003) foi um dos mais importantes intelectuais brasileiros para o entendimento da formação social brasileira. Ao investigar a participação política da população negra na história do Brasil, consagrou uma leitura que integrou o racismo no seu processo dialético com o capitalismo dependente brasileiro.
Sua obra vem ganhando evidência na última década, haja vista os relançamentos de suas obras ano pós ano. Neste momento, temos o relançamento de um de seus principais livros:" Negro, de bom escravo à mau cidadão?".
Obra de grande importância no influxo teórico mouriano, analisa as condições de efetivação da subsunção formal do trabalho ao capital no Brasil, atentando para aquela que seria uma das maiores contradições da moderna sociedade brasileira: o negro que serviu enquanto mão de obra durante quatro séculos, em apenas três décadas passa de bom escravo à mau cidadão. Nessa operação a variável insurgência dos escravizados deve ser levada em conta.
Por isso, este seminário tem como finalidade abordar a obra de Clóvis Moura de maneira a debater suas contribuições teóricas para o entendimento da formação social brasileira e das relações raciais e de classe no Brasil contemporâneo.
Programação
19/5 - Negro, de bom escravo à mau cidadão? Um livro perene
Com Cleber Santos Viera e Ana Paula Procópio.
Mediação: Juninho (Joselicio Junior).
20/5 - Clóvis Moura e a formação histórica e social brasileira
Com Gabriel Rocha, Marcio Farias e Weber Lopes.
Mediação: Anna Raquel da Silva.
21/5 - Clóvis Moura e o Brasil contemporâneo: capitalismo dependente e a dialética do racismo
Com Dennis de Oliveira, Fábio Nogueira e Cristiane Sabino.
Mediação: Agnus Lauriano.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/4, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente 1 dia após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes

Márcio Farias
(Foto: Acervo Pessoal)

Weber Lopes
Doutorando em Ciências Humanas e Sociais (UFABC), integrante do Centro de Estudos Periféricos (UNIFESP-Zona Leste) e professor da Faculdade de Mauá (FAMA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Dennis de Oliveira
Professor associado da USP, jornalista, doutor em Ciências da Comunicação, coordenador do CELACC-ECA-USP, pesquisador do IEA-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Agnus Lauriano
Sociólogo e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Paula Procópio
Assistente social e psicóloga, doutora em Serviço Social, professora da Faculdade de Serviço Social da UERJ. Coordenadora do Programa de Estudos e Debates dos Povos Africanos e Afro-americanos - UERJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Anna Raquel da Silva
Graduada em História pela Universidade Federal de São Paulo. Participou de projetos nas áreas de História Afro-brasileira e das diásporas africanas no NEAB - UNIFESP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cleber Santos Viera
Bacharel e mestre em História pela Unesp. Doutor em Educação pela USP. Professor do Departamento de Educação da Unifesp. Presidente da ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristiane Sabino
Doutora em Serviço Social. Professora de Serviço Social da UFSC. Educadora popular e membro do Instituto de Estudos Latino Americanos (IELA/UFSC).
(Foto: Acervo Pessoal)

Fábio Nogueira
Doutor em Sociologia (USP) e professor adjunto da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Publicou Clóvis Moura: trajetória intelectual, práxis e resistência negra (Eduneb, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriel Rocha
Graduado e mestre em História Social pela USP, doutorando em História Econômica pela mesma instituição. É educador no Museu Afro Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juninho
Joselicio Junior, jornalista e pós-graduado em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC - ECA- USP. Diretor editorial da Dandara Editora. Mestrando em Mudança Social e Participação Política EACH - USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
19/05/2021 a 21/05/2021
Dias e Horários
Quarta a Sexta, 17h às 19h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 28/4, até o dia 17/5.
Enquanto houverem vagas.
Local
Em Casa