Curso Presencial
Seminário Ginga: Corporeidades Negras na Educação Física
Voltar para o início

Programa
Ginga, mais do que uma palavra que nos remete à meneios corporais, revela a história de fundamentos negro-africanos relacionados aos valores de flexibilidade, mutabilidade, agilidade e destreza. Passou a ser também uma marca da corporeidade brasileira, e influenciadora de nosso repertório motor físico-esportivo.
Este seminário, portanto, visa refletir e discutir, em formato teórico-prático, a presença desta cultura corporal negra no esporte e nas aulas de Educação Física, promovendo repertório técnico e afetivo para educadores a partir de seus fundamentos.
Programação:
Dia 27/8. Abertura - O que pode o corpo negro? Ginga, memória e estética negra.
Com Julio Cesar de Tavares.
Dia 28/8. Mesa 1: Movimentos afrocentrados nas academias: a ginga epistêmica
Com Josiane Clímaco e José Anchieta.
Mediação de Carlos Augusto (Educador no Sesc Belenzinho)
Dia 29/8. Mesa 2: Pedagogias de Exu: o corpo que ginga na encruzilhada
Com Luis Rufino e Ellen Lima.
Mediação de Jerusa Machado (Educadora no Sesc Campo Limpo)
Dia 30/8. Mesa 3: Por uma educação que é física: perspectivas afrocentradas na educação física escolar
Com Thiago Batista Costa e Ivy Guedes.
Mediação de Ângela de Souza (Educadora no Sesc Bom Retiro).
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Felipe Quiroz Bolivar - Pexels)
Palestrantes

Luiz Rufino
Professor da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (PPGECC).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ivy Guedes
Doutora em educação, professora plena da Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS. Docente do curso de licenciatura em Ed. Física. Autora do livro: Estética afirmativa-corpo negro afirmativa-corpo negro e educação física.
(Foto: Acervo Pessoal)

Júlio Cesar de Tavares
Professor do Departamento de Antropologia e membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal Fluminense.
(Foto: Iere? Ferreira)

Josiane Cristina Climaco
Doutora, mestre em educação UFBA - Rede LEPEL UFBA. Profa de educação física da rede estadual da Bahia. Coordenadora geral do GTT 13 Relações Étnicos Raciais do CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.
(Foto: Romilson Almeida)

José Anchieta
Formado em educação física- URGS/ Porto alegre, pós-Graduado em Dança - PUCRS, docente no curso de Ed Física - UNISINOS RS, criador dos métodos ginástica afro aeróbica e batucalê.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ellen Lima
Doutora em Programa de Pós Graduação em Educação - UFSCar pela mesma universidade. Atualmente é pró-reitora adjunta da Pró Reitoria de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas - PRAEPA, professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo.
(Foto: Leco Pires)

Thiago Batista Costa
Doutor em Educação - FEUSP. Pesquisa nas áreas de educação física e relações étnico-raciais e culturais, com ênfase nos seguintes temas: educação física escolar, corpo negro e currículo.

Carlos Augusto
Educador em Atividades Fisicoesportivas e Professor da rede pública de ensino. Pós graduado em Treinamento Desportivo e em Música e Educação.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jerusa Machado
Educadora no Sesc São Paulo. Formada em Educação Física, Nutrição Esportiva, Infância, Educação e Desenvolvimento Social. Mestranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Angela de Souza
Mulher preta filha de quilombola, é professora em escola pública da rede municipal de São Paulo e Socioeducadora no Sesc Bom Retiro, Mestra em Educação Física pela Universidade de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/08/2024 a 30/08/2024
Dias e Horários
Terça a Sexta, 19h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/7, até o dia 27/8.
Enquanto houver vagas.