Em Debate - Leitura e Letramento
Seminário L.E.R: leitura, espaços e relações
Voltar para o início

Programa
O seminário congrega projetos e ações promovidos pelo poder público, instituições de educação formal e não formal e pelo terceiro setor no campo do livro, da leitura e literatura, com contribuições que colaborem para o reconhecimento de práticas de leitura, circulação e troca interpessoal mediadas pelo livro.
O objetivo é compartilhar experiências, proposições e análises críticas sobre os caminhos que podem contribuir para consolidar a promoção do livro e leitura literária no país.
Programação
Dia 1 -14/10
16h- Conferência de abertura com Cecília Bajour "Leitura, espaços e relações".
Mediação de Sabrina da Paixão.
19h - Mesa: Leitura(s)
Enredamentos entre políticas públicas, ação social e democratização ao acesso à leitura em suas diversas formas, com Cátia Lindemann, Adriano Souza e Bel Santos Mayer.
Mediação de Lizandra Magon.
Dia 2 -15/10
16h - Mesa: Espaços
A leitura tecendo as redes e os espaços sociais de convivência e sociabilidade a partir do livro, com Francine Conde, Brunna Talita, Hugo Leonardo Abud.
Mediação de Caio Zero.
19h- Mesa: Relações
Como o livro e a leitura se articulam na mobilização social e na luta por direitos humanos, com Ivy de Lima, André Luís Nascimento e Galeno Amorim.
Mediação de André Carlos da Silva.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Pixabay)
Palestrantes

Lizandra Magon
Diretora editorial da Editora Jandaíra. Presidenta da Liga Brasileira de Editoras (Libre) e conselheira do PMLLLB-SP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Brunna Talita
Contadora de histórias, mediadora de leitura e educadora brincante. Pedagoga, cofundadora do O Casulo Viajante - Kombi Biblioteca. Integrante do gRUPO êBA! - Contação de histórias em Libras e Português, com o qual publicou o livro infanto-juvenil Pé de sonho.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bel Santos Mayer
Mestra em ciências pelo Programa de Pós-graduação em Turismo pela EACH-USP, coordena o Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac) e é cogestora da Rede LiteraSampa.
(Foto: Nilton Fukuda)

Ivy de Lima
Fundadora da Cia Alcina da Palavra, criada a partir do encontro de artistas mulheres negras, atrizes, musicistas, contadoras de histórias e arte - educação, com o objetivo de pesquisar a palavra.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Paixão
Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de Cultura e Educação. Mestra e doutora em Educação (FE/USP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Adriano Souza
Pedagogo com habilitação em orientação educacional, gestor cultural com experiência na implantação de legislações do livro, leitura, literatura e biblioteca. Atualmente é consultor cultural do Instituto Saberes.
(Foto: Acervo Pessoal)

André Luís Nascimento
Formado em Letras pela UFPA, atualmente mora em Belém, onde trabalha no escritório regional da Vagalume, uma organização social que, há mais de 20 anos, atua com educação e cultura na Amazônia brasileira, voltada à promoção da leitura e ao fortalecimento de comunidades por meio da gestão compartilhada de bibliotecas comunitárias.
(Foto: Acervo Pessoal)

Caio Zero
Arte-educador e autor de livros como Rumi (Editora Incompleta) Aqui e Aqui (Companhia das Letrinhas) e Maior Museu do Mundo (Pulo do Gato). Pós-graduado pelo Colégio Pedro II em Artes Visuais e Educação. Atualmente, promove a leitura na Zona Norte por meio da doação de livros a espaços públicos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cátia Lindemann
Bibliotecária Ativista de Biblioteconomia Social. Presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Prisionais - CBBP. Representante da América Latina e Caribe dentro do GT Prison Libraries da IFLA/UNESCO. Membro do GT CNJ dentro do Plano Nacional de Fomento à Leitura nos Ambientes de Privação de Liberdade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cecília Bajour
Professora de Literatura (Universidade de Buenos Aires) e mestre em Livros e Literatura para Crianças e Jovens (UA Barcelona). É professora e pesquisadora na Universidade Nacional de San Martín, onde leciona Literatura Infantil e Juvenil no Programa de Docência Universitária em Literatura e integra a equipe docente da Especialização em Estudos Avançados em Literatura Infantil e Juvenil e do Diploma em Literatura Infantil e Juvenil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Francine Conde
Bibliotecária, pesquisadora, liderança comunitária, produtora cultural e mediadora de leitura na Biblioteca Comunitária Marginal Ilha do Saber. Mestra em Ciência da Informação (UFRGS). Especialista em Educação Social e Direitos Humanos (FACED/UFRGS).
(Foto: Acervo Pessoal)

Galeno Amorim
Presidente da Fundação Observatório do Livro e da Leitura, que desenvolve, desde 2009, projetos sociais de leitura no cárcere que já atenderam mais de 10.000 detentos. Jornalista e autor de 18 livros, foi presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe) e o responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura/PNLL.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/10/2025 a 15/10/2025
Dias e Horários
Terça e Quarta, 16h às 21h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 14/10.
Enquanto houver vagas.