Atividades

Seminário sobre liberdade de expressão

Contextos
Seminário: privacidade, sigilo e compartilhamento

Voltar para o início Seminário: privacidade, sigilo e compartilhamento

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

Seminário concebido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo, Instituto Palavra Aberta e Centro de Pesquisa e Formação do Sesc em São Paulo.

Reúne pesquisadores que estudam a liberdade de expressão e as diferentes formas de interdição a esse direito, de um ponto de vista histórico, sociológico e comunicacional. Tem como eixos principais os conceitos: Privacidade – Tratará do direito ao silêncio, dos vazamentos de informações e da proteção dos dados; Sigilo – Discutirá tanto o sigilo da fonte no jornalismo como o sigilo processual do Direito; Compartilhamento – Contemplará o universo digital como novo espaço público e aspectos de segurança do usuário de Internet.

Dia 17/11
Das 10h às 12h
Mesa 1 - Privacidade
Com Eugênio Bucci.
Com Giselle Beiguelman.
Com Dennys Antonialli.
Mediadora:  Maria Cristina Castilho Costa.

Das 13h30 às 15h30
Mesa 2 - Sigilo
Com Marialva Barbosa.
Com Taís Gasparian.
Com Allan de Abreu.
Mediadora: Patricia Blanco.

Das 16h às 18h
Mesa 3 - Compartilhamento

Com Marcel Leonardi.
Com Gilson Schwartz.
Mediadora: Mayra Rodrigues Gomes.

Das 18h30 às 19h30
Palestra de encerramento
Com Leonardo Leão Lanna.


Dia 18/11
09:30 - 10:30
Palestra de abertura
Com Renato Ópice Blum.

11:00 - 12:30
Mesa de debate com lançamento do livro
Palestrantes /Autores:
Adilson Citelli, Afonso Antônio, Andrea Limberto, Cláudia Nonato, Cristina Costa, Elias Thomé Saliba, Fernando Pacchi, Francisco Rui Cádima, Ivan Paganotti, Lia Amaral, Lúcia Maria Salvia Coelho, Paulina Numhauser, Mayra Rodrigues Gomes, Walter de Sousa.

Apresentações de Trabalhos
14:00 - 18:00
Tema 1: Privacidade
Tema 2: Sigilo
Tema 3: Compartilhamento

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Palestrantes

Marialva Barbosa

Marialva Barbosa

Doutora em história, com pós-doutorado em comunicação pelo LAIOS (EHESS- Paris-França). Professora titular da Escola de Comunicação da UFRJ. Presidente da Sociedade de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
(Foto: Cícero Rodrigues)

Dennys Antonialli

Dennys Antonialli

Doutorando em direito constitucional pela Universidade de São Paulo. Advogado, atualmente é coordenador do Núcleo de Direito, Internet e Sociedade da Faculdade de Direito da USP e diretor do InternetLab, centro de pesquisa em direito e tecnologia.
(Foto: Antônio Augusto)

Gilson Schwartz

Gilson Schwartz

Mestre e doutor em Ciência Econômica pela Unicamp. Desde 2005 é professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. É diretor, para América Latina, da rede internacional "Games for Change". É autor do blog "Iconomia", no portal da revista Exame.
(Foto: Acervo pessoal)

 

Maria Cristina Castilho Costa

Maria Cristina Castilho Costa

Professora titular de Comunicação e Cultura da ECA-USP. Coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Mayra Rodrigues Gomes

Mayra Rodrigues Gomes

Professora da ECA/USP, vice-coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP. É autora, entre outros, de Poder no Jornalismo, Comunicação e identificação e Palavras Proibidas, pressupostos e subentendidos na censura teatral.
(Foto: Acervo Pessoal)

Patrícia Blanco

Patrícia Blanco

Pós-graduada em Marketing pela ESPM, presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Giselle Beiguelman

Giselle Beiguelman

Pesquisa preservação de arte digital, arte e ativismo na cidade em rede e as estéticas da memória no século 21. Desenvolve projetos de intervenções artísticas no espaço público e com mídias digitais. É professora Livre-docente da FAUUSP e foi coordenadora do seu curso de Design de 2013 a 2015. Entre seus projetos recentes destacam-se "Memória da amnésia" (2015), "Odiolândia" (2017) e a curadoria de "Arquinterface: a cidade expandida pelas redes" (2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Leonardo Lanna

Leonardo Lanna

Autor e roteirista, graduado pela UFRJ.
Um dos autores-roteiristas do programa "Tá no Ar - A TV na TV", da Rede Globo. Autor dos @microcontoscos no Twitter e redator do Jornal Sensacionalista na internet e na TV.
(Foto: Acervo Pessoal)

 

Eugênio Bucci

Eugênio Bucci

Livre-docente da ECA/USP, Conselheiro do Instituto de Estudos Avançados, membro do Conselho Consultivo da Fundação OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e do Instituto Palavra Aberta.
(Foto: Alice Vergueiro)

Taís Gasparian

Taís Gasparian

Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcel Leonardi

Marcel Leonardi

Doutor em direito pela USP. É professor da FGV e diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)

Allan de Abreu

Allan de Abreu

Mestre em teoria da literatura pela Universidade Estadual Paulista.
(Foto: Acervo Pessoal)

Renato Ópice Blum

Renato Ópice Blum

Advogado e economista,  mestre pela Florida Christian University, professor coordenador do curso de Direito Digital do INSPER e do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

17/11/2016 a 18/11/2016

Dias e Horários

Quinta, 10h às 19h30
Sexta, 9h30 às 18h

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis