Atividades

Como promover uma educação digital de viés crítico, inclusivo e emancipatório

Curso On-Line
Seminário de Cinema e Educação 2023

Voltar para o início Seminário de Cinema e Educação 2023

Programa

Nos últimos anos, ganhou amplitude a discussão em torno do uso cada vez mais disseminado das ferramentas digitais no nosso cotidiano. Nesse contexto, problematizar os impactos sociais e psíquicos dessas tecnologias tornou-se uma necessidade, principalmente no que tange às crianças e aos adolescentes. A discussão ganha ainda mais sentido uma vez que a própria legislação brasileira corroborou recentemente essa necessidade ao instituir a Política Nacional de Educação Digital. Partindo daí, a edição deste ano do Seminário de Cinema e Educação, no formato online, propõe pensar estratégias pedagógicas que partem do cinema em sala de aula com vistas a promover uma educação digital de viés crítico, inclusivo e emancipatório. Essa atividade é uma parceria com a Ecofalante.

27/11
19h30 - Curadoria audiovisual educativa e multiletramentos no mundo digital
Com Ana Paula Nunes, professora adjunta de Cinema e Audiovisual no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB. É idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira - ManduCA.
Mediação de Flávia Guerra, documentarista e jornalista.

28/11
20h - Mesa 1 - A importância do letramento digital para a formação cidadã e o cinema como aliado
Nessa mesa, discutiremos o que é  letramento digital afinal e em que sentido o recurso a processos pedagógicos emancipatórios, como o cinema na escola, pode fomentar o protagonismo e a abertura necessários à compreensão de um mundo cada vez mais complexo em suas dinâmicas.
Com Fábio José Paz da Rosa, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos da UFRRJ.
Com Ludmila Moreira Macedo de Carvalho, professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB.
Com Francisco Tupy, doutor pela ECA-USP com pesquisas em videogame, Comunicação e Educação.
Mediação de Silene Lourenço, mestra em Comunicação e Mercado. É formadora de professores do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.

29/11
19h30 - Mesa 2 - O Programa Nacional de Educação Digital (Lei 14533/23) e o que o cinema na escola tem a ver com isso

Em janeiro de 2023, foi sancionada a Lei 14533/23, que institui o Programa Nacional de Educação Digital. Mas afinal, como essa lei vai impactar, na prática, o cotidiano escolar e quais os desafios para implementá-la? De que maneira a prática pedagógica do cinema em sala de aula está abrangida por essa lei?
Com Clarisse Alvarenga, professora na Faculdade de Educação da UFMG.
Com Dagmar Mello e Silva, professora de Psicologia da Educação da UFF.
Com Monica Fantin, professora titular do Centro de Educação da UFSC.
Mediação de Priscila Rangel, jornalista, atriz e roteirista.

30/11
19h30 - Mesa 3 - O papel da curadoria: que conteúdos mostrar e como?  
A curadoria consiste em conceber e organizar um percurso através das obras, levando em consideração o público com o qual se fala ou se quer falar. De que maneira uma curadoria de filmes pode ser pensada de forma a potencializar a promoção e a assimilação de valores que estão na base da vida coletiva?
Com Felipe Leal Barquete, mestre em educação pela UFPB.
Com Beth Carmona, e diretora dos Festivais comKids e Science Film Brasil.
Com Karine Joulie Martins, doutora em Educação pela UFSC.
Mediação de Cláudia Mogadouro, criadora e coordenadora do Coletivo Janela Aberta - Cinema & Educação.

1/12
19h30 - Palestra de encerramento - O audiovisual e a educação: uma ferramenta para potencializar a comunicação
Com Cao Hamburger, cineasta, produtor, roteirista e diretor de televisão.
Mediação de Flávia Guerra, documentarista e jornalista.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br


(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Cláudia Mogadouro

Cláudia Mogadouro

Criadora e coordenadora do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação. É historiadora com doutorado pela ECA-USP e formadora audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo e da rede municipal de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Flávia Guerra

Flávia Guerra

Mestra em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths (Londres). É documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano Geral, podcast do Splash UOL, e colunista de cinema na Rádio Band News FM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cao Hamburger

Cao Hamburger

Cineasta, produtor, roteirista e diretor de televisão. Entre seus maiores sucessos está o programa “Castelo Rá-Tim-Bum” (TV Cultura). No cinema, dirigiu “Castelo Rá-Tim-Bum – O Filme” (1999) e "O Ano em que meus pais saíram de férias" (2006). Venceu duas vezes o Emmy Internacional.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Paula Nunes

Ana Paula Nunes

Professora adjunta de Cinema e Audiovisual no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). É idealizadora e coordenadora da Mostra de Cinema Infantojuvenil de Cachoeira - ManduCA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fábio José Paz da Rosa

Fábio José Paz da Rosa

Coordenador do curso de Pedagogia da UFRRJ. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação, Demandas Populares e Contextos Contemporâneos (PPGEDUC/UFRRJ) e doutor em Educação pela UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Ludmila Moreira Macedo de Carvalho

Professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena, desde 2018, o projeto Cinececult – Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual.
(Foto: Acervo Pessoal)

Francisco Tupy

Francisco Tupy

Doutor pela ECA-USP com pesquisas em videogame, Comunicação e Educação. É autor de livros, desenvolvedor de jogos e mundos virtuais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Silene Lourenço

Silene Lourenço

Mestra em Comunicação e Mercado. Tem experiência como professora do Ensino Fundamental, Médio e Superior das Redes Pública e Particular de Ensino. É formadora de professores do Núcleo de Educomunicação da SME-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Clarisse Alvarenga

Clarisse Alvarenga

Professora na Faculdade de Educação da UFMG, onde coordena o Laboratório de Práticas Audiovisuais (LAPA) e o Laboratório e Arquivo de Imagem e Som (LAIS). Sua pesquisa situa-se na interface entre cinema e educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Dagmar Mello e Silva

Dagmar Mello e Silva

Professora de Psicologia da Educação da UFF. Desenvolve atividades de extensão e ensino voltadas à formação continuada de professores, tendo como temáticas formativas questões relacionadas a inclusão e diversidade, cultura audiovisual, imagens e mídias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Monica Fantin

Monica Fantin

Professora titular do Centro de Educação da UFSC. Atua no Departamento de Metodologia de Ensino e no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte, NICA, UFSC/CNPq.
(Foto: Acervo Pessoal)

Priscila Rangel

Priscila Rangel

Jornalista, atriz e roteirista. Apresentou programas de TV como o "Cine Resenha" e o "Cine Nacional", na TV Brasil, e o "Falas da Educação", no Canal Educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Felipe Leal Barquete

Felipe Leal Barquete

Mestre em educação pela UFPB. Desde 2005, trabalha na área de educação, cinema e audiovisual, com práticas educativas nas escolas, promoção de cineclubes, mostras e festivais, e na formação de coletivos de criação cinematográfica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Beth Carmona

Beth Carmona

Consultora, produtora executiva e gestora de projetos audiovisuais infanto-juvenis. É fundadora e presidente do Midiativa, Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes e diretora dos Festivais comKids e Science Film Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Karine Joulie Martins

Karine Joulie Martins

Doutora em Educação pela UFSC. É membro do Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA, UFSC) e do grupo Cinema para Aprender e Desaprender (CINEAD/LECAV, UFRJ).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/11/2023 a 01/12/2023

Dias e Horários

Segunda, Quarta, Quinta e Sexta, 19h30 às 21h.

Terça, 20h às 21h30.

Curso On-line.

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 23/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis