Atividades

O uso do cinema na educação enquanto dispositivo gerador de reflexões e ações para a sustentabilidade

Curso On-Line
Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade

Voltar para o início Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade

Programa

Como tirar proveito da potência do cinema em comunicar, tocar, engajar e transformar mentes e sociedades? A terceira versão do Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade se propõe a ser um espaço de encontros, trocas e reflexões sobre essas questões.

Ele ocorre de 22 a 26 de agosto de 2022, de forma online, sempre das 19h às 21h30, visando acolher um público alvo formado por educadores e gestores da educação de todos os níveis.

O foco principal é apresentar e debater sobre o uso do cinema na educação enquanto dispositivo gerador de reflexões e ações para a sustentabilidade. Iremos avançar nas discussões acumuladas a partir das edições anteriores do Seminário, realizadas sempre a partir de uma parceria entre Ecofalante e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc-SP.

Um ciclo de filmes online na plataforma Ecofalante Play acompanha o evento.

Programação       
       
22/8 - segunda-feira | 19h às 21h30
       
19h - Abertura do evento - Ecofalante & Sesc   

19h30 - Master Class: Cinema, educação e juventudes: ideias para transformar o mundo, com Adriana Fresquet (UFRJ), mediação de Cilene Victor
As telas, brilhantes, coloridas e sonoras, são os principais suportes para histórias sobre o mundo na atualidade. Portanto, pensar a educação das juventudes passa também por pensar os desafios e as potencialidades das narrativas audiovisuais. Neste sentido, a Master Class trará reflexões sobre o cinema como dispositivo mobilizador de sentidos e afetos em educadores e estudantes na busca por um mundo mais justo e sustentável.

23/8 - terça-feira | 19h às 21h30
       
19h - Boas-vindas ao segundo dia de evento   

19h15 - Palestra: O futuro é agora: mudanças climáticas e juventudes, com Paulo Artaxo (USP), mediação de Cilene Victor
A ação humana está mudando o clima do planeta, não há dúvidas diante dessa afirmação. É urgente a necessidade de construir uma nova maneira de encarar os recursos naturais de nosso planeta. Os cientistas têm feito a sua parte, mas como fazer com que essa mensagem chegue à população em geral? Qual a importância do envolvimento das juventudes nas ações de enfrentamento das mudanças climáticas?

20h15 - Mesa: O cinema na educação e sua contribuição para a criação de sociedades sustentáveis, com Marcos Sorrentino (USP) e Thaís Brianezi (USP), mediação de Cilene Victor (jornalista).
O cinema nos aproxima de histórias, pessoas e lugares que não conhecemos e, dessa forma, permite que nos coloquemos no lugar do outro. A experiência da alteridade é um elemento importante na formação de indivíduos mais críticos e justos. Como pensar, então, o cinema como pedagogia criadora de sociedades mais justas e sustentáveis?,

24/8 - quarta-feira | 19h-21h30
       
19h - Boas-vindas ao terceiro dia de evento
    
19h15 - Palestra: Desafios urbanos e sustentabilidade, com Raquel Rolnik, mediação de Mariana Tokarnia (jornalista)
A maioria da população brasileira é urbana. Portanto, para pensarmos os grandes dilemas ambientais devemos incluir obrigatoriamente em nossa reflexão o ambiente urbano. Como as questões ambientais ecoam nos territórios urbanos? Quais os desafios atuais para a construção de cidades mais inclusivas e sustentáveis?

20h15 - Mesa: Articulações entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o currículo escolar por meio do cinema: potencialidades e desafios, com Lucília Guerra (Centro Paula Souza) e Cláudia Mogadouro (USP), mediação de Mariana Tokarnia (jornalista)
Os filmes ambientais são interessantes ferramentas para trabalhar de maneira interdisciplinar e transversal os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro do currículo escolar. A proposta da mesa é pensar como mobilizá-los a partir das competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como disparadores de reflexões e ações para a sustentabilidade.

25/8 - quinta-feira | 19h-21h30
    
19h - Boas-vindas ao quarto dia de evento   

19h15 - Palestra: Amazônia: narrativas em disputa, com Juma Xipaia (ativista), mediação de Mariluce Moura (jornalista)
A Amazônia brasileira volta a estar no centro dos debates atuais pelo aumento vertiginoso dos conflitos em seu território e de sua degradação. Como resposta vemos os movimentos de resistência cada vez mais organizados e fortalecidos. Fazer com que as narrativas das populações afetadas sejam legitimadas e ouvidas para além do contexto local é primordial nessa luta. Qual o papel do audiovisual e das juventudes nesse cenário?

20h15 - Mesa: O educador como mediador de processos para a sustentabilidade por meio dos filmes: experiências e metodologias, Ana Bárbara Ramos (Escola Semente de Educação Audiovisual) e Edson Grandisoli (Reconectta e Escolas pelo Clima), mediação de Mariluce Moura (jornalista)
Quais os caminhos já trilhados pela prática do cinema em ambientes educativos? Como ajudar os educadores a mediarem processos de encontro com alteridades através dos filmes? A mesa trará exemplos e metodologias focando no papel do educador como facilitador de processos para a cidadania e sustentabilidade a partir de narrativas audiovisuais.

26/8 - sexta-feira | 19h-21h30
       
19h - Boas-vindas ao quinto e último dia de evento

19h30 - Master Class: Como produzir narrativas cinematográficas que dialoguem com as juventudes?, com Luiz Bolognesi (cineasta) e mediação de Flávia Guerra (jornalista)
Quais os desafios, para os  cineastas, na criação de narrativas cinematográficas que dialoguem e engajem as juventudes na mudança social? Quais as estratégias para que o filme consiga impactar a sociedade e em especial as juventudes? Qual a potência transformadora do cinema?

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Luiz Bolognesi

Luiz Bolognesi

Diretor do longa A U?ltima Floresta (2021). Entre 1996 e 2015, ao lado de Lai?s Bodanzky, coordenou os projetos de cinema itinerante e oficinas audiovisuais Cine Mambembe e Cine Tela Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cláudia Mogadouro

Cláudia Mogadouro

Criadora e coordenadora do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação. É historiadora com doutorado pela ECA-USP e formadora audiovisual de professores da rede municipal de São Paulo e da rede municipal de Campinas.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Adriana Fresquet

Adriana Fresquet

Professora da Faculdade de Educação da UFRJ, onde coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Fundou e participou da coordenação da Redekino.
(Foto: Acervo Pessoal)

Edson Grandisoli

Edson Grandisoli

Doutor em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP. Assessor da UNESCO para o Currículo Paulista. Diretor da Reconectta e do Movimento Escolas pelo Clima.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flávia Guerra

Flávia Guerra

Mestra em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths (Londres). É documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano Geral, podcast do Splash UOL, e colunista de cinema na Rádio Band News FM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raquel Rolnik

Raquel Rolnik

Urbanista, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e atual prefeita do Campus USP da capital. 
Blog da Raquel Rolnik.
(Foto: Tomaz Vello)

Ana Bárbara Ramos

Ana Bárbara Ramos

Cineasta, produtora, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação. Está à frente da Semente - Escola de Educação Audiovisual desde 2014.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cilene Victor

Cilene Victor

Jornalista e professora com atuação na cobertura de temas como meio ambiente, mudanças climáticas, entre outros. Como pesquisadora e consultora, tem realizado trabalhos no campo da comunicação de riscos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juma Xipaia

Juma Xipaia

Liderança indígena do povo Xipaya e estudante de Medicina da UFPA. Foi a primeira mulher a se tornar cacique no Médio Xingu, liderando a aldeia Tukamã e a primeira pessoa Xipaya a falar na sede da ONU. Criou o Instituto Juma.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lucília Guerra

Lucília Guerra

Arte-educadora. Desde 2014 é diretora do Centro de Capacitação Técnica, Pedagógica e de Gestão do Centro Paula Souza, que promove a Formação Continuada de 17 mil docentes de Escolas Técnicas e nas Faculdades de Tecnologia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcos Sorrentino

Marcos Sorrentino

Ambientalista. Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. É professor sênior na ESALQ/USP, onde coordena a Oca- Laboratório de Educação e Política Ambiental.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariana Tokarnia

Mariana Tokarnia

Repórter da Agência Brasil, da EBC e vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Mestranda no programa de pós-graduação em Mídias Criativas da UFRJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariluce Moura

Mariluce Moura

Jornalista, doutora em comunicação pela UFRJ. Em 1999, criou e foi diretora de uma das maiores revistas especializadas em divulgação de ciência no Brasil: a Pesquisa Fapesp. É a criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua.
(Foto: Acervo Pessoal)

Paulo Artaxo

Paulo Artaxo

Professor titular do Instituto de Física da USP. É membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU), da Academia Brasileira de Ciências e vice-presidente da SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
(Foto: Acervo Pessoal)

Thaís Brianezi

Thaís Brianezi

Professora da ECA/USP. Autora do livro "Zona Franca de Manaus: ame-a ou deixe-a em nome da floresta". É membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e conselheira do FunBEA.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/08/2022 a 26/08/2022

Dias e Horários

Segunda a Sexta, 19h às 21h30.

Curso On-line.

Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 21/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis