Atividades

Debates sobre as lutas por memória, justiça e reparação aos povos indígenas

Curso On-Line
Seminário Povos indígenas: memória, verdade e justiça

Voltar para o início Seminário Povos indígenas: memória, verdade e justiça

Programa

Trajetórias de povos indígenas na ditadura e suas lutas por memória, verdade, justiça, reparação e não-repetição de violações de direitos são tematizados por pesquisadores, educadores, juristas e ativistas, em ciclo multidisciplinar dedicado a ações no campo da justiça de transição brasileira no período pós Comissão Nacional da Verdade (CNV).

Com o tema Enfrentar a ditadura já!, e organizado nos eixos Pesquisa, Educação e Ação, segunda edição de ciclo de formação enfoca cruzamentos entre pesquisa histórica, políticas de memória, lutas por justiça e medidas reparatórias, apresentando mesas-redondas e uma conferência.

O programa do curso de curta duração é composto por reflexões conjuntas e partilha de experiências da atuação em direitos humanos convergindo iniciativas nas áreas de antropologia, história, direito, educação, jornalismo e afins, percorrendo as histórias e perspectivas dos povos A'uwe de Marãiwatsédé (MT), Kaingang (PR, RS), Kajkwakratxi (MT),  Laklãnõ (SC), Borum (MG), Pankararu (PE) Pemon (RR), Tuxá (BA), Guarani e Tupinikim (ES).

Programa


28/6
10h- ABERTURA
. Rafael Pacheco
. Representante CPF/Sesc-SP ou Sesc-SP.

10h30 - CONFERÊNCIA: "Precisamos de guerreiros indígenas"
Resistente, exilado e primeiro indígena reconhecido refugiado político pela ONU e anistiado político no país, Tiuré Potiguara aborda repressão política a indígenas pela ditadura, trajetória pessoal e luta por uma comissão da verdade indígena, em diálogo ativista da Aldeia Maracanã.
Com Tiuré Potiguara
. Comentários: Michael Baré Tikuna
. Apresentação e mediação: Rafael Pacheco

14h - MESA: Genocídio indígena no Brasil
Conceito(s) e tensionamentos do genocídio no Brasil, quadro das perspectivas e experiências cruzadas em ciências sociais e atuação jurídica
. Maíra Pankararu, Felipe Tuxá, Júlio Araújo
Mediação: Rafael Pacheco

29/6
10h - MESA 1: Lutas
Resistências contra a repressão da ditadura, a formação de um movimento indígena no país e o cenário de retomadas de territórios tradicionais para o povo Kaingang
Danilo Kaingang, Kretã Kaingang, Clóvis Brighenti
Mediação: Rafael Pacheco

14h - MESA 2: Reparar é possível?
A dimensão coletiva de violações de direitos humanos dos povos indígenas, numa abordagem sobre avanços e impasses em reconhecimentos e reparações
. Edmundo Dias Netto Jr., Douglas Krenak, Celeste Ciccarone, Vera Kwaray
Mediação: Rafael Pacheco

30/6
10h - MESA 1: Crimes de tutela: por uma comissão da verdade indígena
Panorama das dimensões para uma justiça de transição aos povos indígenas no Brasil, contribuições da perspectiva transicional à defesa de direitos no presente e perspectivas.
. Marcelo Zelic, Ivo Macuxi, Brasílio Priprá, Marco Antonio Delfino Neto
Mediação: Rafael Pacheco

14h - MESA 2: Retomar/retornar à terra
Sagas para a recomposição de territórios e coletivos ante remoções forçadas e impactos socioambientais.
. Carolina Rewaptu, Daniela Batista de Lima, Debora Tupinikim
Mediação: Rafael Pacheco.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento.

(Foto: Midia Ninja)

Palestrantes

Marcelo Zelic

Marcelo Zelic

Membro da Comissão Justiça e Paz-SP, coordenador do Armazém Memória, um dos proponentes da inclusão dos povos indígenas na Comissão Nacional da Verdade.
(Foto: Jose Antônio Teixeira - Alesp)

Rafael Pacheco

Rafael Pacheco

Antropólogo, pesquisador, atua com o povo Xetá (PR) e em justiça de transição, colaborou com comissões da verdade e estuda povos indígenas e ditadura, na USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Brasílio Priprá

Brasílio Priprá

É do povo Laklãnõ, liderança, Terra Indígena Laklãnõ/Xokleng (SC).
(Foto: Felipe Miotto Cimi)

Carolina Rewaptu

Carolina Rewaptu

É do povo A’uwe/Xavante de Marãiwatsédé, liderança, educadora, fundadora e cacica da aldeia Madzabdzé (MT).
(Foto: Acervo Pessoal)

Celeste Ciccarone

Celeste Ciccarone

Antropóloga, professora e pesquisadora/Ufes, atua em etnologia indígena e com o povo Guarani (ES), colaborou com pesquisa coletiva sobre povos indígenas e ditadura.
(Foto: Acervo Pessoal)

Clóvis Brighenti

Clóvis Brighenti

Historiador com ênfase em história indígena, professor atuante na graduação e pós-graduação/Unila, colaborou com a comissão da verdade paranaense.
(Foto: Marina de Oliveira)

Daniela Lima

Daniela Lima

Antropóloga e pesquisadora/UnB, atua em etnologia indígena e pesquisa com o povo Kajkwakrtxi na região do rio Xingu (MT).
(Foto: Acervo Pessoal)

Danilo Kaingang

Danilo Kaingang

É do povo Kaingang, professor de história, geografia e língua kaingang na Terra Indígena Ventarra, conselheiro estadual indígena de direitos humanos, tradutor do INCT/USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Débora Tupinikim

Débora Tupinikim

É do povo Tupinikim, assistente social e pesquisadora/UnB, estuda remoções forçadas para a Fazenda Guarani, Terra Indígena Tupiniquim (ES).
(Foto: Acervo Pessoal)

Douglas Krenak

Douglas Krenak

É do povo Borum, jornalista, liderança indígena e ativista da cultura borum/krenak, ex-conselheiro estadual de povos indígenas, Terra Indígena Krenak (MG).
(Foto: Acervo Pessoal)

Edmundo Dias Neto Jr.

Edmundo Dias Neto Jr.

Procurador da República/MPF-MG, integra os grupos de trabalho “Comunidades Tradicionais” e “Prevenção de Atrocidades Contra Povos Indígenas” - 6ª Câmara de Coordenação e Revisão/MPF.
(Foto: Acervo Pessoal)

Felipe Tuxá

Felipe Tuxá

É do povo Tuxá, antropólogo, pesquisador, professor/Uneb, estuda políticas integracionistas e genocídio, direitos indígenas, ensino superior, comunidade Tuxá de rodelas (BA).
(Foto: Acervo Pessoal)

Kretã Kaingang

Kretã Kaingang

É do povo Kaingang, liderança kaingang e do movimento indígena nacional, fundador e coordenação de Apib e Arpinsul, fundador e liderança da Aldeia Tupã Nhe’é Kretã (PR).
(Foto: Mídia Ninja)

Ivo Macuxi

Ivo Macuxi

É do povo Macuxi, advogado, especializado em direito público e direitos dos povos indígenas, assessor jurídico/Conselho Indígena de Roraima, atuante em órgãos públicos e instâncias internacionais de direitos humanos, Ford Global Fellowship.
(Foto: Acervo Pessoal)

Julio José Araujo Jr.

Julio José Araujo Jr.

Advogado, procurador da República/MPF-RJ, GT Prevenção de Atrocidades Contra Povos Indígenas/MPF, mestre em direito/Uerj.
(Foto: Acervro ANPR).

Maira Pankararu

Maira Pankararu

É do povo Pankararu (PE), advogada, pesquisadora de justiça de transição e direitos étnicos, mestranda em direito/UnB, especialista em direito social e política públicas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marco Antonio Delfino de Almeida

Marco Antonio Delfino de Almeida

Advogado, antropólogo e mestrando em história/UFGD, International Fellow in Comparative and Federal Indian Law/University of Oklahoma.
(Foto: Acervo Pessoal)

Michael Baré Tikuna

Michael Baré Tikuna

É dos povos Baré e Tikuna (AM), historiador, professor, pesquisador/Uerj, educador social, músico e artesão, ativista da Aldeia Maracanã (RJ).
(Foto: Conexao UFRJ)

Tiuré Potiguara

Tiuré Potiguara

É do povo Potiguara (PB), resistente, exilado, primeiro indígena reconhecido refugiado político pela ONU e anistiado político pelo Brasil.
(Foto: Ciencia Hoje)

Vera Kwaray

Vera Kwaray

É do povo Guarani, sobrevivente da Fazenda Guarani, liderança na Terra Indígena Boa Esperança (ES).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

28/06/2022 a 30/06/2022

Dias e Horários

Terça a Quinta, 10h às 17h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 26/5, até o dia 26/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma On-line ou web navegador de sua preferência.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora