Curso On-Line
Seminário Reflexões e práticas sobre moda, roupas e corpos dissidentes
Voltar para o início
Programa
O universo da moda muitas vezes apresenta-se e é entendido como normativo. As roupas e corpos apresentados nas passarelas, telenovelas, revistas, no instagram, entre outros espaços, são muitas vezes compreendidos como "os corpos" e "as roupas" na moda, ou seja, aquilo que é socialmente aceito, esperado e ao qual todos deveríamos nos adequar.
Seria a moda, portanto, um espaço de exclusão? Sim e não, pois ainda que existam padrões de corpos e vestimentas dominantes, a moda também é um espaço de contestação, onde aquilo que num primeiro momento pode ser considerado "fora de moda", desviante, pode também ser visto como uma forma de fazer moda.
Neste seminário, a proposta é discutir como a moda, as roupas e os corpos podem ser pensados e produzidos de forma dissidente, ou seja, uma forma de contestação das normas e do que se entende por hegemônico.
19/1 - 10h às 12h: Causas e corpos reais, moda e aparências
Com Fernando Vigui e Andrea Lopes.
19/1 - 13h às 15h: Afromoda: história e mercado
Com Hanayrá Negreiros e Adriana Barbosa.
20/1 - 10h às 12h: Plus Size: Quando o "fora de moda" entra na moda.
Com Aliana Aires e Patrícia Nechar.
20/1 - 13h às 15h: Imagens Queer e a moda nos anos 1960-1970
Com Maíra Zimmermann e Maria Claudia Bonadio.
21/1 - 10h às 12h: Moda, roupa e o universo LGBTQI+
Com Wagner Xavier de Camargo e Paulo Rodrigues Júnior.
21/1 - 13h às 15h: Moda, corpo e sexualidades
Com Silvana da Silva e Elaine Bortolanza.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 4/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao.cpf@sescsp.org.br
Vagas Limitadas.
(Arte: Walter Cruz, adaptando a obra de Leonardo Caballero Piza)
Palestrantes
Wagner Xavier de Camargo
Doutor em Estudos de Gênero (UFSC, 2012) e Antropologia Social (UFSCar, 2024), mestre em Educação Física (Unicamp, 1999). Pesquisador-colaborador no Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH), da Universidade Federal de São Carlos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Hanayrá Negreiros
Pesquisadora em moda e mestre em Ciência da Religião pela PUC SP. Atualmente é colunista na ELLE Brasil.
(Foto: Felipe Torres)
Maria Bonadio
Doutora em História pela Unicamp e professora do Instituto de Artes e Design da UFJF.
(Foto: Acervo Pessoal)
Andrea Lopes
Antropóloga e docente da EACH USP nos cursos de Têxtil e Moda / Gerontologia. Coordenadora do grupo Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS).
(Foto: Acervo Pessoal)
Aliana Aires
Doutora em Comunicação e Práticas de Consumo pelo PPGCOM- ESPM e foi visiting scholar na PARSONS em Nova York (2017-2018).
(Foto: Acervo Pessoal)
Maíra Zimmermann
Historiadora, professora (FAAP e FASM) e pesquisadora na área de moda, cultura juvenil e consumo. É autora do livro Jovem Guarda: moda, música e juventude.
(Foto: Acervo Pessoal)
Paulo Rodrigues
Doutorando em Artes, Cultura e Linguagens pela UFJF. Tem interesse nos diálogos entre montações, gêneros e sexualidades.
(Foto: Acervo Pessoal)
Elaine Bortolanza
Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP) e atua na fronteira entre clínica, cultura e arte, com foco nas questões de gênero, sexualidade e memória. Entre 2013 e 2022 foi curadora e produtora cultural da Daspu.
(Foto: Duda Breda)
Fernando Vigui
Fundador e presidente da Associação Nacional de Pessoas com Nanismo - Nanismo Brasil.
(Foto: Acervo Pessoal)
Adriana Barbosa
CEO da PretaHub, fundadora do Instituto Feira Preta e do Festival Feira Preta. Em 21 anos, o evento movimentou cerca de R$12 milhões, com resultado da contratação de pessoas e venda de produtos e serviços.
(Foto: Gabriela Tanabe)
Data
19/01/2021 a 21/01/2021
Dias e Horários
Terça e Quinta, 10h às 15h.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 4/1
Vagas Limitadas.
Local
Em Casa