Atividades

O etarismo no mercado audiovisual

Curso Presencial
Seminário Mulheres 60+ no Audiovisual

Voltar para o início Seminário Mulheres 60+ no Audiovisual

Programa

O Seminário Mulheres 60+ no Audiovisual é uma atividade complementar da 3ª Edição do FIM CINE e foi pensado para abordar o etarismo no mercado audiovisual, desde a falta de oportunidades para profissionais, como diretoras e atrizes, com mais de 60 anos, até os estereótipos sobre a idade que são sistematicamente reproduzido nas telas.

O evento conta com a participação de mulheres proeminentes na indústria cinematográfica brasileira, destacando a experiência, singularidade e repertórios que essas profissionais carregam em suas trajetórias, enquanto estimula a discussão sobre os obstáculos que elas enfrentam no setor.

10h30 - 10h50
Abertura
Com Minom Pinho e Debora Ivanov.

10h50 - 12h
Mesa 1 - Políticas públicas audiovisuais de gênero e idade
Com Mariza LeãoLaís Bodanzky, Lyara Oliveira e Piti Canella.
Mediação de Flavia Guerra.

12h30 - 14h- Almoço
 
14h - 16h
Mesa 2 - Atrás das câmeras, conteúdos realizados por mulheres 60+:  equidade, pluralidade e potência
Com Debora Ivanov, Tizuka YamazakiTata Amaral.
Mediação de Lorenna Montenegro.

16h - 16h30 - Intervalo

16h30 - 18h30     
Mesa 3 - Em tela: atrizes e imaginários do envelhecimento: estereótipos e resistência
Com Clarisse Abujamra e Rosane Borges.
Mediação de Karina Almeida.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Tata Amaral

Tata Amaral

Diretora. Seu primeiro longa, Um Céu de Estrelas (1997), ganhou como Melhor Filme de Estreia no Festival de Havana e Direção no Festival de Brasília. Em 2006, lançou Antônia, que ganhou versão de minissérie homônima na Rede Globo.
(Foto: Ding Musa)

Flávia Guerra

Flávia Guerra

Mestra em Direção de Documentário e Cinema pela Goldsmiths (Londres). É documentarista, jornalista, curadora e crítica de cinema. É editora do Plano Geral, podcast do Splash UOL, e colunista de cinema na Rádio Band News FM.
(Foto: Acervo Pessoal)

Laís Bodanzky

Laís Bodanzky

Diretora, roteirista e produtora. São seus os longas Bicho de Sete Cabeças, Como Nossos Pais e A Viagem de Pedro, entre outros. Coordenou o projeto social de audiovisual Tela Brasil e foi diretora presidente da Spcine.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rosane Borges

Rosane Borges

Jornalista, consultora de fonte especializada da TV Globo, professora, escritora e palestra nas áreas de comunicação e educação, relações raciais e de gênero. É articulista da Revista Istoé e do Site do Itaú Cultural. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Debora Ivanov

Debora Ivanov

Advogada, produtora e sócia da Gullane. Fundou o Instituto Querô, para jovens de regiões periféricas, e o +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro. É membra titular do Conselho Superior de Cinema.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lorenna Montenegro

Lorenna Montenegro

Formada em Produção Audiovisual (PUC-RS), com especialização em Cinema e Linguagem Audiovisual. É crítica de cinema, curadora, roteirista, jornalista cultural e professora de roteiro. Integra o Coletivo Elviras, a Abra e a Abraccine.
(Foto: O?rion Goulart)

Minom Pinho

Minom Pinho

Membra do +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro e diretora da APACI - Associação Paulista de Cineastas. Lidera a produtora Casa Redonda e o FIM – FESTIVAL INTERNACIONAL DE MULHERES NO CINEMA.
(Foto: Erika Mayumi)

Mariza Leão

Mariza Leão

Graduada em Jornalismo pela PUC-Rio. Produziu de blockbusters, como De Pernas Pro Ar 1, 2 e 3 (2010, 2012 e 2019), de Roberto Santucci, a clássicos como Lamarca (1994), de Sergio Rezende, além de séries de TV.
(Foto: Marcos Serra Lima)

Lyara Oliveira

Lyara Oliveira

Gestora de projetos, criadora de conteúdo audiovisual e imersivo, professora e pesquisadora. É doutora em Meios e Processos Audiovisuais (ECA-USP). Trabalhou em produtoras e emissoras de TV (Globo e Futura).
(Foto: Acervo Pessoal)

Tizuka Yamazaki

Tizuka Yamazaki

Diretora, produtora, roteirista e designer de produção. Seu primeiro longa como diretora, Gaijin – Os Caminhos da Liberdade, ganhou como Melhor Filme no Festival de Gramado e Menção Especial do júri de Cannes.
(Foto: Newman Homrich)

Clarisse Abujamra

Clarisse Abujamra

Atriz. Estudou interpretação em Nova York e atuou em mais de 40 peças. No cinema, recebeu prêmios de melhor atriz em festivais na Colômbia e na França. Na TV, autou em mais de 20 novelas e séries.
(Foto: Acervo Pessoal)

Karina Almeida

Karina Almeida

Doutoranda de História da Arte na Unifesp. Tem mestrado em Cinema e Audiovisual pela Université Paris 1 (Sorbonne). É responsável pela comunicação do Instituto +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Piti Canella

Piti Canella

Produtora cultural, atual diretora geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Com formação em Comunicação Institucional, dirigiu e coordenou grandes eventos no Brasil e turnês internacionais para diversos artistas brasileiros e estrangeiros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

05/12/2023 a 05/12/2023

Dias e Horários

Terça, 10h30 às 18h30

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/11, até o dia 5/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora