Atividades

A história do cinema brasileiro a partir do ângulo particular da história da tecnologia

Curso On-Line
Seminário de Tecnologia do Cinema Brasileiro

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Programa

Feito em país afastado dos grandes centros tecnológicos, o cinema brasileiro tem em sua história fases de criação, adaptação e invenção da tecnologia para melhor registrar a luz e o som característicos do país. A história da tecnologia permite que se compreenda aspectos econômicos e culturais que ajudam a definir as formas cinematográficas.

O seminário destaca o papel da tecnologia na formação do cinema brasileiro. Do período silencioso, as iniciativas isoladas ajustam a tecnologia cinematográfica aos contextos de cada filme.

Com o estabelecimento de estúdios de produção nas décadas de 1930, 1940 e 1950, o salto técnico é qualitativo e o cinema brasileiro alcança os padrões industriais. Enquanto que nas décadas seguintes, o cinema moderno passa a explorar novos recursos graças ao advento da tecnologia portátil.

O seminário, organizado por Vicente Gosciola e Adilson Mendes, reúne professoras, pesquisadoras, cineastas, técnicos e historiadores para repensar a história do cinema brasileiro a partir do ângulo particular da história da tecnologia.

Depoimentos fundamentais, pesquisas recentes e experiências históricas oferecem um panorama diverso do cinema feito no Brasil.

30/8, das 11h às 13h Mesa I
Tecnologias do Cinema Moderno Brasileiro
Com Adilson Mendes, Inácio Araújo e Sérgio Muniz.
Mediação: Adilson Mendes.

30/8, das 15h às 18h Mesa II
Tecnologias do Cinema Pré-Moderno Brasileiro
Com Fernanda Coelho, Sheila Schvarzman e Hernani Heffner.
Mediação: Vicente Gosciola.

31/8, das 11h às 13h Mesa III
Tecnologias do Cinema Brasileiro Contemporâneo
Com Cristina Amaral, César Charlone e Vicente Gosciola.
Mediação: Adilson Mendes.

31/8, das 15h às 18h Mesa IV
Histórias das Tecnologias do Cinema Brasileiro
Com Fernando Morais da Costa, Luiz Carlos Saldanha e Marcelo Machado.
Mediação: Adilson Mendes.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/7, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Adilson Mendes

Adilson Mendes

Historiador com doutorado pela ECA-USP. Autor de Trajetória de Paulo Emilio (Ateliê, 2013).
(Foto: Acervo Pessoal)

Hernani Heffner

Hernani Heffner

Diretor da Cinemateca do MAM, professor da AIC-RJ e idealizador da série lost+found (2021), sobre preservação audiovisual.
(Foto: Acervo Pessoal)

Inácio Araújo

Inácio Araújo

Com Inácio Araújo, crítico de cinema, autor de “Urgentes Preparativos para o Fim do Mundo” (Iluminuras, 2016), entre outros. Entre os anos 1970 e 1980, foi diretor, montador, roteirista e assistente de direção e montagem em diversas produções.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sérgio Muniz

Sérgio Muniz

Documentarista. É um dos realizadores da Caravana Farkas (1964-69), diretor de Você também pode dar um presunto legal (1971/2006) e um dos criadores e diretor acadêmico (1986-88) da Escuela Internacional de Cine y TV, em San Antonio de los Baños, Cuba.
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernanda Coelho

Fernanda Coelho

Desenvolve estudos de pós-graduação em Arte, Museu e Gestão do Patrimônio Histórico na Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. Foi coordenadora de Preservação da Cinemateca Brasileira de 2000 e 2008 e em 2014.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sheila Schvarzman

Sheila Schvarzman

Historiadora, professora do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Pesquisadora de História e Cinema Brasileiro. Organizou com Fernão Ramos a Nova História do Cinema Brasileiro em 2 vols., Ed. Sesc, onde foi responsável por 3 capítulos, entre outras publicações.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vicente Gosciola

Vicente Gosciola

Pós-doutor pela Universidade do Algarve- CIAC, Portugal. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Narrativas Tecnológicas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristina Amaral

Cristina Amaral

Formada em cinema pela ECA/USP. Montadora de diversos filmes, entre eles Serras da Desordem, de Andrea Tonacci.
(Foto: Acervo Pessoal)

César Charlone

César Charlone

Diretor de fotografia de diversos filmes, entre eles Cidade de Deus (1998) e Dois Papas (2019). Também dirigiu os filmes O banheiro do Papa (2007) e Artiga - La Redota (2011).
(Foto: Acervo Pessoal)

Fernando Morais da Costa

Fernando Morais da Costa

Doutor em Comunicação pelo PPGCOM da UFF. Suas pesquisas têm como interesse principal o som no cinema. É autor de O Som no cinema brasileiro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2008).
(Foto: Acervo Pessoal)

Luiz Carlos Saldanha

Luiz Carlos Saldanha

Fotógrafo e montador de filmes do cinema moderno brasileiro, como Maioria Absoluta (1964), Câncer (1972), Imagens do Inconsciente (1986) e O gerente (2011).
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Machado

Marcelo Machado

Realizador audiovisual conhecido por seu trabalho com vídeo experimental nos anos 1980 e depois com novos formatos para TV (TV Mix). Dirigiu documentários como Tropicália (2012) e A Ponte de Bambu (2020) e séries para TV como Sons da Orquestra (2011) e A Verdade de Cada Um (2013).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

30/08/2021 a 31/08/2021

Dias e Horários

Segunda e Terça, 11h às 18h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 27/7, até o dia 26/8.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

R$ 18,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 30,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 60,00 - inteira

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