Seminário Cultura contemporânea: entre o Estado, o Mercado e o Comum
Voltar para o inícioPrograma
No plano da cultura, o desafio hoje é resistir ao impulso capitalista de se apropriar de expressões culturais e de formas de sociabilidade populares, ancoradas em tradições e vivências compartilhadas.
O seminário pretende abordar aspectos desse cenário, refletindo sobre as ações e políticas culturais; o papel das tecnologias; as experiências de indivíduos, grupos e coletivos culturais e de suas estratégias no acesso a recursos e à viabilização de suas atividades; as produções culturais contemporâneas, suas estratégias de produção e as representações sociais e formas de sociabilidade e identidade que produzem.
Coordenação de Marco Antonio de Almeida (USP) e Celeste Mira (PUC-SP).
Programação
Dia 17/10
10h30-12h30
Roda de Discussão 1 - Espaço urbano, ocupação, memórias, resistências
• Beatriz Salgado Cardoso de Oliveira (UNESP): Transformações da paisagem no Baixo Augusta: enobrecimento ou novos usos do espaço?
• Edson Alencar Silva (PUC-SP): Do it yourself! Notas sobre eventos punks na periferia da cidade de São Paulo
• Bianca Santana (USP): Narrativas autobiográficas de mulheres negras: memória, produção e circulação de informação
• Mediação: Mariza Werneck (PUC-SP)
Almoço
14h - 16h
Roda de Discussão 2
Construções identitárias, tecnologias e mundialização da cultura
• Thais Pereira da Silva (USP): Construções identitárias & TICs: o caso do blog Blogueiras Negras
• Maria Celeste Mira (PUC-SP): Do recalque ao realce: o enegrecimento da cultura popular brasileira
• Michel Nicolau Netto (UNICAMP): A internacionalização da identidade nacional
• Mediação: Marco Antônio de Almeida (USP)
16h - 16h15 Coffee break
16h15 - 18h15 Conversa 1: Produção e Apropriação do Conhecimento sobre Cultura
• Roberto Catelli (Ação Educativa)
• Wilken David Sanches (Coletivo Digital)
• Marco Antonio de Almeida (USP)
• Mediação: Michel Nicolau Netto (UNICAMP)
18h15-19h Lançamento do livro de Michel Nicolau Netto Do Brasil e outras marcas: nação e economia simbólica nos eventos megaesportivos.
Dia 18/10
10h30-12h30
Roda de Discussão 3: Condicionantes Sociais e Políticos da Produção de Cultura
• Miqueli Michetti (UFPB): Quem quer e quem pode ser empreendedor cultural? Precariedade e desigualdade nas ações públicas de fomento à cultura.
• Vera Cardim (PUC-SP): Política Cultural em São Paulo: breves reflexões
• Anny Medeiros (CEAPG - FGV): A vida cultural além dos editais públicos: dificuldades cotidianas e estratégias de sobrevivência das organizações culturais
• Mediação: Jorge Leite Júnior (UFSCar)
Almoço
14h - 16h
Conversa 2: Tecnologias, Políticas e Práticas Culturais
• Sérgio Amadeu (UFABC)
• Arthur Coelho Bezerra (IBICT-RJ)
• Mediação: Marco Antônio de Almeida (USP)
16h - 16h15 Coffee break
16h15 - 18h
Conversa 3: Espaço Urbano e Movimentos Culturais
• Lucia Maciel Oliveira (ECA-USP/Centro Cultural Maria Antônia)
• Jaime Tadeu Oliva (IEB-USP/Arquivo Milton Santos)
• Mediação: Miqueli Michetti (UFPB)
18h - 18h15: Encerramento
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Roberto Catelli Jr
(Foto: Acervo pessoal)
Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
Bacharel e licenciada em História (USP), Mestre em Ciências da Comunicação (USP) Doutora em Ciência da Informação (USP). Docente e pesquisadora no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PPGCI - ECA - USP. Integra o grupo de estudo Humanidades Computacionais, no IEA - USP. Diretora do Centro Universitário Maria Antonia.
(Foto: Acervo Pessoal)
Jaime Tadeu Oliva
(Foto: Acervo Pessoal)
Sergio Amadeu da Silveira
Doutor em Ciência Política pela USP, é formado em Ciências Sociais e Prof. Associado da Universidade Federal do ABC (UFABC). Integrou o Comitê Gestor da Internet no Brasil (2003-2005 e 2017-2020). Presidiu o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (2003-2005). É pesquisador do CNPq - PQ2.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bianca Santana
Doutora em ciência da informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e mestra em educação pela USP. Jornalista e escritora. Autora dos livros: Arruda e guiné: resistência negra no Brasil contemporâneo (Fósforo, 2022); Continuo preta: a vida de Sueli Carneiro (Companhia das Letras, 2021); e Quando me descobri negra (SESI-SP, 2015).
(Foto: Caio Franco)
Arthur Coelho Bezerra
Bacharel em Produção Cultural (UFF), mestre em Sociologia (IUPERJ), doutor em Sociologia (UFRJ), com pós-doutorado também pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). Vice-representante da América Latina e Caribe no Conselho Consultivo do International Center for Information Ethics (ICIE). Autor do livro Cultura ilegal: as fronteiras morais da pirataria (com prefácio escrito por Howard Becker).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
17/10/2019 a 18/10/2019
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 10h às 18h.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.