Seminário Internacional “Retratos Latino-Americanos: a recordação letrada de intelectuais e artistas do século XX”
Voltar para o início
Programa
A proposta, assim, é apresentar uma discussão aprofundada sobre as estratégias de construção de si. Autobiografias, memórias, diários, cartas, constituem os gêneros expressivos da recordação letrada de intelectuais e artistas latino-americanos na modernidade.
O seminário examina e discute tais testemunhos íntimos conforme o ângulo privilegiado na experiência dos autores: vida amorosa, atividade política, sociabilidade literária, trajetória profissional, viagens, utopias e traumas.
O seminário se dirige a estudantes, pesquisadores, intelectuais e artistas que tenham a intenção de refletir sobre a construção de si e da memória.
Programa:
Dia 27/11
19h30 às 21h30 - Mesa de abertura e lançamento do livro: Retratos Latino-Americanos
Expositores:
Sergio Miceli e Jorge Myers (orgs.)
20h30 - Coquetel de lançamento
Dia 28/11
14h às 16h15 - 1ª Sessão: Política, viagens e estigmas
Moderador/debatedor: Afrânio Raul Garcia Jr.
Expositores:
Maria Alice Rezende de Carvalho - Jorge Amado
Martín Bergel - Luis Alberto Sánchez
Lília Schwarcz - Lima Barreto
16h30 às 18h45 - 2ª Sessão: Vida literária, dramaturgos em cena, reflexividade
Moderador/debatedor: Sergio Miceli.
Expositores:
Angela Alonso - Graça Aranha
Luiz Carlos Jackson - Adolfo Prieto
Heloisa Pontes - Jorge Andrade/Gianfrancesco Guarnieri
Dia 29/11
14h às 16h15 - 3ª Sessão: Experiências de militância
Moderadora/debatedora: Helena Bomeny.
Expositores:
Marcelo Ridenti - Graciliano Ramos
Fernando Pinheiro - Manuel Bandeira
Leopoldo Waizbort - Fernando Gabeira
16h30 às 18h45 - 4ª Sessão: Evasão, transgressão e consolação
Moderadora/debatedora: Gabriela Pellegrino.
Expositores:
Maria Inês Torres - Juana de Ibarborou
Maria Arminda do Nascimento Arruda - Lúcio Cardoso
Jorge Myers - Mariano Picón-Salas
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Mariano Pico?n Salas em 1940. Foto: Domi?nio Pu?blico)
Palestrantes

Sergio Miceli
Doutor em Sociologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales e pela USP, e professor titular dessa mesma instituição. Membro da Academia Brasileira de Ciências.
(Foto: Acervo pessoal)

Angela Alonso
Professora livre-docente do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo, Presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), e pesquisadora do CNPq PQ-1D. É doutora em sociologia pela Universidade de São Paulo (2000), com Pós-Doutorado na Yale University (2010). Foi agraciada com os prêmios CNPq/Anpocs (2001), John S. Guggenheim Foundation Award (2009), Jabuti (2016) e da Academia Brasileira de Letras (2016). Foi membro dos comitês acadêmicos da ANPOCS (2014-16) e da BBM-USP (2013-2016) e coordenadora do LAPS-USP (2012-2015). Suas pesquisas e publicações se concentram na investigação das relações entre cultura e ação política e dos movimentos políticos e intelectuais.
(Foto: Acervo pessoal)

Jorge Myers
Especialista em História Intelectual e das Ideias nos séculos XIX e XX. Doutor em História, formou-se nas Universidades de Cambridge (Reino Unido) e Stanford (Estados Unidos). É professor na Universidade Nacional de Quilmes e pesquisador do Conicet. Autor,entre outros, de “Orden y virtud: el discurso republicano en el régimen rosista” (1995) e “Una revolución em las costumbres, las nuevas formas de sociabilidad de la elite porteña, 1800-1860” (2002).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Alice Rezende de Carvalho
Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, onde também coordena o Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade. Autora, entre outros, de “Irineu Marinho – imprensa e cidade” (2012) e “Para pensar o exército brasileiro no século XXI” (2018).
(Foto: Renato Velasco)

Leopoldo Waizbort
Bacharel em Ciências Sociais, mestre e doutor em Sociologia. Atualmente é professor titular de Sociologia na USP e pesquisador do CNPq. Autor de “As aventuras de Georg Simmel” (2000) e “A passagem do três ao um: crítica literária, sociologia, filologia” (2007).
(Foto: Acervo Pessoal)

Heloísa Pontes
Professora titular do Departamento de Antropologia da Unicamp e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autora, entre outros, de “Intérpretes da metrópole” (2010, prêmio Anpocs “melhor obra científica”) e organizadora de “Cultura e sociedade: Brasil e Argentina” (em conjunto com Sergio Miceli, 2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcelo Ridenti
Professor Titular de Sociologia na Unicamp. É autor de vários livros, entre os quais Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução (ed. Unesp, 2a. ed., 2014) e o romance histórico Arrigo (Boitempo, 2023).
(Foto:Anto?nio Jose? Scarpinetti)

Maria Arminda do Nascimento Arruda
Bacharel em Ciências Sociais pela USP, mesma instituição onde obteve o título de mestre e doutora em Sociologia e se tornou professora titular. Publicou diversos trabalhos na área de Sociologia da Cultura. Autora de “A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro” (reeditado em 2004).
(Foto: Cecilia Bastos)

Luiz Carlos Jackson
Professor de Sociologia na Universidade de São Paulo, autor dos livros A tradição esquecida: Os parceiros do rio Bonito e a sociologia de Antonio Candido (Editora UFMG, 2018, 2ª edição ampliada) e, em coautoria com o sociólogo argentino Alejandro Blanco, Sociologia no espelho: ensaístas, cientistas sociais e críticos literários no Brasil e na Argentina (Editora 34, 2014).

Gabriela Pellegrino Soares
Professora livre-docente de História da América Independente da Universidade de São Paulo e coordenadora do LEHA/USP (Laboratório de Estudos de História das Américas) e da equipe brasileira do projeto internacional, com universidades da França e dos Estados Unidos, "Dicionário de História Cultural Transatlântica (fim do séc. XVIII ao séc. XXI)" [FAPESP/ Agence Nationale de la Recherche (ANR)/ University of Berkeley]. É autora, entre outros, de “Semear horizontes: uma história da formação de leitores na Argentina e no Brasil” (1915-1954) (UFMG, 2007), e com Maria Ligia Coelho Prado, do livro “História da América Latina” (Contexto, 2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Martín Bergel
Professor da Universidade de San Martín e pesquisador do Conicet e do Centro de História Intelectual da Universidade de Quilmes. Publicou “El Oriente desplazado. Los intelectuales y los orígenes del tercermundismo en Argentina” (2015) e “La desmesura revolucionaria. Cultura y política en los Orígenes del apra" (2019).

Maria Inés de Torres
Doutora em Literatura e Cultura Latino-Americanas e mestre em Estudos Culturais pela Universidade de Pittsburgh. Publicou “¿La nación tiene cara de mujer? Mujeres y nación em el imaginario letrado del siglo XIX” (2013) e “La guerra de las palabras: escritura y política en el Río de la Plata” (2008). Organizou “Territorios en disputa. Prensa, literatura y política en la modernidad rio-platense” (2017).

Fernando Pinheiro
Professor do Departamento de Sociologia da USP. Seus trabalhos concentram-se na área de Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura. Autor do livro “Lasar Segall: arte em sociedade” (2008), além de artigos e capítulos de livros.
Data
27/11/2019 a 29/11/2019
Dias e Horários
Quarta, das 19h às 20h30.
Quinta e sexta, das 14h às 18h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.