Seminários Arenas Culturais Urbanas
Voltar para o inícioPrograma
O presente seminário tem como guia a figura da "arena cultural", o objetivo do seminário é lançar uma reflexão sobre a cidade como lugar de germinação, de experimentação e combate cultural. Para tanto, serão abordadas algumas cidades com a intenção de capturar as relações íntimas e inextrincáveis entre cidade e cultura, em momentos específicos.
O encontro entrelaça experimentos, cenas e espetáculos urbanos, com o intuito de esboçar geografias materiais e simbólicas, que deixam à mostra ensaios de modernidade e modernização ao sul do continente americano.
A proposta se ampara em um projeto coletivo de quatro anos que reuniu pesquisadores de vários países da América do Sul e de diferentes campos disciplinares (história, arquitetura, antropologia, sociologia, crítica literária e estudos culturais) e que resultou no volume Ciudades sudamericanas como arenas culturales (org. Adrián Gorelik e Fernanda Arêas Peixoto), Buenos Aires, Siglo XXI, 2011.
Programação
Quinta-feira, 9 de novembro
14h00 às 15h45
Mesa 1 - Cultura e perspectiva urbana
Adrián Gorelik (Universidade de Quilmes e Conicet, Argentina) e Fernanda Arêas Peixoto (Antropologia, USP).
16h00 às 18h30
Mesa 2 - São Paulo em três tempos
Avenida Paulista na belle époque: elites em disputa
Paulo Cesar Garcez Marins (Museu Paulista, USP).
A cidade em cena: teatros e culturas urbanas dissidentes
Heloisa Pontes (Antropologia, Unicamp).
Oficina: um teatro atravessado pela rua
Guilherme Wisnick (FAU, USP).
Debatedoras: Joana Mello (FAU, USP) e Camila Rossati (Sociologia, USP).
Sexta-feira, 10 de novembro
14h às 16h00
Mesa 3 - Linguagens modernas e memória
Crepúsculo da rua do Ouvidor
Maria Alice Rezende de Carvalho (PUC, RJ).
Da cidade à infância: o Recife de Gilberto Freyre
José Tavares Correia de Lira (FAU, USP).
O Edifício Martinelli e a euforia vertical
Fernanda Arêas Peixoto (Universidade de São Paulo) e Alexandre Araújo Bispo (Universidade de São Paulo)
Debatedora: Ana Castro (FAU, USP).
16h15 às 18h15
Mesa 4 - Políticas e culturas
O renascimento baiano
Silvana Rubino (História, Unicamp)
Buenos Aires. La ciudad y la villa
Adrián Gorelik (Universidade de Quilmes e Conicet, Argentina)
Lima, hora zero. Miradas, ações e projetos em uma cidade transbordada
Anahi Ballent (Universidade de Quilmes e Conicet, Argentina)
Debatedora: Ana Lanna (FAU, USP).
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Guilherme Wisnik
Professor Associado e Vice-Diretor da FAUUSP. Autor de livros como Lucio Costa (2001), Dentro do nevoeiro (2018) e lançar mundos no mundo (2022).
(Foto: Ricardo Ferreira)
Maria Alice Rezende de Carvalho
Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências Sociais da PUC-Rio, onde também coordena o Núcleo de Estudos e Projetos da Cidade. Autora, entre outros, de “Irineu Marinho – imprensa e cidade” (2012) e “Para pensar o exército brasileiro no século XXI” (2018).
(Foto: Renato Velasco)
Heloísa Pontes
Professora titular do Departamento de Antropologia da Unicamp e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Autora, entre outros, de “Intérpretes da metrópole” (2010, prêmio Anpocs “melhor obra científica”) e organizadora de “Cultura e sociedade: Brasil e Argentina” (em conjunto com Sergio Miceli, 2014).
(Foto: Acervo Pessoal)
Silvana Rubino
Professora livre-docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É docente do Departamento de História da Unicamp desde 2003. Realizou estágio pós-doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, sob a supervisão de Afrânio Garcia e também na mesma instituição na área de História sob a supervisão de Monica Raisa Schpun. Foi conselheira do Condephaat, órgão do patrimônio cultural em São Paulo por oito anos intermitentes.
(Foto: Acervo Pessoal)
Fernanda Areas Peixoto
Professora titular do Departamento de Antropologia da USP e coordenadora, com Julia Ruiz di Giovanni do grupo de pesquisa Coletivo Asa (artes, saberes, antropologia). Autora de Diálogos brasileiros: uma análise da obra de Roger Bastide (2000) e A Viagem como vocação: itinerários, parcerias e formas de conhecimento (2015), e co-organizadora, entre outros, de Las ciudades sudamericanas como arenas culturales (2016), a ser editado proximamente pelas edições do SESC, e do dossiê Michel de Certeau [em uso], Revista de Antropologia, USP, 61 (2), 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)
Anahi Ballent
Arquiteta argentina, doutora pela Universidade de Buenos Aires, docente na Universidade de Quilmes.
(Foto: Acervo Pessoal)
Adrián Gorelik
Arquiteto e historiador urbano argentino. É conhecido por seus estudos diferenciados sobre Buenos Aires, Cidade do México e Brasília.
(Foto: Angelika Leuchter)
Camila Gui Rossati
Socióloga, doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (FFLCH, 2016).
(Foto: Acervo Pessoal)
Ana Castro
Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2013) pesquisa as cidades latino-americanas em uma perspectiva de história cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/11/2017 a 10/11/2017
Dias e Horários
Quinta e Sexta, 14h às 18h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.