Atividades

1º Seminário Nacional sobre o ensino de português para pessoas refugiadas

Seminário Ensino da Língua Portuguesa para Pessoas em Situação de Refúgio

Voltar para o início Seminário Ensino da Língua Portuguesa para Pessoas em Situação de Refúgio

Programa

A Agência da ONU para Refugiados e o Sesc São Paulo juntam esforços e promovem o 1º Seminário Nacional sobre o ensino de português para pessoas refugiadas.

Na escuta de diferentes profissionais que se dedicam ao ensino do idioma, o Seminário quer promover a troca de saberes e de boas práticas no desenvolvimento e na produção de materiais educativos, metodologias de ensino e meios de aprendizagem.

Aberto ao público interessado em discutir o tema, o encontro pretende ampliar as possibilidades de aprendizagem em modelos diversificados de ensino.

4/5
10h Abertura
Sesc São Paulo e ACNUR

10h30 - 11h30. Conferência de Abertura
Com Paulo Endo.

11h30 às 13h
Mesa: O Acolhimento das Diversas Culturas
Com Rafael Cláudio Simões, Bruna Pupatto Ruano, Jéssica Cos e Sylvie Mutiene Ngkang.

14h30 às 16h
Mesa: O Desafio Metodológico para o Ensino da Língua Portuguesa para Pessoas em Situação de Refúgio

Com Mariângela do Nascimento Akepeu, Vinicius Duque, Giovanna Miron e Miguel Pachioni.

11/5
10h às 11h30
Mesa: Material Pedagógico para o Ensino de Português para Pessoas em Situação de Refúgio
Com Mônica de Lourdes Santana, Gabriela da Silva Bulla, Ana Karina Brenner, Cícero Oliveira e Denise Collus.

12h às 13h30
Mesa: Tecnologias Digitais e o Ensino de Português para Refugiados
Com João Alberto Alves Amorim, Júlia Camargo, Isabelle Rodrigues Alves e Miguel Pachioni.

15h às 17h
Painel de Experiências

Com Márcia MendonçaViviane Reis e Maria Cristina Morelli e Wakilahmad Tajik.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Gabo Morales)

Palestrantes

Ana Karina Brenner

Ana Karina Brenner

Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ. Pesquisadora do Observatório Jovem do Rio de Janeiro e integrante do grupo de estudos e pesquisa Aprendizados ao Longo da Vida. Coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello para Refugiados na UERJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bruna Pupatto Ruano

Bruna Pupatto Ruano

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora substituta do curso de Letras da UFPR e responsável pelo acolhimento linguístico e acadêmico de migrantes e refugiados dessa universidade. É uma das idealizadoras e coordenadoras do projeto de extensão Português Brasileiro para Migração Humanitária (PBMIH-UFPR).
(Foto: Acervo Pessoal)

Cícero Oliveira

Cícero Oliveira

Mestre em língua e literatura francesa pela FFLCH-USP. Professor, tradutor e revisor, atua como docente dos cursos de idiomas do Senac (francês e português). Trabalhou na área de línguas do programa Mais Médicos, e atualmente leciona no curso de Português para Refugiados, uma parceria entre Sesc, Senac e Cáritas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Denise Collus

Denise Collus

Assistente social, mestra em gerontologia social, atua na Gerência de Estudos e Programas Sociais, no Programa Sociocultural com refugiados no Sesc São Paulo desde 1999.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gabriela da Silva Bulla

Gabriela da Silva Bulla

Doutora em Linguística Aplicada, professora adjunta de Português como Língua Adicional (PLA) no Instituto de Letras UFRGS e coordenadora geral do Programa de Português para Estrangeiros (PPE/UFRGS), trabalhando com elaboração de materiais didáticos e formação de professores de PLA em nível de graduação e pós-graduação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giovanna Miron

Giovanna Miron

Graduanda do Bacharelado em Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC, integrante do Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Relações Internacionais, professora e coordenadora pedagógica do curso de Português como Língua de Acolhimento da Universidade Federal do ABC em conjunto com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
(Foto: Acervo Pessoal)

Isabelle Rodrigues Alves

Isabelle Rodrigues Alves

Graduanda do Bacharelado em Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, membro do Grupo de Estudos de Direitos Humanos e Relações Internacionais e coordenadora pedagógica do curso de Português como Língua de Acolhimento da Universidade Federal do ABC em conjunto com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jéssica Cos

Jéssica Cos

Coordenadora do curso de Português para Refugiados Árabes na ONG Compassiva, no qual atuou como professora voluntária por 2 anos. Atualmente, além de coordenar o curso, dedica-se também ao treinamento dos professores voluntários e ao ensino da Língua Portuguesa aos refugiados.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Alberto Alves Amorim

João Alberto Alves Amorim

Professor de Direito Internacional, da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Coordenador da Cátedra Sérgio Vieira de Melo (ACNUR), na UNIFESP. Doutor e mestre em Direito Internacional, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Júlia Camargo

Júlia Camargo

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e professora do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Roraima. Estuda o impacto das novas tecnologias e mídias digitais para a população migrante e refugiada. É uma das coordenadoras do Projeto de Extensão Português para Acolhimento da UFRR.
(Foto: Luis Felipe P. Almeida)

Márcia Mendonça

Márcia Mendonça

Docente do curso “Cultura Brasileira em Textos e Linguagens”, oferecido no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo. Docente do Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp, com mestrado e doutorado em Linguística pela UFPE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Cristina Morelli

Maria Cristina Morelli

Coordenadora do Centro de Referência para Refugiados  Caritas Arquidiocesana de São Paulo. Formada em Serviço Social, Especialização em Educação e Saúde Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul e  Democracia Participativa pela UFMJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mariângela do Nascimento Akepeu

Mariângela do Nascimento Akepeu

Professora na Rede Municipal de Ensino de São Paulo por mais de 20 anos. Atualmente trabalha no Núcleo Étnico –Racial da SME.
(Foto: Acervo Pessoal)

Miguel Pachioni

Miguel Pachioni

Assessor de informação pública do ACNUR no Brasil, estando baseado em São Paulo. Formado em comunicação, com especialização em marketing social e sociologia urbana, é mestre em comunicação e doutorando em relações internacionais.
(Foto: ACNUR)

Mônica de Lourdes Santana

Mônica de Lourdes Santana

Professora no curso de Relações Internacionais da UEPB, participa do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Deslocados Ambientais ( NEPDA). Integrante da Cátedra Sérgio Vieira de Melo. Doutora em Psicolinguística (UFPB) e Mestre em Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Norte Americana pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rafael Cláudio Simões

Rafael Cláudio Simões

Graduado em História , Mestre em História no Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas, pela UFES. Doutorando do mesmo programa. Atualmente é professor da Universidade Vila Velha (UVV), coordenador do Núcleo de Apoio aos Refugiados no Espírito Santo - Cátedra Sérgio Vieira de Mello (NUARES).
(Foto: Acervo Pessoal)

Sylvie  Mutiene Ngkang

Sylvie Mutiene Ngkang

Tem 36 anos e nasceu na República democrática do Congo. Formada em direito, fugiu do país devido a violência política. Está no Brasil a 5 anos e trabalha como assistente executiva.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vinicius Duque

Vinicius Duque

Assessor técnico na Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura da Cidade de São Paulo. É mestrando em Gestão de Políticas Públicas, pela EACH-USP e advogado, formado em direito pela Faculdade de Direito da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Viviane Reis

Viviane Reis

Empreendedora social, fundadora da organização I Know My Right (IKMR).
(Foto: Acervo Pessoal)

Wakilahmad Tajik

Wakilahmad Tajik

Afegão, formado  em medicina no Irã e especialização em saúde da família e de comunidade na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/05/2019 a 11/05/2019

Dias e Horários

Sábados, 10h às 17h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Abril, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora