Curso Presencial
Seminário Perspectivas do Acesso: abordagens anticapacitistas e interseccionais
Voltar para o início
Programa
O Seminário integra a ação Modos de Acessar: Construindo Acessibilidade em Territórios Diversos. Composto por três mesas o evento é voltado para pessoas com deficiência, familiares, estudantes e profissionais das mais diversas áreas de formação, buscando compreender o direito e o acesso das pessoas com deficiência a partir de uma perspectiva interseccional, atravessada por questões de raça, classe, gênero, orientação sexual, territorialidades, entre outras.
26/11 – 10h30 às 13h
Mesa 1. Parentalidades não hegemônicas, contra hegemônicas e atípicas
A mesa relata a experiência de distintas constituições familiares que são em suas histórias e modos de vida atravessadas pelas experiências da diferença. Exercício parental e deficiência, construção da familiaridade e do pertencimento familiar em situações de adoção são alguns dos temas abordados. Assim como a intersecção de marcadores sociais da desigualdade no sentido da defesa da diferença e da diversidade como elementos centrais da condição humana e presentes nas distintas relações de cuidado e familiaridade que se estabelecem no cotidiano.
Com Bruna Taño e Gaaby Pereira.
Mediação: David Alexander Fernandes Costa.
27/11 – 10h30 às 13h
Mesa 2. Práticas pedagógicas para um ensino-aprendizagem diverso
A mesa discute práticas pedagógicas que considerem os diversos modos de ensino-aprendizagem como importantes ferramentas pedagógicas para educadores ao considerar como princípio base a neurodiversidade presente na sociedade e a variabilidade das formas de ensino-aprendizagem.
Com Ana Cecília Onãtivia e Eduardo Cardoso.
Mediação: Ligia Zamaro.
28/11 – 10h30 às 13h
Mesa 3. Políticas de educação e o direito ao acesso por todas as pessoas
A mesa aborda como a Lei de Diretrizes de Bases da Educação (Lei nº 9.394/1996) e a Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015) tem contribuído para o acesso e permanência de pessoas com deficiência e neurodivergentes na educação básica e no ensino superior. Embora juridicamente respaldadas quais tem sido as barreiras enfrentadas para o pleno acesso à educação enquanto direito social.
Com Luciana Veigas e Rosangela Gavioli Prieto.
Mediação: Dulci Lima.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Divulgação)
Data
26/11/2024 a 28/11/2024
Dias e Horários
Terça a Quinta, 10h30 às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 26/11.
Enquanto houver vagas.