Atividades

15 anos da Convenção da Unesco e 10 anos do Plano Nacional de Cultura

Cursos On-Line
Seminário Políticas Culturais e Diversidade

Voltar para o início Seminário Políticas Culturais e Diversidade

Programa

A realização do “Seminário Diversidade Cultural: 15 anos da Convenção da Unesco e 10 anos do Plano Nacional de Cultura" é uma iniciativa do Centro de Formação e Pesquisa do SESC/SP e do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) com o objetivo de debater com professores, pesquisadores, estudantes, artistas, agentes culturais, gestores culturais e público em geral o estágio atual de implementação de dois instrumentos político/institucionais fundamentais para o exercício dos direitos culturais e para a proteção e promoção da diversidade cultural no Brasil: a Convenção para a proteção e promoção das expressões da Diversidade Cultural da UNESCO e o Plano Nacional de Cultura (PNC).

Esse Seminário pretende abrir espaço para o debate, a avaliação e a construção de perspectivas futuras de ambos os instrumentos, além de levantar os caminhos para o seu fortalecimento no contexto brasileiro, de forma a contribuir para o enfrentamento e a superação dos atuais desafios decorrentes das radicais mudanças na condução das políticas culturais no país.

PROGRAMAÇÃO

Dia 23/11

19h - Mesa de Abertura: Representantes das instituições promotoras
Com Isabel de Freitas Paula/UNESCO Brasil, José Marcio Barros UEMG/ODC e Danilo Santos de Miranda Diretor Sesc São Paulo

19h30 às 21h30 – Mesa de debate 1: 10 anos do PNC e 15 anos da Convenção: desafios e perspectivas de futuro
Expositoras: Rosimeri de Fátima Carvalho da Silva/UFRGS e Giuliana Kauark / UFRB.
Mediador: José Marcio Barros UEMG/ODC.

Dia 24/11
19h - Mesa de debate 2: Diversidade cultural e desenvolvimento sustentável
Expositores: Giselle Dupin/ODC, Claudia Leitão/Observatório de Fortaleza e Rodrigo Nunes/PBH.
Mediação: José Rogério Lopes/ UNISINOS.

Dia 25/11
19h - Mesa de debate 3: Plano Nacional de Cultura: e os próximos 10 anos?

Expositores: Albino Rubim/UFba, Humberto Cunha/UNIFOR e Eloise Delagnelo/UFSc .
Mediação: Guilherme Varella.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/10, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaração.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

José Márcio Barros

José Márcio Barros

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor Efetivo e Pesquisador do PPG em Artes da UEMG e do PPG em Cultura e Sociedade da UFBa. Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural (ODC) e consultor nas áreas de gestão cultural, políticas culturais e diversidade cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)

Danilo Santos de Miranda

Danilo Santos de Miranda

Filósofo, Cientista Social e especialista em Ação Cultural. Diretor Regional do Sesc – Serviço Social do Comércio no Estado de São Paulo. Conselheiro em diversas entidades, dentre as quais a Fundação Itaú Cultural, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Rede Nossa São Paulo, Conselho Nacional de Política Cultural, Conselho de Turismo e Negócios da Fecomércio, Conselho Municipal de Turismo da Cidade de São Paulo, Fórum de Educação e Cultura Contemporânea. É membro da Art for the World, com sede na Suíça.
(Foto: Jean Paz)

Antônio Albino Rubim

Antônio Albino Rubim

Graduado em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia e em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina, mestre em Ciências Sociais pela EFBA, doutor em Sociologia pela USP e pós-doutor em Políticas Culturais pela Universidade de Buenos Aires e Universidade San Martin (2006) é professor titular da UFBA.
(Foto: Coletivo Garapa)

Claudia Leitão

Claudia Leitão

Mestra em Direito pela USP, Doutora em Sociologia pela Sorbonne, Professora da Universidade Estadual do Ceará.  É Diretora do Observatório da Governança Municipal do Instituto de Planejamento de Fortaleza, presidente da Câmara Setorial de Economia Criativa do CE.
(Foto: Acervo Pessoal)

Guilherme Varella

Guilherme Varella

Pesquisador, advogado, gestor cultural e músico. Doutorando em Direito na USP. Foi secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (2015-16) e assessor técnico e chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-15). Autor do livro "Plano Nacional de Cultura: direitos e políticas culturais no Brasil" (Azougue, 2014).
(Foto: Christian Braga)

Eloise Dellagnelo

Eloise Dellagnelo

Pós-doutora em Políticas e Gestão Cultural pela Universidade Autônoma Metropolitana (México) e em Estudos Organizacionais pela Universidade de Essex (Inglaterra). Professora do Programa de Pós graduação em Administração da UFSC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giselle Dupin

Giselle Dupin

Graduada em Comunicação/Jornalismo (UFMG), especializada em Relações Internacionais (PUC-MG) e Gestão Cultural (Paris Dauphine), é pesquisadora do Observatório da Diversidade Cultural desde sua criação. Integrou o banco de especialistas da UNESCO para a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
(Foto: Acervo Pessoal)

Giuliana Kauark

Giuliana Kauark

Giuliana Kauark professora do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Mestra e doutora em Cultura e Sociedade (UFBA), desenvolve pesquisas nos Observatórios de Políticas e Gestão Culturais (UFBA) e da Diversidade Cultural (UEMG).
(Foto: Acervo Pessoal)

Humberto Cunha Filho

Humberto Cunha Filho

Professor Titular dos Programas de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Visiting Fellow e estudos pós-doutorais na Universidade de Milão-Bicocca. Autor do Livro “Teoria dos Direitos Culturais” (Edições SESC-SP). Advogado da União.
(Foto: Ares Soares)

Isabel de Freitas Paula

Isabel de Freitas Paula

Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, onde trabalha há 17 anos, sendo 10 anos na área de Comunicação. Graduada em Comunicação Social pela Uniceub, tem mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional pelo Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília (UnB) e Pós-Graduação em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona (Espanha).
(Foto: Acervo Pessoal)

José Rogério Lopes

José Rogério Lopes

Doutor em Ciências Sociais pela PUC de São Paulo.  Atualmente é Professor Titular do PPG em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS, Professor do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do LaPCAB-Laboratório de Políticas Culturais e Ambientais no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrigo Nunes Ferreira

Rodrigo Nunes Ferreira

Doutor em Geografia pela UFMG e pesquisador na área de indicadores de desenvolvimento e bem-estar social para municípios, atua como Gerente de Indicadores na Prefeitura de Belo Horizonte, onde coordena o Projeto Observatório do Milênio, de monitoramento local das metas ODS
(Foto: Acervo Pessoal)

Rosimeri Carvalho da Silva

Rosimeri Carvalho da Silva

Doutora em Administração pela HEC-Paris. Professora titular da Escola de Administração da Universidade  Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora do Núcleo de Estudos Marcelo Milano Falcão Vieira e Observatório da Realidade Organizacional-SC.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

23/11/2020 a 25/11/2020

Dias e Horários

Segunda a Quarta, 19h às 21h

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 28/10

Local

Em Casa

Valores

Grátis

Inscreva-se agora